LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mulher ou robô? Androide chinês conversa com humanos [vídeo]

18 de abril de 2016 7

Jia Jia é do tamanho de um ser humano comum, tem feições humanas e, no escuro, provavelmente ninguém diria que ela é um androide. Mas não se engane, no peito dessa figura feminina não bate um coração e nas veias não corre sangue, apenas chips de computador, fios e muita programação.

O gadget superdesenvolvido foi criado pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China. Entre suas qualidades estão se comunicar por voz, fazer expressões faciais e interagir de maneira espontânea – incluindo reclamar de uma foto ruim, por exemplo. Além disso, ela é capaz de mover os olhos naturalmente pela sala e mover a boca enquanto fala. A robô consegue ainda de piscar os olhos e seguir comandos como “acene com a mão, Jia Jia”

O produto precisou de três anos para ser finalizado, mas ainda precisam ser desenvolvidas funções como riso e choro, além de melhorar sua pele e mãos, que mais parecem de manequins de lojas.

Mesmo com o resultado impressionante, não há intenção de comercializar o robô. A equipe afirmou que vai continuar aprimorando o produto e uma nova versão pode ser lançada, com funcionalidades como aprendizado profundo e a capacidade de reconhecer expressões faciais das pessoas.

Robôs que conseguem se comunicar com seres humanos não são exatamente novidades no mercado. A Hitachi já revelou um produto que seria utilizado para atender pessoas em locais públicos. Já a Zoomer criou um macaco-robô que serve como animal de estimação.


7

Comentários

Mulher ou robô? Androide chinês conversa com humanos [vídeo]
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista