
Windows 16 Mai
A Steam tem um jogo secreto que atrai milhares de jogadores simultaneamente. Parece que está quase todo mundo jogando Spacewar, um game simples, no qual você controla um triângulo que representa uma nave e atira nos outros jogadores para destruí-los.
Mas é impossível encontrar o título em uma busca na loja. E não existe nem mesmo um link para passar secretamente para você baixar. Mas também não é necessário encontrar uma pessoa misteriosa e pegar um disquete com a instalação do game. Basta digitar umas linhas na janela de execução do Windows e pronto.
Primeiro, você precisa ter o app do Steam instalado. Aí, só pressionar a tecla Windows + R e digitar (ou colar, sem as aspas) “steam://run/480”. Uma caixa de diálogo da Steam vai aparecer perguntando se você quer instalar Spacewar.
Mas o mistério não acaba aí. Apesar de alguns trackers confiáveis apontarem que há momentos em que mais de 8 mil usuários estão jogando Spacewar (número suficiente para figurar entre os 100 mais usados na Steam), é difícil realmente encontrar alguém com quer iniciar uma partida. Mas, claro, há uma explicação.
Uma investigação realizada pelo site Kotaku mostra que um bom número desses jogadores online no Spacewar são desenvolvedores testando ferramentas da Steamworks. Mas é difícil acreditar que exista tanto desenvolvedor online ao mesmo tempo, certo? E realmente não é só isso.
Não é possível dizer ao certo o número exato disso, mas algumas dessas pessoas presumivelmente são desenvolvedores. Outras – talvez até uma porção significativa – são piratas.
Basicamente, segundo transmitido pelo GitHub, é o seguinte: Steam pode detectar jogos piratas, então os piratas disfarçam com uma solução que envolve o Spacewar. Se você vir alguém em sua lista jogando Spacewar, essa pessoa pode na verdade estar jogando um crack de algum jogo popular.
Ou seja, o jogo secreto da Steam é utilizado por piratas para, disfarçadamente, conseguirem jogar online. Um belo truque, e que, em uma pesquisa por fóruns revela que muitos usuários fazem isso há anos, sem nunca terem sido descobertos.
E aí, você já conhecia esse truque? Conta pra gente aí dos comentários.
Comentários