LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Android 5.0 Lollipop vs iOS 8.1: comparativo coloca ambos os sistemas lado a lado

03 de novembro de 2014 48

A Google anunciou há algum tempo a versão 5.0 do Android, chamada de Lollipop. Com ela, a empresa iniciou uma nova política visual com nome de "Material Design", apostando em cores mais vivas e um número maior de animações no sistema. Com isso, muitas pessoas disseram que a empresa podia estar se inspirando no que foi apresentado pela Apple com o iOS 7, e melhorado na versão seguinte da plataforma.

Para tirar isso a limpo, resolvemos fazer um comparativo visual entre os dois sistemas, para que vocês tirem a suas próprias conclusões sobre o assunto, após verem se eles realmente são tão semelhantes assim ou não. Deixemos de papo então e vamos ao comparativo.

Tela inicial e lockscreen

Como podemos ver, existem algumas semelhanças entre as plataformas, porém também existem muitas diferenças. Ambas possuem um visual simples e minimalista, apostando em cores fortes e poucos efeitos de sombreamento. Além disso, é possível ver alguns pontos comuns em sua tela de bloqueio, mas é bem mais provável que a Google tenha se inspirado em versões customizadas do Android do que na plataforma da Apple.

Widgets e customização


Esta área é um pouco polêmica, tendo em vista que a Apple foi admitir o uso de widgets de terceiros em seu sistema apenas agora, fazendo com que muitos dissessem que a companhia se inspirou no Android para inserir a função. Deve-se reparar, entretanto, que as plataformas utilizam os widgets de forma diferente, sendo possível inseri-los em qualquer lugar da tela inicial ou de bloqueio, no caso do Android, e apenas na central de notificações, no caso do iOS.

Em relação à customização, o Android está na frente, sendo este um dos principais diferenciais da plataforma. Isto não quer dizer, porém, que a Apple não permita absolutamente nenhuma mudança em seu sistema, sendo possível criar pastas para organizar os seus aplicativos, alterar o papel de parede por uma imagem estática ou animada.

Centra de notificações, configurações rápidas e multitasking

Aqui é onde possivelmente teremos mais diferenças entre as plataformas, pois cada empresa possui um modo bem único de mostrar as notificações ao usuário. Além disso, podemos ver que a Apple aposta um pouco mais em efeitos de desfoque, enquanto a Google prefere manter a básica transparência em sua barra.

No setor de configurações rápidas, também temos muitas diferenças, com a Apple inserindo uma verdadeira central de controle, com direito à música e outros atalhos, enquanto o Android possui apenas alguns itens.

Na parte do multitasking, vemos algo mais parecido com o Windows Phone por parte do iOS, enquanto o Android procura algo semelhante aos cards do Google Now, fazendo com que ambas sejam muito diferentes uma da outra.

Discador e contatos

Não existem muitas semelhanças na agenda de ambos os sistemas, exceto o fato de que o fundo branco é predominante em ambas. Quando passamos para o discador, entretanto, um item se destacada: o botão responsável por realizar a chamada. Como podemos ver, o botão presente no Android é praticamente o mesmo, e está na mesma posição que é visto no iOS, indicando que uma das empresas estava de olho na outra quando desenvolveu o aplicativo.

Teclado e mensagens

Mais uma vez não temos tantas semelhanças, com alguns itens parecidos apenas no que diz respeito ao teclado de ambas as plataformas, pois tanto o do Android quanto o do iOS são brancos por padrão. Além disso, podemos ver que o uso de cores também é parecido, com detalhes em azul na tela inicial do aplicativo de mensagens e verde ao entrar em alguma conversa.

Na parte dos emojis, temos desenhos bem diferentes, algo que deve ser melhorado pela Google em atualizações futuras para criar uma maior padronização nestes ícones.

Busca e comandos de voz


Como podemos ver, aqui vale o mesmo dito sobre a central de notificações. Ambas as plataformas possuem padrões diferentes para suas ferramentas de pesquisa e controle por voz, com a Apple apostando mais no efeito de desfoque e a Google usando o layout já consagrado com o Now.

Navegador Web

Aqui vemos as diferenças básicas entre o Chrome e o Safari, utilizados por padrão no Android e iOS, respectivamente. Como podemos perceber, o único momento onde as interfaces se assemelham é durante a navegação por abas, pois a Google resolveu inserir o efeito de cards do Now também em seu navegador, gerando algo bem parecido ao que é visto no browser dos iPhones.

Em outros setores, como o menu de configurações, vemos apenas a predominância de tons claros, algo que pode ser visto como um padrão para ambas as plataformas.

Câmera e galeria

Tanto o Android quanto o iOS possuem interfaces únicas para seus aplicativos de câmera e galeria. Neste quesito, são poucas as semelhanças visíveis entre as plataformas, ficando restritas praticamente ao menu de compartilhamento, que foi alterado há algum tempo no sistema do robozinho verde e ficou bem parecido ao visto no iOS.

Navegação e mapas

O aplicativo de mapas da Apple sempre foi um dos pontos mais criticados do iOS, fazendo com que seus usuários prefiram até mesmo usar opções disponibilizadas pro terceiros do que o app padrão da plataforma. Por outros lado, a Google tem sido cada vez mais uma referência neste quesito, o que explica o porquê do Android ainda poder ser visto como superior para quem procura um meio de não se perder.

Como pode ser visto nas imagens acima, você provavelmente não terá problemas com nenhum dos dois aplicativos, pois ambas as companhias têm procurado melhorar neste quesito, porém é possível perceber um maior nível de detalhamento no Android em alguns momentos.

Conclusão


De acordo com as imagens apresentadas, é possível perceber que ambas as plataformas caminham para um ponto comum. Se isto significa que uma está se espelhando na outra para evoluir, quem ganha é o usuário, pois com a concorrências as empresas terão que melhorar cada vez mais os seus produtos, fazendo assim com que a experiência de uso seja cada vez mais satisfatória.

Por outro lado, poderemos ter um padrão maior entre os sistemas, fazendo com que suas diferenças fiquem menos visíveis, dificultando para que as pessoas possam escolher na hora da compra.


48

Comentários

Android 5.0 Lollipop vs iOS 8.1: comparativo coloca ambos os sistemas lado a lado

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas