LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Force Touch para todos: recurso poderá ser implementado dispensando hardware dedicado

27 de maio de 2016 5

O Force Touch, que foi apresentado ao mundo com o lançamentos do iPhone 6s e 6s Plus ano passado, trata-se da tecnologia de detecção de pressão do toque na tela dos aparelhos, que pode ativar, mediante sua intensidade, determinadas ações como, por exemplo, um menu flutuante com ações rápidas, pre-visualização de um link, imagens ou e-mails, dentre alguns outros.

O problema é, que sua implementação, além de depender de APIs específicas no sistema — algo que o Android N removerá a partir de sua próxima versão Preview para Developers — também depende de hardware dedicado (sensores), algo que acaba encarecendo o preço final do produtos.

A boa notícia, é que a Universidade de Michigan descobriu uma forma de adicionar o recurso a diversos aparelhos, dispensando a instalação de hardware dedicado; sua ativação se daria apenas utilizando recursos que já temos presentes em nossos smartphones e tablets atuais: o microfone e o alto-falante. Confira um vídeo a seguir demonstrando o recurso:

Como podemos ver, o nome do recurso é ForcePhone, e ele permitirá que usuários não só utilizem o display como também o próprio corpo do aparelho para ativar determinadas ações.

Quando ativado, ele faz com que o microfone dos portáteis emita um ruído constante à 18kHz, algo indetectável pelos ouvidos humanos; à medida que pressionamos no display ou apertamos o dispositivo, a frequência de som é modificada, engatilhando dessa forma diversos comandos.

O projeto ainda deve demorar um pouco para chegar ao mercado, vendo que próximo mês ele será apresentado durante a conferência MobiSys 2016 em Singapura.

O mais interessante, é que um dos grandes responsáveis pelo ForcePhone, o estudante de Doutorado em Engenharia Eletrônica e Ciência da Computação Yu-Chih Tung, inspirou-se no filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas” para o projeto, onde o super-herói conseguia localizar seu arqui-inimigo “Coringa” utilizando smartphones como uma espécie de “sonar”.

  • O Apple iPhone 6S Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 6S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

5

Comentários

Force Touch para todos: recurso poderá ser implementado dispensando hardware dedicado

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas