LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pressão e eletromagnetismo: é assim que funciona a S Pen no Samsung Galaxy Note 4

15 de outubro de 2014 4

Há alguns anos, parecia que o reinado das canetas stylus para dispositivos móveis havia chegado ao fim com o encerramento do Windows Mobile e Palm. A Samsung, no entanto, conseguiu provar que esse acessório poderia sim voltar para esse mercado. E, de quebra, nos deu uma das canetas capacitivas mais inteligentes e precisas do mundo das telas de toque.

As canetas S Pen surgiram no primeiro Galaxy Note, feita em parceria com a Wacom, um grande nome do ramo. Infelizmente, a primeira versão do acessório ainda apresentava alguns engasgos e certa falta de fluidez. Quatro gerações depois, contudo, tornou-se uma stylus praticamente imbatível no mundo dos dispositivos móveis.

Grande parte do sucesso da linha Note reside em como a S Pen trabalha bem com o hardware do aparelho. Apesar de não ter bateria, o pequeno bastão plástico consegue até mesmo dar comandos para o phablet. Como, porém, esse mecanismo funciona?

Tudo começa com o próprio phablet. Na parte frontal do Galaxy Note 4, temos, pois, sensores eletromagnéticos que detectam quando a S Pen está apontando para a tela. Dessa forma, o usuário pode usar a ferramenta Air View, que permite acessar atalhos e prévias sem mesmo tocar o display. A interação magnética entre a frente do aparelho e a S-Pen é quem consegue fazer a mágica acontecer. Com esse tipo de interação, o Note consegue descobrir as coordenadas, o ângulo preciso que a caneta faz com o plano da tela e a pressão aplicada sobre o touchscreen.


Falando em pressão, a sensibilidade da nova S Pen dobrou. Antes, tínhamos 1.024 pontos de pressão. Agora, contamos com 2.048 pontos de pressão. Dessa forma, a caneta consegue ser ainda mais precisa acerca dos diferentes modos de interação na tela, trazendo-nos um traçado mais preciso possível. Com tanta sensibilidade assim, o usuário poderá aplicar uma película fina de proteção sem nem se preocupar de interferir na precisão da caneta.

Vimos, portanto, que o phablet da Samsung detecta exatamente o local onde a S Pen está localizada sobre a tela no momento, qual o ângulo e os pontos de pressão. Toda essa tecnologia pode não substituir em definitivo o feedback do papel e da caneta, contudo torna-se algo prático e funcional para profissionais e para quem deseja rabiscar algo com extrema precisão no Note 4.

O Samsung Galaxy Note 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

4

Comentários

Pressão e eletromagnetismo: é assim que funciona a S Pen no Samsung Galaxy Note 4
  • Tenho o note 4 e estou plenamente satisfeito. Agora queria comprar um tablet, mas tem um problema: o tablet note tem tela inferior e o tablet S (que tem tela amoled) não aceita a caneta. Quem precisa por motivos profissionais de uma tela maior pra escrever e gostaria de ter também o máximo de qualidade está sem opções.

      • Gosto da linha Note, infelizmente o tempo de atualização e suporte do aparelho que ACHO muito curto, alias todos os androids, infelizmente o WP e IOS ganha nisso.

          • Eu coloquei película de vidro no meu note e não notei nenhuma diferença, na precisão da S pen achei que ficou mais liso na tela, e realmente é muito bom,
            Mês passado tive um imprevisto fui pro cursinho e não tinha levado caneta e nem caderno apesar de de não escrevermos muito, mas neste dia precisei e foi minha ajuda, achei até melhor do que escrever no caderno com caneta esferográfica,. Parabéns Samsung pela idéia não deixada pra trás.

            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas