Windows 29 Dez
Jogos como GTA e Watch_Dogs, que transportam o jogador a um ambiente virtual quase ou bastante parecido com cidades reais, ou mesmo Sim City e outros simuladores que nos permitem administrar uma cidade podem se tornar mais fáceis de produzir.
O desenvolvedor Mike Fricker publicou em seu Twitter uma nova ferramenta que permite transformar cidades reais em mapas para jogos ou programas de simulação, utilizando o OpenStreetMap e a Unreal Engine 4.
Just released an OpenStreetMap plugin for UE4! Totally free, with source code. Make cool city stuff in 2017! https://t.co/Fb2KJf5KvR pic.twitter.com/XcyQj9gspY
— Mike Fricker (@mike_fricker) January 1, 2017
Para criar um mapa, basta abrir o OpenStreetMap, escolher a região, cidade ou bairro de sua preferência, e clicar em exportar para salvar o mapa em seu computador. Isto vai gerar um arquivo XML, que depois deve ser renomeado para a extensão OSM.
A partir daí, é possível abrir o mapa no Virtual Studio e criar jogos ou fazer planejamentos urbanos, ou até utilizar para planejar grafites e mostrar como ficaria um prédio aos proprietários antes de tornar a arte realidade.
As possibilidades são muitas, mas certamente o fato de criar um mapa quase sem nenhum trabalho será bem-vinda para desenvolvedores de jogos. A ferramenta possibilita a realização, por exemplo, de um GTA São Paulo com o mapa real da cidade praticamente sem nenhum esforço.
Além das ruas, a ferramenta também exporta os formatos dos prédios. No entanto, nada é perfeito. Para transformar o mapa em algo jogável, o desenvolvedor terá que fazer o trabalho de incluir os colisores, par evitar que os personagens do jogo atravessem paredes e outros objetos.
Mas nada que uma pequena atualização na ferramenta não resolva. Inclusive, Mike diz que o código está aberto para qualquer pessoa que quiser contribuir com o projeto. Está no GitHub.
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