LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto Ara a caminho? Google reformula site em preparativo para evento em maio

24 de março de 2016 4

O Projeto Ara prometia ser a melhor resposta para o futuro dos celulares, criando uma plataforma mais simples e barata e que não gerasse tanto lixo e desperdício eletrônico. Um celular feito para durar muitos anos, e que poderia evoluir junto com a tecnologia, graças a sua dependência de pequenos blocos substituíveis, desde o tamanho da bateria até a velocidade do processador.

Google fez o maior alarde em cima deste projeto em 2015, mas o ano virou e não vimos muitas novidades sobre o assunto. A notícia mais recente remete a um suposto dispositivo modular que passou por benchmark revelando a presença do chipset Snapdragon 810. O produto em questão foi registrado no banco de dados do GFX Bench com uma tela de 13,8 polegadas, 3 GB de RAM e 16 GB de armazenamento (com possível módulo de expansão para 32 GB). Com este tamanho podemos imaginar um tablet, mas o primeiro smartphone do Projeto Ara ainda não teve detalhes divulgados.

Site em mudança... Projeto Ara chegando?

Agora vemos que Google está reformulando o site oficial sobre o Projeto Ara. Isso pode indicar que alguma novidade será anunciada em breve? Bom, se lembrarmos que faltam poucas semanas para o evento Google I/O, podemos esperar que o Android N não seja apenas a única novidade a ser abordada pela empresa. Talvez vejamos algum produto mais comercial do Ara, mostrando como será vendida a modularidade dos aparelhos sonhados pela Google.

Google I/O acontecerá este ano em maio. Até lá, o smartphone mais modular do mercado, por enquanto, é o LG G5. Claro que o produto da LG é bem mais limitado do que a proposta iniciada pela Google e Motorola há alguns anos. Enquanto no G5 podemos melhorar a câmera ou qualidade sonora com o uso de acessórios, no Projeto Ara será possível ampliar a quantidade de memória, trocar chipset, inserir um sensor de câmera de maior capacidade, entre outros. Será que a novidade finalmente será lançada em 2016?


4

Comentários

Projeto Ara a caminho? Google reformula site em preparativo para evento em maio
  • To achando que vai ter um "notebook" da google com o projeto ARA na qual poderá ser trocado o processador, memória, câmera etc e manter viva a plataforma como um notebook vive anos sendo atualizado com o windows.

      • Adorei esse jeito de sistema de ser, mas fico bem pessimista sobre como o mercado em geral vai reagir.
        Talvez pelo engessamento do mercado de mobiles pode ser uma boa hora para começar.
        Assim, celulares seriam como PCs. Troca se parte para não ter que jogar mais eletrônicos no lixo e não ter que trocar um celular inteiro por causa de um defeito que ficaria caro para consertar.
        Pode também acabar com muito empregos de técnicos de manutenção de celulares

        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas