LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo Federal adia Concurso Unificado em todo o Brasil devido às enchentes no Sul

04 de maio de 2024 3

O Governo decidiu adiar, em todo o Brasil, a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) que estava programado para o próximo domingo, 5 de maio. A medida foi tomada na última sexta-feira (03) em meio às preocupações com o grande volume de chuvas no Rio Grande do Sul, que já deixou mais de 24 mil pessoas desalojadas.

“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul”, disse Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou.

Esther Dweck divulgou adiamento ao lado do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta (Imagem: Adalberto Marques/MGI)

Não há uma nova data prevista para a aplicação das provas. A ministra avalia que ainda não é possível definir uma nova previsão por questões de logística, no entanto, aponta a possibilidade de divulgação de atualizações "em algumas semanas, ou até menos".

Cerca de 94% dos inscritos moram até 100 quilômetros de distância de seu local definido para a prova, e conforme ressalta a chefe da pasta, as chuvas levaram ao cancelamento de 96% das viagens de ônibus em Porto Alegre. O estado de Santa Catarina também passou a ser afetado pelas chuvas, principalmente na divisa com o Rio Grande do Sul.

Os termos do concurso não preveem a reaplicação da prova em qualquer hipótese, mesmo em caso de desastres naturais. No entanto, Dweck avalia que o edital não considerava “o grau de ineditismo dessa questão”.

Região fica alagada após fortes chuvas no RS (Imagem: Força Aérea Brasileira)

De acordo com as mais recentes atualizações do boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgadas às 18h da sexta-feira (03), mais de 24 mil pessoas estão desalojadas em decorrência das fortes chuvas na região. 265 municípios foram afetados. Os desastres causaram 39 mortes e deixaram 74 feridos. 68 pessoas estão desaparecidas.

Mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) — também conhecido como o “Enem dos Concursos” — em todo o Brasil; do total, 86 mil candidatos estão inscritos no Rio Grande do Sul. Além dos candidatos, mais de 200 mil funcionários trabalhariam na aplicação das provas, segundo Esther.

O Concurso Unificado é um modelo de concurso público inédito no Brasil. Através de uma única prova e pagando somente uma taxa de inscrição, o candidato pode concorrer a cargos em diferentes órgãos federais. A edição inicial abre 6,6 mil vagas em 21 órgãos.


3

Comentários

Governo Federal adia Concurso Unificado em todo o Brasil devido às enchentes no Sul
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos