
14 Junho 2017
Até março deste ano, os números da 'NetMarketShare' - com exceção do Windows 10 - revelaram uma ligeira queda de fatia de mercado em algumas versões anteriores do sistema da Microsoft. Já nos dados atualizados referentes ao mês de maio, tanto o Windows 7 como o Windows 10 cresceram, enquanto isso o ancião Windows XP caiu pela primeira vez abaixo dos 7% de mercado. Será que chegou a hora do icônico sistema operacional começar a desaparecer de vez? O cenário para o software descontinuado em 2014 não é nada bom.
Mesmo perto dos 10 anos de estrada, o Windows 7 conseguiu ganhar mais 1% de participação no mercado, atualmente o SO lançado em 2009 abocanha quase 49,5% do segmento. Já o Windows 10 cresceu um pouco menos, passando de 26.28% para 26.78% de março até o fim de maio.
A queda mais expressiva foi a do Windows XP, o SO que chegou ao mercado no início dos anos 2000 atingiu a marca de 5.66%, o sistema perdeu 1.38% de fatia de mercado apenas em um mês. Se a tendência se manter, o sistema pode "desaparecer" até o fim deste ano. Pelo menos no que dizem as estatísticas de acesso a internet, nas máquinas offline o sistema ainda vai continuar vivo por muito termpo.
No meio termo, o Windows 8.1 aparece com uma tímida participação de 6.74%. De maneira geral, a Microsoft continua dominando com folga o segmento de sistemas operacionais para desktop. A fatia de mercado da empresa de Redmond soma 91.64%, seguido bem de longe pelo macOS com apenas 6.36%.
Comentários