LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo Federal adia Concurso Unificado em todo o Brasil devido às enchentes no Sul

04 de maio de 2024 3

O Governo decidiu adiar, em todo o Brasil, a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que estava programado para o próximo domingo, 5 de maio. A medida foi tomada na última sexta-feira (03) em meio às preocupações com o grande volume de chuvas no Rio Grande do Sul, que já deixou mais de 24 mil pessoas desalojadas.

“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul”, disse Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou.

Esther Dweck divulgou adiamento ao lado do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta (Imagem: Adalberto Marques/MGI)

Não há uma nova data prevista para a aplicação das provas. A ministra avalia que ainda não é possível definir uma nova previsão por questões de logística, no entanto, aponta a possibilidade de divulgação de atualizações "em algumas semanas, ou até menos".

Cerca de 94% dos inscritos moram até 100 quilômetros de distância de seu local definido para a prova, e conforme ressalta a chefe da pasta, as chuvas levaram ao cancelamento de 96% das viagens de ônibus em Porto Alegre. O estado de Santa Catarina também passou a ser afetado pelas chuvas, principalmente na divisa com o Rio Grande do Sul.

Os termos do concurso não preveem a reaplicação da prova em qualquer hipótese, mesmo em caso de desastres naturais. No entanto, Dweck avalia que o edital não considerava “o grau de ineditismo dessa questão”.

Região fica alagada após fortes chuvas no RS (Imagem: Força Aérea Brasileira)

De acordo com as mais recentes atualizações do boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgadas às 18h da sexta-feira (03), mais de 24 mil pessoas estão desalojadas em decorrência das fortes chuvas na região. 265 municípios foram afetados. Os desastres causaram 39 mortes e deixaram 74 feridos. 68 pessoas estão desaparecidas.

Mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) — também conhecido como o “Enem dos Concursos” — em todo o Brasil; do total, 86 mil candidatos estão inscritos no Rio Grande do Sul. Além dos candidatos, mais de 200 mil funcionários trabalhariam na aplicação das provas, segundo Esther.

O Concurso Unificado é um modelo de concurso público inédito no Brasil. Através de uma única prova e pagando somente uma taxa de inscrição, o candidato pode concorrer a cargos em diferentes órgãos federais. A edição inicial abre 6,6 mil vagas em 21 órgãos.


3

Comentários

Governo Federal adia Concurso Unificado em todo o Brasil devido às enchentes no Sul
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2