LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Não é o Google.com! Novo golpe disfarça endereço de gigante das buscas para te enganar

22 de novembro de 2016 2

Você provavelmente já está ciente de a vida é um esforço diário para evitar golpistas, principalmente na internet. Desde que a história começou a fazer registros, temos conhecimento de gente querendo passar a perna nos outros e ganhar uns trocados sem se esforçar muito.

Não é o caso de hackers que aproveitam brechas na programação para roubar dados pessoais, se aproveitando de dispositivos hackeáveis dados de presente nas festas de fim de ano, por exemplo, para se apropriar dos aparelhos dos outros.

Possivelmente você já entrou em algum site falso ao digitar o endereço de algum serviço popular errado. Pode ter trocado algumas letras do netflix.com, por exemplo, e caiu em um lugar macabro da rede. Pois o site The Next Web descobriu o que podemos chamar de evolução desse tipo de truque.

Ao que parece, algum espertinho inventou um jeito de enganar as pessoas prometendo recompensas caso entrem em um site redirecionadas de uma URL supostamente redirecionada do Google. Mas não é realmente o gigante das buscas, como um olhar atento pode reparar:

Reparou a diferença?

Na imagem acima, o primeiro endereço até parece correto, mas não é. A letra g maiúscula está do mesmo tamanho do restante, quando o normal é ficar como aparece logo abaixo. Trata-se, no primeiro caso, do “Latin Letter Small Capital G”, identificado no Unicode com o código 0262. Este endereço redireciona para o site suspeito com o seguinte endereço:


Podemos imaginar que uma pessoa mais esperta vai pensar duas vezes antes de clicar em uma URL suspeita como esta, mas há internautas que não vão suspeitar de nada. Por mais claro que pareça, realmente é possível se passar por Google.com para boa parte das pessoas.

Claro que é necessário clicar em um link recebido por algum desconhecido, o que já é o bastante para desconfiar. Mas, de novo, tem muito internauta que não pensa duas vezes e sai clicando em qualquer coisa que recebe.

Seja como for, não custa nada fazer o aviso. E reforçar a amigos e parentes sobre o risco também nunca é demais.


2

Comentários

Não é o Google.com! Novo golpe disfarça endereço de gigante das buscas para te enganar

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas