LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Analistas prevêem que phablets vão substituir o uso de tablets a partir deste ano

09 de julho de 2014 5

Desde o lançamento do iPhone e do Android, vivemos uma revolução tecnológica. Pode-se arriscar-se a dizer que nunca antes uma tecnologia popularizou-se tão rápido. Apesar da consolidação do uso de dispositivos móveis, o mercado não permaneceu imutável. Tivemos novos modelos, novos sistemas operacionais, muitas e variadas formas de vivenciar essa tecnologia. E, como um dos frutos dessa revolução moderna, temos os tablets. Analistas, no entanto, afirmam que o uso desses dispositivos pode ser deixado de lado para favorecer os chamados phablets.

Os tablets se popularizaram rapidamente. Tanto que hoje, para o usuário médio, esses dispositivos são prioridade frente a notebooks. Versáteis e de uso fácil, esses aparelhos apresentam uma interface homem-máquina bem mais amigável do que um teclado, um mouse e uma CPU. Como desvantagem eles são grandes demais para se carregar por aí. Até mesmo as versões diminutas desse produto não apresentam tanta portabilidade quanto um smartphone. A tela ampla desses dispositivos, no entanto, garante mais conforto no uso. Para resolver esse dilema, a indústria criou uma solução.

Os phablets são, portanto, uma alternativa intermediária para quem quer a tela grande do tablet, porém deseja a portabilidade de um smartphone. São classificados dessa maneira aparelhos que tenham entre 5.5 polegadas a menos de 7 polegadas. Ademais, é possível fazer ligação nesse tipo de dispositivo, o que é bem incomum em tablet. E, segundo o CNET, analistas do mercado asiático afirmam que essas características vão fazer as pessoas escolherem mais dispositivos como o Galaxy Note ao invés de um iPad, por exemplo.

E quem vem corroborar com essa afirmação é da empresa analista de mercados, a IDC. Segundo essa companhia, dados de pesquisa realizada em maio desse ano apontam uma diminuição drástica no despacho de tablets ao mercado. Em 2013, tínhamos um crescimento nesse setor de 51,8% de unidades. Já em 2014, o envio desses dispositivos cresceu apenas 12%. A desaceleração do mercado desse produto foi, como vimos, muito significativa.

Será que os tablets chegarão ao fim?

Já no caso dos phablets, por sua vez, o crescimento está em aceleração. De todos os smartphones, os de tela acima das 5.5 polegadas compreenderam 4.3% dos envios em 2013. Já em 2014, tivemos uma participação de 10,5% desses produtos no mercado de telefones inteligentes. Pode parecer menos do que os tablets, contudo devemos nos lembrar que o mercado de smartphones é bem maior do que o de tablets.

Ainda é cedo para concordarmos com a opinião dos analistas, todavia os fatos mostram uma desaceleração na venda de dispositivos tipo iPad e Galaxy Tab. Já no caso dos phablets, vemos grande crescimento. Nada impede, no entanto, que tenhamos uma nova virada nesse jogo. Afinal, os últimos 10 anos nos provaram que tudo é possível neste mercado de dispositivos móveis

E você, leitor, o que prefere? O conforto dos tablets ou a portabilidade dos phablets? Deixe a sua opinião nos comentários.


5

Comentários

Analistas prevêem que phablets vão substituir o uso de tablets a partir deste ano

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas