LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Após Xiaomi, OnePlus também é impedida de vender smartphone na Índia

17 de dezembro de 2014 0

Recentemente, as vendas de smartphones da Xiaomi portando chipsets da MediaTek foram interrompidas em território indiano. A razão do acontecido pode ser explicada pela quebra de diversas patentes da Ericsson pela chinesa, perdendo a batalha jurídica com prazo estipulado em 08 de janeiro para cessar completamente a comercialização de seus produtos. Entretanto, a criadora do Mi4 não é a única asiática passando por maus bocados em solo onde as vacas são sagradas.

OnePlus, companhia de apenas um ano de existência, também está sendo impedida de disponibilizar no país o seu único aparelho já lançado. Desta vez, a responsável pelo contratempo é a Micromax, fabricante de celulares sediada na Índia conhecida pelos seus gadgets baratos e atual parceira da CyanogenMod para levar o Android modificado ao mercado local. Por causa de um logotipo presente na parte posterior do One, houve a disputa na justiça que resultou na proibição.

Logotipo sublinhado no OnePlus One causador do problema em território indiano. CyanogenMod trabalha com ambas as empresas.

Tanto a OnePlus quanto a Micromax trabalham com a CyanogenMod para levar a alternativa do Android aos seus produtos, mas a chinesa só está licenciada em seu país natal, enquanto a indiana pode utilizar a marca livremente em sua região. Eis a alegação da empresa causadora da interdição:

[Foi] incorrido grandes despesas para a criação de uma marca de exclusividade para fornecer smartphones com o sistema operacional da Cyanogen aos consumidores indianos. [...] O que fará [a marca] sofrer danos irreparáveis e perdas se o réu [OnePlus] for autorizado a continuar com seus atos ilegais. — diz a Micromax.

Há exatamente quinze dias que o One começou a ser vendido oficialmente na Índia através da Amazon, simbolizando um grande passo para a OnePlus One, pois tratou-se de sua primeira expansão formal. A presença da startup em terras indianas significava uma opção de high-end com o preço moderado. Por US$ 355, ou R$ 908 se desconsiderarmos os impostos brasileiros, os habitantes do lugar poderiam desfrutar de:

  • Tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD e tecnologia LTPS
  • Snapdragon 801 com quatro núcleos rodando a 2,5GHz
  • 3 GB de RAM
  • 16 ou 64 GB de espaço interno
  • Câmera principal de 13 megapixels com o novo sensor IMX214 da Sony
  • Câmera frontal de 5 megapixels
  • Duplo alto-falante da marca JBL
  • Bateria de 3100 mAh
  • Corpo construído em magnésio com 152,9 mm de altura, 75,9 mm de largura e 8,9 mm de espessura
  • Android 4.4.2 (CyanogenMod 11)

Não é a primeira vez que a empresa tem problemas com o logotipo, sendo que o lançamento de seu celular na Europa foi atrasado por causa de erros na certificação da fonte utilizada na marca, resultando em 14 dias de esperar para os moradores do continente que haviam adquirido um exemplar do aparelho. O que resta para a OnePlus é substituir o nome da CyanogenMod para continuar a vender seu único dispositivo na Índia ou contratar advogados milagrosos.

  • O Xiaomi Mi 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O OnePlus One ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

0

Comentários

Após Xiaomi, OnePlus também é impedida de vender smartphone na Índia

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas