LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O perigo por trás das telinhas: estudo revela o lado negativo do uso das redes sociais

07 de março de 2017 37

Apesar da proposta de socialização das redes sociais, já aprendemos que elas podem fazer muito mal às pessoas em alguns casos, até mesmo levando-as à depressão.

Um novo estudo norte-americano feito pela Universidade de Pittsburgh sobre esse tipo de website chegou a outra polêmica conclusão.

A cada 1787 adultos entre 19 e 32 participantes que utilizaram serviços de redes sociais por mais de duas horas por dia experienciaram o esquisito 'isolamento social', comparado aos que faziam menos uso desse tipo de aplicativo.

Na mesma pesquisa, aqueles que visitavam plataformas sociais 58 ou mais vezes por semana chegavam a ter até três vezes mais chance de se isolarem socialmente do que os que usavam menos de 9 vezes por semana.

O isolamento social pode ser classificado como aquele tipo de situação onde o indivíduo se sente deslocado, como um 'peixe fora d'água', e não consegue se engajar com outros, criando interações e relacionamentos — e acredite se quiser, isso está diretamente ligado com vários outros fatores que podem aumentar o risco de morte.

O autor do estudo, Brian Primack, MD, PhD e diretor do centro de Pittsburgh de pesquisa em mídias, tecnologia e saúde, comentou que o estudo era importante pois os problemas sociais e mentais estão atingindo níveis epidêmicos em jovens adultos.

Ele nos relembra que somos criaturas inerentemente sociais, mas a vida moderna e novas tecnologias tende a nos isolar em vez de nos aproximar, por mais que pareça que as redes sociais apresentem oportunidades de preencher o 'vazio social' sentido por muitos.

Contudo, os resultados da pesquisa, publicado no American Journal of Preventive Medicine, não foram capazes de dar certeza de que as redes sociais, de fato, causam isolamento das pessoas.

De acordo com a Professora de Pediatria de Pittsburgh, Elizabeth Miller, é possível que os jovens adultos que se sentiram solitários inicialmente procuraram as redes sociais como uma espécie de refúgio, ou que seu uso crescente dos serviços fez com que, de alguma forma, eles se isolassem do 'mundo real'.

O importante é que, mesmo que as pessoas se sintam isoladas, redes sociais não parecem ajudar tanto quanto prometem.

Jovens adultos estão se isolando socialmente por causa do uso crescente de redes sociais

Os cientistas até trazem algumas teorias sobre o real motivo do isolamento causado pelas redes sociais, uma delas é a de que o uso constante acaba ocupando o tempo das pessoas, privando-as de 'viver no mundo real'.

Outra teoria é a de que as pessoas acabam se isolando por não serem convidadas para eventos sociais, ou não tendo a 'vida perfeita' que muitos aparentam ter por trás da tela do PC.

De qualquer forma, o indicado por esses profissionais é que os usuários maneirem o uso das redes sociais e prestem atenção a suas vidas reais, para evitar esse tipo de problemas.


37

Comentários

O perigo por trás das telinhas: estudo revela o lado negativo do uso das redes sociais

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas