LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo revela que telas com maior resolução não garantem jogos mais bonitos

01 de julho de 2015 19

Os dispositivos móveis vivem em uma corrida frenética para ver quem entrega o processador mais potente, a câmera com maior resolução, e telas com o máximo de pixels possível. Muitos de nós devemos ter mais pixels espremidos na tela dos nossos smartphones do que em nossas TVs, que ainda estão presas à resolução Full HD na maioria dos casos. Enquanto isso, é cada vez mais comum vermos smartphones serem lançados com painéis Quad HD. Muitos já devem estar cansados de argumentar que não há nenhum benefício para a qualidade da imagem exibida quando é comparada essa resolução com outras menores. No entanto, um novo estudo realizado por GameBench - uma empresa especializada em avaliação comparativa do mundo real desempenho jogos para celular - ajuda ainda mais a entender este nosso caso.

O que o pessoal da GameBench fez é bastante simples - tirar screenshots dos mesmos níveis em vários jogos populares em um iPhone 6 (com tela de 720p), iPhone 6 Plus (1080p), e Galaxy S6 (1440p), e em seguida aplicar um corte com zoom mais elevado em cima da imagem para mostrar as supostas vantagens (ou falta delas) de ter uma maior resolução. Antes de passarmos para as amostras reais, no entanto, dois esclarecimentos importantes devem ser feitos. Em primeiro lugar, dependendo do jogo, uma tela de maior resolução pode tanto significar uma melhor qualidade de imagem ou não, dependendo se o jogo foi codificado e se ele ainda tem as texturas e efeitos necessários para aproveitar a resolução mais alta.

Asphalt 8 em Quad HD esquerda e HD direita

Um bom exemplo é Asfalt 8, que não parece melhor no S6, apesar da resolução muito maior em comparação com os dois iPhones. E em segundo lugar, mesmo que o jogo em questão tenha os recursos necessários para executar em 1440p nativos, a natureza tipicamente simplista das texturas e efeitos disponíveis com a maioria dos jogos móveis significa que você vai ter uma “pixelização” e borrões reduzidos, mas não necessariamente mais informações.

Com o título de corrida da Gameloft, realmente não há nenhum ganho notável na qualidade da imagem. No entanto, o mesmo não pode ser dito do jogo Modern Combat 5, como pode ser visto abaixo. A diferença na qualidade é bem notável, mostrando que o Galaxy S6 consegue lidar com texturas mais completas, além de apresentar uma pixelização muito menor. De forma geral, o título ficará mais bonito na tela do smartphone da Samsung do que nas 4,7 polegadas do iPhone. Outro título testado que apresentou melhorias em resoluções maiores foi o Dead Trigger 2.

Modern Combat 5 em Full HD esquerda e Quad HD direita

Claro que, para os padrões de jogos para PC, esses ganhos ainda são risíveis, e nós podemos identificar pelo menos dois fatores que levam a isso. Em primeiro lugar, os desenvolvedores por trás de jogos de PC são confrontados com preocupações de armazenamento comparativamente insignificantes, enquanto que desenvolvedores de jogos móveis são geralmente pressionados a manter o tamanho de seus títulos dentro do valor definido – afinal, não podemos ver um jogo mobile consumindo metade do armazenamento do seu smartphone. Elementos de arte de modo mais abrangente poderiam ser evitados de propósito. E em segundo lugar, criando novas texturas para várias resoluções (como é o caso do Android e seu exército de dispositivos com diferentes resoluções de tela e poder de fogo) pode ser algo demorado e muito vezes caro.

Resumindo. Quando uma fabricante alega que ter um smartphone com tela QHD resultará em melhor qualidade em jogos, agora sabemos que isso nem sempre será verdade. Vai depender de cada estúdio adaptar as texturas dos títulos para as resoluções maiores. Caso isso não ocorra, você só terá uma imagem esticada que pesa mais para a GPU e aumenta o consumo de bateria em vão.

  • O Samsung Galaxy S6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

19

Comentários

Comparativo revela que telas com maior resolução não garantem jogos mais bonitos
  • talvez esses jogos não sejam otimizados para uma resolução quad hd sem falar da GPU,que não é a melhor do mercado,em telas hd como a do xperia z3c jogos como asphalt 8 tem graficos incríveis

      • Ainda tem quem fale que o Galaxy S6 é o melhor smartphobe pra jogos...

          • até onde eu me lembro , os jogos avançaram ate o resolução hd. ae parou no tempo , isso quando só existia smartphone com resolução hd , hd nessa época era a bola da vez , tipo smatphone como o galaxy s2 com resolução de 800x480 ja era empressionante , ae lançaram o galaxy s4 na época com resolução Full hd , muitos falavam que era besteira , até ae bom , o full hd se estabilizou no mercado de mobile , ae com o passa do tempo surgiu os smartphone com resolução 2k exemplo foi o lg g3 que inaugurou o mercado de mobile!!!
            ae vamos aos games , que não acompanhou o embalo dos smartphones

              • convenhamos que assim como uma tela 2k em smartphones é algo um pouco inutil, um jogo em tal resolução é desperdicio total de memoria (ja que o jogo ficaria muito maior). Que eles portem o game até full HD, que ning nem vai perceber a diferença entre 1080p e 2k

              • IPhone ganha pela API Metal não tem nada a ver com a resolução alguns jogos são realmente mais bonitos nos aparelhos da Apple . Mas as vezes fico pensando será que a GPU aguentaria o tranco utilizando essa API em 2k . A tela da Samy é melhor mais o IPhone consegue mais efeitos, faiscas, detalhe de fumaça e outras coisinhas pela sua API otimizada ....

                • Mas essa é tão fácil, os gráficos não melhoram muito pq os jogos não foram feitos pra aproveitar a resolução maior, mesma coisa que selecionar a resolução HD num jogo de PC e rodar e numa tela FullHD, não vai melhorar os gráficos, ou tambem pegar um jogo mais antigo, com texturas em baixa resolução e rodar numa tela de alta resolução, não vai ficar melhorar.

                    • tudo é relativo o dolphin emulador de wii roda jogos melhor que o wii que se nao me engano roda em resolução de 640xe alguma coisa,mas no pc os jogos rodam em full hd em alta qualidade e com recursos anti alising e texturas melhoradas

                        • Melhora pq o emulador faz justamente o que falei, aumenta a resolução em que o jogo está sendo renderizado e ainda adiciona alguns filtros, entretanto, mesmo assim ele nunca vai chegar perto da qualidade de um jogo que seja feito nativamente para aquela resolução (digamos fullHD) pq as texturas continuam como eram, se elas tinham 256X256 continuam assim, enquanto um jogo atual chega a ter 2048X2048, e isso que nem estamos falando de poligonos, engine de luz e sombra, etc.

                        • Mas Asphalt 8 tem gráficos BEM melhores no IOS com a API metal.

                            • Até mesmo no modern combat achei a imagem do S6 horrível. Cadê os olhos da personagem? Tá quase um lego hahaha

                                • O título aí deveria mudar. "Comparativo revela que telas do iphone 6 são melhores que as do galaxy s6".

                                    • qual parte do tiraram screenshots da tela vc nao entendeu? Como vai se avaliar a qualidade da tela a partir de uma screen shot?

                                        • Afff mais é um fanboy infeliz mesmo.
                                          O título e materia em si fala da qualidade do jogo comparada as resoluções do mesmo e não da tela.
                                          Primeiro leia depois comente, se não entendeu leia novamente.
                                          Maldita inclusão digital.

                                            • Não tem nada a ver com tela, são os gráficos, eles são melhores no i6 por causa da API metal...

                                                • Não tem absolutamente nada a ver isso q vc falou. Não se consideram as marcas, mas as resoluções. Pateta.

                                                    • Telas melhores são avaliadas pelo Espectro de Cores das mesmas, agora adaptar de HD para QuadHD já dependem de outros fatores. Comparar vídeos mostraria muito mais a diferença em relação a qualidade de tela Tudo Celular deveria comparar os vídeos para fazer uma análise mais objetiva.

                                                      Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                      Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                      Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                      Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas