LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Elimine facilmente os contatos duplicados em seu Android, iPhone ou Windows Phone

20 de janeiro de 2016 6

É patente que os smartphones tornaram a vida muito mais fácil, já há até um infográfico com os 25 dispositivos dedicados que perderam seu lugar para esses celulares inteligentes. Uma das grandes vantagens dos atuais smartphones em relação aos antigos celulares, conhecidos como feature phones, é a possibilidade de sincronizar os contatos de sua agenda telefônica para uma conta na nuvem, evitando maiores dores de cabeça caso o chip SIM seja danificado ou o aparelho furtado. Pois bem, a questão que queremos analisar nesta pauta é; sua agenda de contatos está organizada e sem entradas duplicadas? Caso necessite de auxilio, temos algumas indicações de aplicativos para ajudar no processo.

Organizando os contatos no Android

A Google Play está recheada de aplicativos que prometem ajudar a remover os contatos duplicados em sua agenda telefônica, uma dessas soluções é o Duplicate Contacts, que exclui as entradas duplicadas com apenas alguns toques na tela.

Após fazer o download e instalação do Duplicate Contacts você só precisa executar o aplicativo para que seja feita uma varredura em busca de todos os números telefônicos salvos, com uma analise das contas do Google associadas ao smartphone e também em aplicativos como o WhatsApp. Em seguida uma lista é exibida uma lista com todos os números cadastrados e as entradas duplicadas devidamente selecionadas, aguardando apenas um toque na opção “Delete selected”. Também é possível fazer a conferência por ordem alfabética (opção “Sort by name”) e desmarcar manualmente as entradas que desejar manter.

Também é possível realizar esse procedimento via navegador web acessando o endereço google.com/contacts/ e acionando a opção encontrar duplicadas, mas requer a organização (excluir ou mesclar) contato por contato, o que pode levar mais tempo.

Organizando os contatos no iOS

A plataforma da Apple também está repleta de soluções para organizar a agenda de contatos. Para nossa pauta selecionamos uma das mais conhecidas, o aplicativo Cleaner. Se você está com entradas duplicadas na conta do iOS a ferramenta da YT Development Ltd facilitará excluir ou mesclar contatos duplicados de maneira rápida e prática.

Ao ser instalado e executado o aplicativo Cleaner permite varrer sua agenda de contatos em busca de entradas duplicadas, números sem nomes, e-mails sem nomes, e nomes sem número telefônico ou endereço de e-mail. No caso de encontrar nomes semelhantes (Tudo Celular e T Celular) o aplicativo irá marcá-los como duplicados para que você possa escolher a opção mesclar. Como a galeria acima demonstra, todos os dados serão claramente classificados por categoria, mas se recomenda que antes de tudo você faça um backup (pelo próprio app) de sua lista atual de contatos, para evitar eventuais dores de cabeça. Depois basta acessar a opção “Contatos” e Telefones duplicados, e-mails duplicados, ou nomes semelhantes, para realizar a faxina.

Organizando os contatos no Windows Phone

Na plataforma móvel da Microsoft, que apesar dos esforços de Redmond ainda sofre com a escassez de aplicativos, infelizmente não encontramos ainda uma ferramenta para realizar essa simples operação de faxina na agenda de contatos. Aqueles que precisam organizar melhor as entradas podem acessar “Pessoas” para excluir manualmente ou vincular contatos duplicados clicando no símbolo da corrente.

Gerenciando contatos manualmente no Windows 10 Mobile

Antes de desistir de organizar sua agenda no Windows Phone / 10 Mobile por conta do trabalho que daria realizar o processo manualmente, também pensamos em uma alternativa. É possível importar os contatos de sua conta da Microsoft para o Gmail, levá-los para um dispositivo Android ou iOS (pode ser até via emulador no PC), realizar a limpeza com um dos aplicativos demonstrados mais acima e depois retornar com essa agenda organizada para o sistema de Redmond. O passo a passo para importar contatos da Microsoft para o serviço da Google você confere a seguir.

  1. Entre no Gmail com a sua conta do Google
  2. Clique em “Opções” na parte superior direita da tela, depois em “Configurações”
  3. Acesse a aba “Contas e Importação”, depois clique em “Importar mensagens e contatos” (é preciso desativar o bloqueador de janelas pop-up)
  4. Na nova janela aberta, insira seu e-mail da Microsoft, senha e depois confirme
  5. Nas Configurações de Importação basta selecionar as opções desejadas entre importar contatos, e-mails, novas mensagens, etc. depois clique no botão “Iniciar importação”. O processo pode levar de algumas horas até dois dias. Na galeria abaixo temos as imagens demonstrativas do processo.

6

Comentários

Elimine facilmente os contatos duplicados em seu Android, iPhone ou Windows Phone
  • como sempre o windows phone ficando por baixo, é como se fosse anos luz atrás... isso se da por conta da MS ser tao rígida em aplicativos poder usar os recursos do sistema, ai os desenvolvedores como nao ver que algo vai ficar bem por conta da limitação aplicada pela MS nem pensa em fazer ago pra da trabalho e tempo gasto, pois visam android por que pode fazer uso livre do sistema usando todo potencial de um aplicativo. uma coisa que fico puto é um exemplo de limpadores de cache pra wp, se tiver algum que preste desconheço, pois todos sao lentos e no meu ver nao melhora nada, apenas algo pra enganar, enfim sistema mobile da MS nao é tao caprichado como em pc.

      • nossa.. que exagero!
        algumas coisas nem vou comentar, mas quanto a programas para limpar memória, vou te responder com uma pergunta: Pra que? Totalmente desnecessário no meu L930

        • Poxa, se voce entrar em contatos pelo pc voce organiza, junta, etc todos seus contatos, nao precisa exportar para o gmail. Entra em live.com e la em cima clica em contatos, faz tudo isso ai que foi falado


          https://people.live.com/

          • tá ai um app interessante para lançar para o W10m

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas