LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Será que o Snapdragon 808 deixa a desejar para a concorrência? Confira alguns benchmarks

29 de abril de 2015 65

LG anunciou ontem o G4, seu novo flagship que vem para brigar com os grandes lançamentos do ano como o Galaxy S6 e HTC One M9. O seu grande diferencial é trazer um chipset inédito para o mercado, o Snapdragon 808. Essa solução conta com algumas reduções comparado ao seu irmão maior, o Snapdragon 810, como o corte de dois núcleos Cortex-A57 e a troca da memória LPDDR4 pela mais lenta LPDDR3. Mas será que isso trará um impacto tão grande no desempenho? Para responder esta pergunta, o site PhoneArena realizou uma bateria de testes com benchmarks para vermos o quanto o chipset adotado pela LG é inferior ao Exynos 7420 e também ao Snapdragon 810.

É bom lembrar que os testes abaixo não simulam a realidade. Eles apenas calculam o potencial de um hardware e mostram a diferença entre cada um através de números. Aqui teremos resultados divididos em três categorias: uma que analisa o poder de processador e velocidade da memória do sistema, outra focado no desempenho gráfico, e por fim, a velocidade de navegação que cada dispositivo consegue oferecer.

Desempenho do sistema


O teste começa pelo famoso benchmark AnTuTu. Ele mede o poder de processamento, memória, velocidade da interface, entre outros. Aqui, o G4 obteve 47088 pontos, ficando bem acima do seu antecessor com 30634. Como era esperado, devido ao corte de dois núcleos Cortex-A57, o Snapdragon 808 teve um resultado inferior ao do Snapdragon 810 usado no One M9 – no entanto, a diferença foi de apenas 20%. O Galaxy S6 dominou o teste com 69042, o que mostra que o Exynos 7420 faz seus rivais comerem poeira.

Outro benchmark bem famoso é o Vellamo. Ele possui dois tipos de testes, um que mede o desempenho de navegação e outro que mede a potência de um hardware, chamado de Metal. Aqui, a situação fica mais favorável para o LG G4. Conquistando 2385, o novo flagship da sul-coreana superou não só o G3, mas também o M9 com Snapdragon 810. Mais uma vez, o Galaxy S6 tomou a liderança. Esse teste pode deixar claro que ao cortar dois núcleos no Snapdragon 808, a Qualcomm conseguiu reduzir o aquecimento, fazendo com que o G4 rode em velocidade máxima por mais tempo - o que explica seu desempenho neste teste.

Desempenho gráfico


Para medir o desempenho gráfico foi usado o GFXBench dividido em dois testes. O primeiro deles executa uma animação usando a API gráfica OpenGL ES 2.0, comum em qualquer smartphone Android do mercado. Neste teste T-Rex, o G4 obteve um maior desempenho do que o G3 e até chegou bem próximo do Note 4, mas ficou atrás do S6 e especialmente do M9, que devido ao fato de ter tela Full HD, acabou mostrando um desempenho espetacular com alcance de 49 FPS.

O segundo teste, chamado de Manhantan, consiste em testar a nova API gráfica OpenGL ES 3.0, que promete gráficos mais avançados com complexo sistema de iluminação e sombras. Como esperado, esse teste é bem mais pesado que o anterior, onde todos os modelos apresentam queda na quantidade de quadros por segundos exibidos. Aqui, mais uma vez, o G4 superou o seu antecessor, mas ficou atrás do Note 4, M9 e S6. Isso mostra que tivemos um pequeno avanço, mas não tanto quanto a Qualcomm alega informando que a GPU Adreno 418 consegue lidar tranquilamente com uma tela Quad HD. Ela rodará todos os jogos, mas não tão bem quanto a Mali-T760 do Exynos 7420 ou a Adreno 430 do Snapdragon 810.

Desempenho de navegação


Aqui foi usado o Basemark OS II que mede o poder de processamento da CPU e GPU para renderizar qualquer conteúdo HTML, flash, entre outros. Para esse benchmark, a otimização do sistema é muito importante, mostrando se a interface consegue usar bem o hardware do dispositivo ao seu favor. O G4 mostra um desempenho bem interessante com 1545 pontos – resultando um ganho de 60% comparado ao seu antecessor. Aqui, o novo flagship da LG supera até mesmo o One M9 que obteve 1413. Isso significa que mesmo com hardware mais fraco, o G4 oferece um sistema mais rápido que o rival da HTC? É isso que alega esse benchmark.

Ponderando todos os resultados obtidos aqui, podemos concluir que o G4 não tem força para brigar com seu maior rival, o S6. Pelo menos no papel, a Samsung levou a melhor, mas na prática a interface UX 4.0 da LG poderá oferecer um desempenho melhor do que a TouchWiz, ainda mais quando a sul-coreana alega que o Snapdragon 808 foi desenvolvido especialmente para o G4, graças a uma boa parceira feita com a Qualcomm. A empresa reforçou durante o evento que seu foco é oferecer uma melhor experiência - o que só resta saber se isso realmente será sentido no dia a dia.

  • O LG G4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O HTC One M9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG G3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

65

Comentários

Será que o Snapdragon 808 deixa a desejar para a concorrência? Confira alguns benchmarks

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas