LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

De novo?! WhatsApp recebe nova ordem de bloqueio por 72 horas no Brasil

02 de maio de 2016 30

Como todos devem se lembrar, não faz muito tempo que a justiça determinou o bloqueio do WhatsApp em nosso país, fazendo com que o mensageiro deixasse de funcionar em todos os dispositivos a não ser que fosse utilizado um "truque" com VPN. Ao que parece este tipo de ação continuará a ser movida contra o famoso aplicativo, pois agora o juiz Marcel Montalvão da comarca de Lagarto (SE) determinou que o WhatsApp seja retirado do ar por 72 horas, prazo que começa a correr a partir das 14 horas de hoje (02/05), horário de Brasília.

A decisão que data de 26 de abril já foi encaminhada às principais operadoras do país com o aviso de que o desrespeito acarretará em uma multa diária de R$ 500 mil, sendo prontamente respondida pelas teles com a afirmação de que o bloqueio será feito dentro do prazo determinado. Com isso, usuários de TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel precisarão procurar outros meios de se comunicarem a partir das 14 horas de hoje, ao menos caso nenhuma liminar seja expedida até lá.

Segundo revelado, o processo faz parte do mesmo caso envolvendo o vice-presidente do Facebook na América Latina que acarretou na prisão do executivo recentemente, fazendo com que o mesmo precisasse passar uma noite na cadeia. Ainda assim, os dados solicitados não foram divulgados pelos responsáveis pelo aplicativo, sendo alegado que eles não possuem qualquer tipo de acesso por não armazenarem as conversas de seus usuários. Com isso, a exigência foi novamente feita, sendo dito pelo Tribunal de Justiça de Sergipe que estes dados podem auxiliar em uma investigação sobre tráfico internacional de drogas.

WhatsApp será novamente bloqueado no Brasil

Vale lembrar que o WhatsApp recentemente recebeu uma atualização em todas as plataformas onde está presente, adicionando um sistema de criptografia ponta-a-ponta que garante o sigilo dos dados, já que eles apenas são decodificados ao chegarem ao aparelho, não havendo qualquer meio de interceptar a informação contida nas mensagens. Devido a isto, mesmo que o juiz ameace prorrogar o bloqueio do app é possível que nada seja feito em relação a isto, já que nem mesmo os responsáveis pelo WhatsApp possuem permissão para acessar o conteúdo das conversas de seus usuários.

A Facebook Inc. Brasil ainda não se pronunciou sobre a decisão judicial, sendo necessário aguardarmos que a empresa seja notificada oficialmente para vermos como ela agirá em relação ao seu aplicativo de mensagens. Considerando o histórico recente da companhia, é muito provável que ela se mantenha firme em sua posição de garantir a privacidade de seus usuários, já que em casos anteriores nem mesmo a prisão de funcionários foi suficiente para que ela fosse contra sua ética de trabalho.

Com tudo isto, resta apenas esperarmos pelas 14 horas de hoje para vermos se o WhatsApp será de fato bloqueado e por quanto tempo isto irá durar, já que na ocasião anterior o mensageiro recebeu um "Habeas corpus" menos de 24 horas após o seu bloqueio, podendo então ser novamente utilizado pelos usuários sem qualquer tipo de problema.

Atualizado: é amigos, parece que ninguém conseguiu interver em tempo da suspensão do aplicativo ser efetivada, restando aguardarmos agora para vermos se algum órgão acabará com o bloqueio sem que tenhamos que esperar 72 horas.


30

Comentários

De novo?! WhatsApp recebe nova ordem de bloqueio por 72 horas no Brasil

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas