
17 Agosto 2016
12 de agosto de 2016 82
A HP já lançou aparelhos com diversos sistemas e vinha apostando suas fichas no Android, pelo menos no mercado de tablets. Porém, a empresa informou recentemente que não tem mais interesse em continuar lançando produtos com o sistema da Google e que focará todas as suas energias em trazer smartphones e tablets com Windows 10.
O Elite X3 é uma grande prova da empresa em investir pesado no Windows 10 Mobile. O smartphone traz hardware de ponta com todos os recursos que a Microsoft oferece e busca ampliar ainda mais com novas tecnologias em desenvolvimento. Ela deixa claro que o ideal é investir em um único sistema, seja para PCs, notebooks, tablets e smartphones, o que amplia e unifica a experiência.
Dell é outra fabricante de PCs e tablets que também deixou de lado o Android para focar apenas no Windows 10. No entanto, ainda há empresas que apostam em um ecossistema mais heterogêneo, como o caso da Samsung que vende tablets e notebooks com Windows, smartphones com Android e smartwatches e TVs com Tizen. Integrar tudo isso é mais complicado, o que pode fazer com que a sul-coreana siga os passos da Dell e HP futuramente, mas ao invés de apostar no Windows ela amplie o desenvolvimento do seu próprio sistema.
No entanto, a HP não está dando um adeus definitivo ao Android, não ainda neste momento. A empresa alega que focar apenas no Windows 10 é mais fácil para integrar PCs com smartphones, mas se o mercado ainda exigir por mais dispositivos com Android a empresa poderá lançar algum novo produto com o sistema da Google futuramente. No entanto, o Elite X3 é o primeiro de vários smartphones com Windows 10 Mobile.
HP admite que continuar investindo em dispositivos Android é complicado, ainda mais com a chegada de produtos chineses com preços cada vez mais agressivos. Lançar um bom tablet com Android por menos de US$ 99 é uma tarefa difícil, mas nem tanto em lançar um bom produto com Windows 10 por US$ 199. E a empresa até cita a febre do momento, Pokémon Go:
"Nós não estamos tentando acertar os volumes e escalas de produtos com Android", comentou Michael Park, vice-presidente e diretor geral do setor mobile da HP. "Estamos indo atrás de lojas de TI, principalmente. Há um monte de pessoas no domínio comercial que não está interessada em Pokémon Go".
Além do fim de tablets com Android, a empresa também está dando um fim em produtos híbridos com Windows e Android. Será que tal aposta em apenas um sistema é certa para HP?
Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max
Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada
Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos
Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas
Comentários