LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung fala sobre Brasil, futuros lançamentos, rivalidade e mais | TudoCelular Entrevista

24 de fevereiro de 2017 63

A Samsung anunciou ao final de janeiro a chegada de sua linha Galaxy A 2017 em nosso país, sendo esta a terceira geração dos smartphones chamados de "intermediários de luxo'. Tanto o Galaxy A5 2017 quanto o Galaxy A7 2017 possuem grandes mudanças em relação aos seus antecessores, incluindo certificação IP68, que dá resistência à água e poeira, design remodelado e muito mais.

Para saber mais sobre a aceitação destes produtos por parte dos brasileiros, além de planos da empresa para o futuro e outros assuntos de interesse dos nossos leitores, conversamos com Renato Citrini, atual Gerente Sênior de Produtos da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil.

Renato Citrini, Gerente Sênior de Produtos Mobile da Samsung Brasil
Aceitação da linha Galaxy A

A linha Galaxy A pode ser considerada como um "entre-nicho" para usuários que consideram os modelos Galaxy J básicos demais mas não desejam ou podem partir para os flagships da família Galaxy S. Por isso, resolvemos perguntar a Renato Citrini sobre como a Samsung percebe a aceitação do público para estes modelos considerados "intermediários de luxo".

De acordo com ele, a aceitação do público brasileiro vem se mostrando cada vez melhor desde os primeiros Galaxy A lançados ainda em 2015, sendo algo que deve aumentar ainda mais com todos os diferenciais implementados na nova geração, como certificação IP68, acabamento em vidro curvo na parte traseira, design "sem protuberâncias" e conjunto de câmeras respeitável.

Diferenças entre linhas Galaxy A e Galaxy S

Devido à proximidade do preço entre um modelo atual da linha Galaxy A e o flagship lançado para o ano anterior pela Samsung, muita gente nos questiona sobre qual a melhor opção de compra. Atualmente, por exemplo, uma das perguntas que mais recebemos é se vale mais comprar um Galaxy A5 2017 ou investir logo no Galaxy S7.

Segundo o executivo, a Samsung consegue perceber muito bem a diferença entre os consumidores que optam pelos modelos da linha Galaxy S daqueles que partem para os da família Galaxy A. A grande questão aqui estaria muito além do preço cobrado, sendo algo mais voltado ao estilo de vida da pessoa e em como ela interage com os outros ao seu redor.

Um exemplo curioso dado por ele é que os usuários de flagships geralmente contam com a tendência a divulgar o máximo possível que utilizam um aparelho topo de linha, ou seja, além de tecnologias mais completas eles buscam também pelo status que este tipo de produto traz. Já quem escolhe um modelo da linha Galaxy A normalmente é mais comedido, buscando se diferenciar dos demais e "ditar tendência" ao andar com um dispositivo não tão conhecido, mas que possui qualidades incríveis.

Finalizando, ele afirma que a linha Galaxy S continua contando com o que há de mais completo em termos de tecnologia mesmo se comparada à linha Galaxy A de geração seguinte, sendo utilizados apenas alguns elementos em comum para aumentar o apelo dos modelos intermediários. Este ano, por exemplo, tivemos chegada da certificação IP68, enquanto em 2016 foi implementada a traseira em vidro e o leitor de impressões digitais.

Lançamento do Galaxy A3 2017 no Brasil

Com a chegada dos novos Galaxy A5 e Galaxy A7 muita gente questionou sobre a ausência do Galaxy A3 2017, que no exterior foi apresentado exatamente na mesma data dos demais. De acordo com Renato Citrini, o produto pertence a um nicho não muito visado pelos consumidores brasileiros, principalmente por contar com uma tela de "apenas" 4,7 polegadas, o que para os padrões atuais é considerado pequeno.

Devido a isto, a companhia decidiu não disponibilizar o aparelho por aqui, preferindo focar seus esforços em produtos que de fato contam com atenção do público. Ele aproveitou ainda para nos entregar um interessante dado, onde é dito que em 2016 os dispositivos com tela de 5,5 polegadas ou mais já correspondiam a 24% de todo o mercado nacional, o que exemplifica bem a tendência de displays cada vez maiores.

Importância do mercado brasileiro

Por falar no mercado brasileiro, Citrini foi enfático ao afirmar que nosso país possui uma enorme atenção por parte da Samsung, sendo um território extremamente importante onde a empresa precisou muitas vezes adaptar seus produtos para conseguir o sucesso que detém atualmente.

Isto pode ser percebido por exemplo nos modelos da linha Galaxy J, que não contam com flash LED frontal no imponente mercado dos Estados Unidos mas chegaram com tal diferencial em solo brasileiro. Isto se deu após uma profunda análise do padrão de uso de smartphones por aqui, sendo visto um campo ainda praticamente inexplorado onde a companhia poderia suprir a demanda que se mostrava cada vez maior.

Política de flagships capados

Este papo sobre a política da Samsung e sua visão do nosso mercado não poderia ir para outro lugar que não a tendência de muitas companhias em trazer aparelhos "capados" para o Brasil. Vimos isto em 2016 com modelos como LG G5 SE, Sony Xperia X e Motorola Moto Z, onde nos dois primeiros casos apenas a versão intermediária foi lançada por aqui enquanto na terceira tivemos a comercialização somente da variante mais simples do flagship, com o Moto Z Force ficando longe do solo tupiniquim.

Segundo Renato Citrini, a fabricante sul-coreana não vê qualquer possibilidade de lançar versões mais básicas de seus smartphones no Brasil e deixar os consumidores sem os flagships de fato, sendo justamente esse um de seus grandes diferenciais em nosso mercado: a possibilidade de atuar em absolutamente todos os nichos.

Danos à imagem causados pelo Galaxy Note 7

Não poderíamos deixar de comentar também sobre os problemas envolvendo o Galaxy Note 7, que chegou a ser anunciado em solo brasileiro mas nunca teve sua comercialização iniciada por aqui oficialmente. Perguntamos a ele então sobre como isto afetou a imagem da Samsung em nosso país, e se foi percebido algum impacto nas vendas devido à possível desconfiança quanto à segurança dos produtos.

De acordo com Citrini, houve sim um certo murmurinho quando a Samsung decidiu adiar (e posteriormente cancelar) as vendas do Galaxy Note 7 por aqui, porém o fato da empresa ter conseguido contornar o problema antes de qualquer aparelho ser entregue aos consumidores foi algo extremamente benéfico para sua imagem. Além disso, todas as pesquisas realizadas nos meses seguintes para dar uma resposta clara e honesta aos consumidores também pesou positivamente, demonstrando que a sul-coreana é capaz de reconhecer seus erros e trabalhar para que não se repitam.

Planos para o futuro

Por fim, perguntamos ao executivo sobre os planos para a linha Galaxy A, já que em meados de 2016 o próprio DJ Koh afirmou que a Samsung já trabalhava para levar o leitor de íris a modelos intermediários. Obviamente que este tipo de informação é confidencial e nenhum detalhe mais aprofundado sobre o assunto poderia ser dado, porém Renato Citrini declarou que esta é uma evolução natural que eventualmente acontecerá, ainda que no momento não haja um prazo público para tal.

Com tudo isso, podemos ver que a Samsung está confiante quanto ao sucesso de sua linha Galaxy A em solo brasileiro, porém continua estudando nosso mercado profundamente para se adaptar e evitar que produtos não tão atrativos para ao nosso padrão sejam comercializados.

Além disso, as declarações de Renato Citrini não deixam dúvidas quanto à importância do Brasil para a fabricante sul-coreana, algo que deve alegrar quem estava começando a se preocupar com tanto dispositivo chegando capado por aqui.

Texto por Wallace Moté

  • O Samsung Galaxy A7 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A5 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

63

Comentários

Samsung fala sobre Brasil, futuros lançamentos, rivalidade e mais | TudoCelular Entrevista
  • e nada da linha J se vai sair alguma coisa ou se vão parar de fazer

      • "a fabricante sul-coreana não vê qualquer possibilidade de lançar versões mais básicas de seus smartphones no Brasil e deixar os consumidores sem os flagships de fato" ganhou de todas as outras empresas porcarias que desconsideram o BR.

        • Samsung sempre foi uma bosta. ...%uD83D%uDCA9

            • Nessa entrevista poderiam ter indagado mais sobre o A3 2017, usando como referência o A3 2016, o qual eles deixaram de lançar aqui no início do ano passado com a mesma desculpa, mas lançaram 6 meses depois.

                • Não considero G5 SE e X como capados. São outros aparelhos.
                  Inter premium. Pode-se criticar a não vinda de G5 e X Performance.

                  Capado na minha opinião é vc ter o mesmo aparelho com diferentes quantidades de ram por exemplo e armazenamento e trazer o pior.. Ou ter clock inferior tipo moto z.


                  Tipo ... Smartfone Y

                  2gb ram e 16gb para Brasil
                  3gb ram e 32gb o internacional

                  • Você tem meu respeito, Samsung.

                      • Cara de cocô mesmo. Mas é claríssimo que a Sambroxa não vai falar mal do Brasil numa entrevista. É claro que vai dizer isso e aquilo e que por isso deu nisso. Já viram alguma entrevista onde o cara fala mal do povo? Eufemismo bem descarado. Daí o cara fala que 25% usa tela grande! Pelamor né! É claro que vai usar tela grande porque só vende lixung com tela grande! E 25% representa nada nada! Tá bem longe dos 50%.

                          • O Brasil é tão importante que é sempre um dos últimos a receber uma atualização, seja ela um patch ou seja uma mudança na versão do Android em si (usuários do Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge sabem do que eu digo, e saibam que isso já não é de hoje).
                            O Brasil é tão importante que, mesmo não tendo aparelhos capados, nunca recebe a versão mais potente de um aparelho da linha Galaxy S, por exemplo.
                            O Brasil é tão importante que o Galaxy A3 tem sempre que chegar depois, porque a geração anterior foi lançada com atraso, prejudicando o cronograma.
                            O Brasil é tão importante que mesmo num mercado onde o Windows Phone tinha um marketshare interessante (para os padrões mundiais, digo), só recebeu 1 dos 4 smartphones lançados da linha Ativ, e nem o Windows Phone 8.1 mandou pra nós (algo bem parecido que a LG fez com os Optimus L3 e L5 e faz atualmente com o Leon, o Volt e o Prime Plus).
                            O Brasil é tão importante que nem recebe os smartphones das linhas Xcover e Galaxy S Active.

                            O Brasil é importante pra Samsung? Sei! Vou fingir que acredito.

                              • Acho que o S Active é só de operadora e nos EUA

                                  • Grande coisa!
                                    Primeiro, porque o Galaxy S4 Active foi lançado aqui no Brasil.
                                    E segundo, há vários aparelhos que aparentemente são exclusivos de uma operadora que já foram lançados em outro país.

                                    • O Brasil SEMPRE recebe a melhor versão do Galaxy S, a Exynos. É sempre um dos primeiros a receber flagships, sempre teve aparelhos especialmente desenvolvido para o país, a linha S Active se tornou exclusiva dá operadora AT&T, mas quando ele era um aparelho global em 2013 chegou a ser lançado aqui, a Xcover ela não lança porque não tem mercado, como é dito na matéria, eles fazem uma análise detalhada do mercado e só lançam oque realmente vai vender.

                                      • O Brasil é tão importante que na época do lançamento do Note 4, foi um dos primeiros países a receber um update do sistema. Brasil só recebeu o A3 2016 tarde, pois não houve venda satisfatório com o A3 2015, ainda assim, a Samsung oficializou a venda para quem prefere telas pequenas. Windows Phone era dominado pela Nokia, e mesmo sem sucesso do sistema, a Samsung disponibilizou o topo de linha Ativ S e alguns outros. Samsung também disponibilizou o S4 Active no Brasil, e provavelmente não houve grande demanda para trazer os posteriores.

                                        Fazer do Brasil um mercado importante não é sinônimo de lançamento de trocentos aparelhos. Para isso existe pequisa, nenhuma empresa quer ter seus aparelhos mofando nas prateleiras só por causa de uns gatos pingados que preferem os tais.

                                        • Só uma ressalva, tive um 720 e recebi sim o 8.1...

                                        • Tem que lançar o A3 2017 aqui

                                          Mas com variante de 32GB

                                          • Eu não gosto de celular grande, 4.7" é ideal, questão de gosto. Uma pena o a3 não vir. Mas o pior foi a justificativa do cara... Deixando claro q o q vem em primeiro lugar são os lucros, o usuário não é problema deles. A linha A vem em três versões, mas aqui no Brasil uma não tem "mercado" (aos olhos deles) daí não vão lança la aqui, alguém cala esse cara, ao menos invente uma desculpa melhor camarada, pq assim vc queima o nome da empresa q te emprega. Por isso a Apple é o que é. Com concorrentes como a Samsung, q não pensa no usuário, fica fácil dominar o mercado.

                                            • A justificativa sobre o perfil dos usuários da linha Galaxy S e A é a coisa mais imbecil que já li. Era mais fácil ele falar: temos a linha Galaxy A porque precisamos lançar aparelhos o tempo inteiro, extramente parecidos, inclusive em design, specs e preço.

                                                • Eu quero saber é do Android N pro s7

                                                  • E os altos preços ? Tinha q perguntar pra ele se podia abaixar uns 600 reais no mínimo

                                                      • A5 é um gostoso

                                                        • daqui a uns meses chega o a3, a mesma novela de 2016

                                                            • Samsung só fala, o concierge dela que deveria ser um atendimento vip é so ilusorio, quem precisou dele sabe como é. Ela trata os usuarios como peças, ah se nao quer nosso produto va comprar de outro. Eu particularmente é meu ultimo ano com smartphone da serie S, samsung, esses engravatados ai e os consultores da samsung so sabem falar, porque fazer o que é bom, nada! Eu estou torcendo que dê depois de 2 meses varios defeitos no s8 para ela entrar em parafuso e o consumidor dela parar de comprar, ou pensar 2x antes. TEM de reformular o atendimento ao cliente e fazer um checkup dessas pessimas advance express do brasil, ela é a motorola, impressionante o tanto de gente reclamando do moto g 4 plus, hoje na minha cidade teve b.o e tv numa a.t da lenovo , pq a recepcionista falou com um advogado: VA na justiça procurar seus direitos, pq nos nao vamos mexer no seu aparelho. E pelo que vi era touch fantasma, sensibilidade. Fora que ela tb amarra esses updates, quando o mundo ja ta com and8.1 ela lança o and7.0.MINUS.1 todo bugado.

                                                              • Acho uma bola fora deixar de lançar aqui um opcional de tela menor como o A3 2017.

                                                                • Inegavelmente a samsung é a empresa que atua e da importância ao mercado brasileiro.

                                                                  • Bem que a Samsung podia trazer para o Brasil o Galaxy TabS Pro com Windows 10.

                                                                      • Será que em um futuro, quem sabe próximo teremos a versão azul (blue mist) do Galaxy A5 aqui no Brasil???

                                                                        • "Segundo Renato Citrini, a fabricante sul-coreana não vê qualquer possibilidade de lançar versões mais básicas de seus smartphones no Brasil" Já virei fã desse cara.

                                                                          • E o update ? kkk

                                                                            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas