LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim de uma era! Rádio FM começa ter sinal desligado pelo mundo; no Brasil deve demorar

10 de janeiro de 2017 12

Apesar de estar disponível no hardware de muitos aparelhos, fabricantes como a Samsung, por exemplo, não disponibilizam mais o software de rádio FM em seus dispositivos. Seguindo essa tendência mundial, a Noruega é o primeiro país do mundo a acabar onde as transmissões estão migrando completamente, a partir desta semana, para o sistema digital.

Diferente daqui do Brasil, por lá o rádio se tornou um tanto quanto irrelevante na vida da população e desde 2011, seis anos atrás, o governo aprovou o desligamento das transmissões, que até o final do ano em todo país será totalmente digital.

Entre os fatores que motivaram esse projeto, segundo o governo norueguês, foram os altos de manutenção em virtude das condições topográficas do país. Dessa forma as emissoras devem economizar cerca de US$ 200 milhões (R$ 700 milhões) ao ano coma mudança do formato.

Contudo, a medida não teve apoio popular, inclusive com a Associação de Rádios Locais criticou a postura do governo por conta das demissões que isso deve acarretar, principalmente em emissoras pequenas.

E no Brasil?

Aqui no Brasil, no entanto, essa tendência mundial ainda deve demorar bastante para acontecer por diversos motivos. A começar pelo rádio ainda ser bastante influente, principalmente entre as donas de casa e pessoas mais velhas, assim como para saber informações sobre o trânsito enquanto se dirige.

O segundo fator é que a frequência AM ainda existe, apesar de muitas rádios terem migrado para o FM e, também, isso depende muito da liberação das faixas 5 e 6 atualmente utilizadas pela TV analógica, assim que o sinal de televisão digital for implantado em todo o território nacional.


12

Comentários

Fim de uma era! Rádio FM começa ter sinal desligado pelo mundo; no Brasil deve demorar
  • Pequenas e médias estações de rádio serão as mais afetadas. Simplesmente se diluirão no oceano das multiplataformas e streamings online/ondemand. O ouvinte poderá refinar ao seu gosto pessoal. Uma audiência customizável. Indo do local para a global. Sem contar o fato de que cada ouvinte também pode transmitir suas playlists para todo planeta... Enfim, o modelo tradicional das rádios não dá mais lucro.

      • Acho engraçado o pessoal falar de qualidade de áudio no digital e isso poderia render grandes discursos na teoria é tudo mt bonito mas vaca p ver e verão que não e verdade

          • É o seguinte está seguindo a tendência do sinal de tv , rádio FM passa a ser digital ter um IP e apenas 1 canal UHF funcionar varias radios em alta definição de som , o que nao acontecer no FM analógico que perde a qualidade sonora em graves e agudos e pode chiar ter interferência e inconstância . As Rádios poderiam ser ter a interatividade também podendo ser melhor que o RDS fonecendo noticias no visor do rádio clima transito e tempo alem de ter os botões coloridos no controle para você participar das enquetes com os apresentadores nas opiniões em jornais entrevistas e transmissões ao vivo, narrações puras e nítidas e outras funções como poder gravar para ouvir depois , utilizar timeshift que é pausar a rádio FM no trânsito e ouvir a programação sem perder um detalhe tudo isso 100 digital. Obs nao iria virar televisão, continua sendo rádio mas com as modernidades que agregaram a tv com imagens no rádio iria evoluir com o som e com recursos interessantes .

              • Tendência porque 01 (hum) país, com limitações geográficas para uma boa cobertura, desligou, ou melhor dizendo, migrou para transmissão digital, ainda em FM ? Reportagem errada, o jornalista (estagiário? Má tradução da notícia original ?) errou feio...

                  • Pois é, esqueceram de falara também que não é só o radio FM que está sendo digitalizado e o AM também está sendo digitalizada para ganhar qualidade das atuais FMs e que as FMs terão qualidade de CD com a Digitalização.

                    • Acho q essa informaçao esta errada,
                      Pelo q sei o Fm nao vai acabar, e sim mudar de analogico pra digital

                        • o am tem um alcance muito superior ao do fm, aqui na minha cidade so temos duas emissoras de fm e uma outra de outra cidade, porem no am consigo sintonizar diversas emissoras de am á noite sou de MG e consigo ouvir radios am dos estados do RJ, SP, ES, BA entre outros mas o fm só local, entrao isso privaria muita gente de ouvir radio pois na area rural por exemplo as vezes nao chega nenhuma radio de fm mas as de am são abundantes a noite em qualquer local na cidade ou no campo.

                            • Sempre quis que os rádios migrassem para a era digital. Mas não de forma leeeeenta, quase parando, e a um custo altíssimo. Dessa forma não é legal. Espero que avancem logo as rádios digitais e que os custos sejam bem pequenos. Gosto muito de escutar rádio e essas rádios FM são uma merda hoje em dia. Aliás, acho que sempre foram. Chega. Já passou da hora de desligar tanto as TVs analógicas quanto as rádios analógicas. Tem que ser tudo digital. Fato.

                                • A evolução é sim boa, mas no caso do rádio acho desnecessária a menos que consigam construir receptor digital a um custo de 1 dólar igual os FMs q temos hoje. Se for pra vir com receptor de rádio digital de 100 reais eu passo

                                  • Acho um pouco de exagero dizer que a Noruega está seguindo uma tendência mundial, na verdade a Noruega pode ser pioneira nessa mudança e apartir do êxito, outro paises seguirem e se tornar uma tendência, por enquanto é uma atitude isolada e regional.

                                      • informação errada! A Noruega está a migrar para a rádio digital que é o DAB e abandonar o Radio FM. Não é Internet como está aqui escrito

                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas