
25 Maio 2017
Existe um ditado que diz que o governo é o reflexo de seu povo. Pois bem, uma recente situação extremamente embaraçosa provocada por brasileiros na Xbox Live pode certamente corroborar isso, indo ao encontro dos inúmeros escândalos de corrupção que temos visto nos últimos tempos por aqui.
Tudo começou no último dia 22 de maio, quando a Microsoft resolveu alavancar o uso das contas Gold (que são as que de fato permitem jogar online, dentre tantas outras coisas) criando uma promoção de adesão onde seria necessário pagar apenas R$ 2 pela mensalidade. Permitindo assim que usuários que nunca usaram o serviço pudessem testá-lo e decidir se valia à pena ou não continuar com ele.
Ao invés de ficarem agradecidos pelo esforço da casa de Redmond em aumentar a comunidade brasileira na Xbox Live, consumidores tupiniquins criticaram a empresa, afirmando que "fiéis assinantes" não tinham benefícios similares, ou até mesmo quem já tivesse assinado a conta Gold em algum momento mas precisou cancelá-la.
Para tentar apaziguar as coisas, a Microsoft criou uma nova promoção, desta vez voltada a quem já possui ou possuiu uma conta Xbox Live Gold, bastando que você cadastrasse a nota fiscal comprovando a assinatura para ganhar vários prêmios na hora que iam desde descontos em jogos até pacotes para seu avatar e novas assinaturas, por exemplo.
E foi aí que a coisa desandou de vez. Novamente, ao invés de aproveitarem a boa vontade repentina da Microsoft para com o mercado brasileiro os usuários resolveram explorar as brechas na promoção, cadastrando as mais variadas notas fiscais (incluindo até mesmo falsificações e notas de outros produtos) para resgatar os prêmios.
Como não poderia deixar de ser, a dona do Windows não demorou muito para descobrir a fraude, e simplesmente suspendeu a promoção por tempo indeterminado, fazendo com que seu site voltado para o resgate dos prêmios apresentasse apenas a mensagem exibida na imagem acima.
Agora, não há qualquer comentário por parte da empresa sobre a volta da campanha ou a realização de algo similar em um futuro breve, ficando apenas a lição de que o povo brasileiro ainda tem muito o que aprender no que diz respeito à honestidade, principalmente no que envolve o mundo digital.
Comentários