02 Agosto 2017
O Zenfone 2 Laser é um smartphone já de longa data, tendo praticamente um ano que chegou ao mercado, mas ainda é buscado por brasileiros que anseiam por um bom smartphone por menos de R$ 1 mil.
Aqui temos o chipset Snapdragon 410, modelo que equipou muitos celulares de entrada em 2014. Neste aparelho da Asus, a GPU Adreno 306 precisa lidar com uma tela HD, o que pode comprometer um pouco o desempenho se o sistema não estiver bem otimizado.
O modelo intermediário da Asus apresentou uma boa autonomia de bateria, mostrando que mesmo o chipset sendo já antigo ainda foi possível fazer por uso dos 3.000 mAh disponíveis. Mas será que o Zenfone 2 Laser também é bom de desempenho?
Em uma abordagem mais prática, abrimos 12 aplicativos em seguida, sendo o primeiro deles o de relógio para iniciarmos o cronômetro. A ordem de abertura dos aplicativos é a seguinte: Câmera, Galeria e Configurações, apps nativos, e outros baixados da Play Store, como o Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8. Por aqui, realizamos dois ciclos de abertura dos aplicativos na mesma ordem, contando apenas as "voltas" no cronômetro nativo.
O aparelho da Asus precisou de 3 minutos e 47 segundos para abrir todos os apps citados. Este é um tempo consideravelmente ruim, ficando abaixo do esperado para um smartphone intermediário. A pior parte é que ter apenas 1 GB de RAM não é suficiente para oferecer um bom uso do sistema – talvez a variante com 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento ofereça melhores resultados.
Como visto no vídeo no início da matéria, nenhum app permaneceu aberto em segundo plano. Praticamente todos os apps tiveram que recarregar o conteúdo, o que fez o Zenfone 2 Laser demorar mais tempo na segunda rodada.
O AnTuTu faz um teste aprofundado do hardware e do software do aparelho. No caso Asus Zenfone 2 Laser, o smartphone conquistou apenas 27.713 pontos, ficando pouco acima de modelos de entrada lançados ano passado. Isso mostra que o chipset Snapdragon 410 precisa se aposentado. O mesmo podemos dizer da GPU Adreno 306 que não tem mais força para rodar testes gráficos na resolução HD.
O GeekBench, ao contrário do AnTuTu, testa apenas a CPU, RAM e GPU. O diferencial está no teste de processamento que mede o desempenho de apenas um núcleo e de todos os núcleos trabalhando ao mesmo tempo. Aqui temos 479 pontos no teste single-core e 1.374 pontos no multi-core. No teste ‘compute’ temos 763 pontos para o Zenfone 2 Laser. Mais uma vez, uma pontuação razoável para um modelo intermediário.
O GFX Bench faz apenas uso da GPU do smartphone, no caso do Zenfone 2 Laser temos a Adreno 306. O primeiro teste usa a API gráfica Open GL 3.0 com o teste Manhattan na resolução nativa do aparelho e também simulando a resolução Full HD. Aqui temos 3,8 FPS no primeiro teste e 1,7 FPS no segundo.
Este benchmark também conta com o teste T-Rex, que faz uso da API gráfica OpenGL 2.0, e por ser mais leve que a anterior, faz com que a Adreno 306 consiga resultados melhores: 9,2 FPS na resolução nativa e 5,1 FPS na resolução Full HD.
Este benchmark é focado apenas na GPU do smartphone. Ele oferece vários testes que usam animações com exigências diferentes do chip gráfico. Usamos em nosso teste o Sling Shot, que é indicado como padrão para o Zenfone 2 Laser pelo próprio app do 3D Mark. E neste teste a Adreno 306 conseguiu 53 pontos. Em nenhum momento durante a execução do benchmark vimos o Zenfone superaquecer, pelo menos.
Por fim temos o teste com jogos usando a ferramenta Gamebench para medir a taxa de quadros por segundo. E mais uma vez a Adreno 306 mostra que é uma GPU já defasada para os padrões atuais. O Zenfone 2 laser consegue rodar o jogo Modern Combat com apenas 24 quadros por segundo na resolução regular que vem como baixamos o jogo da Play Store.
Em Subway Surfers, um jogo consideravelmente mais leve, rodou com o dobro da taxa de quadros, neste caso 48 FPS. Curiosamente, a ferramenta Gamebench não conseguiu medir a taxa de quadros por segundo do Asphalt 8 aqui no Zenfone 2 Laser. Tentamos com outras ferramentas similares e tivemos o mesmo problema.
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