Nokia Lumia 820 Review

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

899
Introdução e unboxing

O Lumia 820 é um modelo que a Nokia trouxe ao mercado, quando percebeu que precisava criar algo novo e com o Windows Phone 8. Ele é robusto, não conta com o mesmo design da geração anterior de Lumias e dá uma cara de mais maduro. Infelizmente parece muito pesado, mas ainda assim é confortável nas mãos. Por dentro a Nokia colocou um processador Qualcomm MSM8960 Snapdragon de 1.5 GHz, GPU Adreno 225, 1 GB de memória RAM e 8 GB de memória interna. Além de ser sexy, claro.

Lumia 820
Lumia 820

A caixa segue o mesmo padrão de caixas de Lumias e de aparelhos da Nokia mais recentes. É um grande retângulo azul, com fotos do aparelho e das cores em que ele está disponível. O material é um papelão que aparenta ótima qualidade e durabilidade - se você se preocupa em guardar a caixa, claro. Por dentro, há uma espécie de cama que segura o celular, abaixo disso uma caixinha com manuais e depois de tudo encontramos um carregador de tomada com porta USB, cabo microUSB e um fone de ouvido intra-auricular que parece ser de ótima qualidade.

Lumia 820
Lumia 820
Parte externa

Um dos pontos mais positivos deste aparelho é sua parte externa. Ele conta com um corpo quase único e que passa bastante firmeza ao segurar. Ele é um tanto pesado, demais até para os padrões de smartphones de hoje, mas não é um ponto tão negativo assim. Na frente encontramos uma grande tela AMOLED de 4,3 polegadas com resolução de 800 x 480 pixels e a tecnologia ClearBlack, que é da própria Nokia e faz com que a tela receba filtros polarizados que diminuem drasticamente a visibilidade do fundo do display, mesmo desligado. Ainda encontramos uma câmera frontal com resolução VGA e os botões virtuais do Windows Phone.

Lumia 820
Lumia 820

Em uma das laterais não há nada, mas na outra a Nokia instalou botões para volume, outro para ligar e desligar o aparelho e mais um para acionar a câmera.

Lumia 820
Lumia 820

Abaixo de tudo encontramos o alto falante - em ótima posição, principalmente quando o gadget está no bolso, não abafa o toque dele - e uma entrada microUSB.

Lumia 820
Lumia 820

No topo do aparelho temos apenas uma conexão para fones de ouvido de 3,5 mm.

Lumia 820
Lumia 820

Atrás, encontramos a continuação do corpo do aparelho, com uma tampa da bateria bem fosca, a câmera de 8 megapixels que filma em Full HD e conta com estabilização de vídeo, e um LED que ajuda na hora de fotos mais escuras, ou vira uma lanterna mesmo.

Lumia 820
Lumia 820

Por mais que não pareça, a tampa da bateria sai. Ela é removida ao pressionar o canto superior direito do aparelho e depois puxar a tampa inteira. De lá, acessamos o SIM card, slot para cartão microSD que aceita cartões de até 64 GB e também a bateria de 1650mAh, que dura 55 horas de reprodução contínua de música ou 8 horas de conversa em 3G, ou ainda 330 horas de stand-by.

Lumia 820
Lumia 820

Mesmo com a tampa da bateria removível, o aparelho não passa uma sensação de que a tampa sai. Ele dá a sensação de que não sai, de tão firme que são as partes removíveis.

Dimensões, pegada e peso

Ele é grande e deixa bem claro isso. É quadradão, mas ainda assim tem uma pegada extremamente confortável, graças aos cantos arredondados em todas as partes. Suas dimensões são: 123,8 milímetros de altura, por 68,5 milímetros de largura e 9,9 milímetros de espessura. Acompanhado de 160 gramas de peso, já com a bateria instalada. Para um padrão que gira em torno de 130 gramas, senti bastante peso no Lumia 820. Porém, de qualquer forma, este peso encaixa perfeitamente num estilo mais "hardcore" que ele passa.

Lumia 820
Lumia 820

Fica confortável nas mãos, mas não é fino o suficiente para não fazer volume na calça jeans.

Lumia 820
Lumia 820
Desempenho do Windows Phone

O Windows Phone ainda é bastante similar em todos os smartphones que apostam nesta plataforma. Tanto Nokias, quanto Samsungs e HTCs contam com uma cara bastante parecida. É diferente do que acontece com a bagunça do Android, que cada fabricante cria uma interface diferente para o mesmo sistema operacional. No Windows Phone, o máximo que muda de um aparelho para outro é um ou outro aplicativo exclusivo, que faz questão de aparecer na tela inicial.

Lumia 820
Lumia 820

Desde que você compra o celular, os apps da Nokia já estão lá e piscando para você utilizar. Alguns apps chama mais atenção, já que a cor deles é bastante chamativa - como o laranja do Office, que pula na tela quando os outros apps estão na cor azul, por exemplo. O HERE Maps (antigo Nokia Maps) e Nokia Músicajá estão prontos para o uso. Indo para a área de todos os apps, encontramos outros programas da marca finlandesa, como uma versão modificada do Angry Birds, HERE Drive, HERE City Lents, Foto Inteligente (que cria fotos, tentando eliminar olhos fechados) e o Estúdio Criativo, que adiciona alguns efeitos no estilo Instagram, para fotos já batidas.

Lumia 820
Lumia 820

O HERE Maps está aqui no lugar do Nokia Maps. É basicamente o mesmo programa de mapas, famoso da Nokia, só que com um nome menos comercial do que o antigo. O HERE Drive também está presente e também permite o download dos mapas para o uso do GPS no carro sem baixar um dado sequer - apenas aqueles referentes ao A-GPS.

Lumia 820
Lumia 820

Uma grande diferença visual do Windows Phone 8, quando comparamos com aparelhos mais antigos da linha Lumia, é que ele permite um maior número de apps na tela inicial. Também é possível aumentar e diminuir uma série de atalhos - quase que todos. Isso faz a home mais personalizada ainda.

O processador Qualcomm MSM8960 Snapdragon dual-core de 1.5 GHz faz o gadget rodar sem qualquer travamento dentro das telas. Não há um engasgo ou lag, nada, quando várias telas estão passando com velocidade. Isso acontece mesmo com apps pesados no fundo, como o HERE Maps ou algum game.

Lumia 820
Lumia 820

O Internet Explorer ainda é...o Internet Explorer. A tela é grande, mas a barra de endereços jamais some - e fica na parte inferior da tela. Ele permite a navegação por abas, compartilhar o endereço visitado em redes sociais e também inserir um atalho para o site na tela inicial. É bom, mas ainda há aquele pensamento de "é um Internet Explorer".

Jogos e multimídia

Por aqui, como em qualquer Windows Phone 8, há um acesso direto para a Xbox Live, que é a rede online de jogos da Microsoft. Além de poder conferir suas conquistas, enviar mensagens para seus amigos e outros recursos que são interligados com o Xbox 360, também há jogos para comprar ou testar.

Lumia 820
Lumia 820

O processador de 1.5 GHz em dois núcleos e 1 GB de memória RAM rodaram bem todos os títulos que testamos. Desde jogos pesados como o Need for Speed Hot Pursuit, até os mais leves e viciantes como o Angry Birds. Tudo rodou sem qualquer engasgo até na hora de jogar o app para o background e suspender a jogatina. O sistema operacional inteiro é otimizado para trabalhar com perfeição apenas contando com dois núcleos - o que não acontece no Android.

Lumia 820
Lumia 820

A adição do player de música da Nokia pode - e vai - confundir muita gente, já que do lado dele existe o player nativo da própria Microsoft e a diferença entre ambos está apenas em recursos estéticos e na loja de MP3 de cada um. Os dois reproduzem os mesmos arquivos e acessam o mesmo banco de dados e isso pode confundir quem quer só ouvir uma boa música.

Lumia 820
Lumia 820

Nos vídeos há duas grandes limitações por aqui: primeira é a quantidade de memória disponível que chega aos 7,41 GB, lembrando que isso é compartilhado com todo o sistema de downloads, jogos e fotos. Claro, o slot de cartões microSD resolve isso, mas não há nenhum cartão de memória no pacote. A segunda limitação é que o player do smartphone reproduz apenas um formato que o Zune (ou Windows Phone Connector, no Mac) cria para ele. Nada de XviD, MKV ou DivX.

Lumia 820
Lumia 820
Câmera

O sensor que a Nokia instalou neste aparelho é de 8 megapixels, gerando imagens de 3264x2448 pixels. A lente, finalmente, é resultado da antiga parceria entre a Nokia e a Carl Zeiss. Diferente de outros Windows Phone 7.5/7.8, este Lumia conta com uma câmera frontal, que não passa da resolução VGA. Enfim, as fotos com boa iluminação ficam razoáveis. Não é nada como um Lumia 920, mas quebra um galho.

Lumia 820
Foto com boa condição de luz
Lumia 820
Foto noturna, sem flash ou filtro

Em imagens com baixa luz, assim como a grande maioria dos smartphones, as imagens ficam granuladas e com baixíssima qualidade. Na traseira há dois LEDs, que não iluminam muito como um flash tradicional de câmera. Funcionam mais como uma lanterna, do que como flash.

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Corpo robusto
  • HERE Maps é competente desde a época do Symbian
  • Office completo, de graça
  • Tela inicial bastante personalizável

Pontos fracos

  • Windows Phone ainda está cru
  • Câmera de baixa qualidade
  • Dois apps de música
  • Reproduz poucos arquivos de vídeo
Avaliação final do Tudocelular.com
Custo - benefício
Se o Windows Phone estivesse mais maduro...

Embalagem e características
Sempre de boa qualidade, com papelão duro

Comodidade
Muito confortável nas mãos

Facilidade de uso
Sistema é bastante intuitivo

Multimídia
Poderia reproduzir mais arquivos de vídeo

Votação Geral
Se você quer apostar no Windows Phone, vale a pena e é bonito. Se quer algo já pronto, vá de Android ou iOS.

VIDEO
Prova em vídeo: Nokia Lumia 820

Uma confirmação será enviada para o seu e-mail após o envio.
E-mail (Não será publicado):
Nome:
Senha:

Comentário:

Onde Comprar As ofertas mais baratas para o Nokia Lumia 820 - Todas as ofertas »
Ver todas as ofertas