LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unboxing e primeiras impressões do Moto G5 Plus | Vídeo do TudoCelular

09 de março de 2017 32

A quinta geração da família Moto G já chegou ao Brasil, pouco mais de uma semana depois de ser apresentada oficialmente ao mundo na MWC 2017. A Motorola apresentou o Moto G5 e G5 Plus na terça-feira, 7, e já deu início às vendas dos aparelhos.

O TudoCelular, claro, já garantiu uma cópia de cada modelo para trazer análises e comparativos para vocês, leitores. Eu voltei com uma versão dourada do Moto G5 Plus para casa e aqui está o unboxing e as primeiras impressões deste dispositivo.

Embalagem e acessórios

A caixa do Moto G5 Plus é parecida com a da versão menor, com muitas cores e uma arara dentro do logo da Motorola. Na parte de trás, temos fotos do aparelho nas duas cores, com alguns recursos em destaque e maiores detalhes sobre o smartphone.

No interior da caixa, temos o aparelho com uma película de proteção e, abaixo dele, os acessórios: o carregador rápido TurboPower de 15W, cabo de dados e energia com entrada micro USB, a antena para a TV digital, um fone de ouvido in-ear estéreo com microfone e controle de volume, manuais e a ferramenta de remoção da gavetinha do cartão SIM.

Design e tela

A parte frontal do Moto G5 Plus é bem parecida com a de seu irmão menor. A diferença está na posição da câmera, no lado direito. No centro, temos o alto-falante, com a marca Moto embaixo, e à esquerda o sensor de proximidade, que baixa o volume do áudio quando você encosta o aparelho na orelha (ou apaga a tela durante uma chamada).

A tela tem 5,2 polegadas, apenas 0,2” a mais que o Moto G5. O display é IPS LCD com resolução Full HD e densidade aproximada de 424 ppi. O display ainda conta com proteção Gorilla Glass 3. As dimensões do dispositivo são de 150,2 mm de altura, 74 mm de largura e 7,9 mm de espessura. Ele é um pouco menor que o Moto Z Play, e seria mais fino não fosse a lombada da câmera.

Na parte de baixo temos o novo sensor de digitais, agora em um formado um pouco mais oval, em um meio-termo entre o formato do iPhone e da linha Galaxy. Esse leitor biométrico é também um trackpad, que permite a navegação em um botão, sobre a qual falaremos mais detalhadamente abaixo.

No lado direito do aparelho, temos o botão liga/desliga, com uma texturinha para ajudar o usuário a detectá-lo, e o volume. O lado esquerdo é liso, enquanto a parte superior tem a gaveta dos nano-SIM e cartão de expansão. Abaixo, entrada micro-USB e entrada para fones de ouvido, que também é onde a antena da TV digital é plugada. Detalharemos a traseira depois.

Acabamento e hardware

A Motorola anunciou acabamento metálico na traseira dos dois modelos do Moto G5, mas não é bem o que vemos. Na versão mais básica, a traseira (removível) é plástica, com duas chapas metálicas para oferecer uma resistência um pouco maior. Já o G5 Plus não passa a sensação, mas tem acabamento em alumínio.

A quinta geração da família Moto G não tem proteção contra a água, então é bom deixar o aparelho longe da privada ou da piscina. Os dispositivos possuem, no entanto, proteção contra respingos, então você pode usar seu smartphone durante uma garoa, por exemplo.

Internamente, o Moto G5 Plus é bastante parecido com o Moto Z Play, com chipset Snapdragon 625 e GPU Adreno 506. No entanto, o aparelho mais novo traz apenas 2GB de memória RAM. A versão brasileira ainda tem 32GB de armazenamento interno, expansível via cartão microSD de até 256GB.

Câmera

A Lenovo/Motorola apostou forte na câmera do Moto G5 Plus. A companhia trouxe o sensor IMX362, o mesmo do Zenfone 3 Zoom e com especificações parecidas com o do Galaxy S7. São 12 megapixels de resolução com abertura f/1.7 e estabilização digital para as fotos. Ele ainda grava vídeos em até 4K a 30 quadros por segundo, ou Full HD em 60 fps. A câmera frontal tem 5MP.

O sensor do G5 Plus fica em uma leve lombada, que não existe no Moto G5. Abaixo da lente, temos o flash Dual LED.

Por padrão, a câmera do G5 Plus tira fotos no formato 16:9 em resolução 9,1MP. Para aproveitar o máximo do sensor, o usuário precisa ajeitar nas configurações para capturar imagens em 12MP, alterando o formato da imagem para 4:3.

Trackpad

Por último, mas não menos importante, a grande novidade da nova geração da família G5: o trackpad, que nada mais é que o sensor de digitais substituindo os botões de navegação do sistema. Ele vem desligado por padrão, e para ativar é só ir no app Moto, selecionar Ações e tocar em Navegação em um toque.

O dispositivo vai mostrar um breve tutorial para ensinar como usar, mas é bem simples: deslizar o dedo no sensor para a esquerda é o Volta. Deslizar para a direita abre os Apps recentes. Um toque rápido faz a função do Home. Tocar e segurar até o smartphone vibrar de leve bloqueia. Segurar um pouco mais até a vibração mais forte acessa o Google Now on Tap (ou a Assistant).

Essa navegação é bem interessante, e tem a vantagem de liberar mais espaço na tela para texto e imagem. E, durante um jogo em tela cheia, não é necessário deslizar para baixo para acessar os botões de navegação, basta fazer o movimento desejado para executar a ação.

Um detalhe: a ação de deslizar para a direita ou para a esquerda é configurável. O usuário pode alterar para deslizar para a esquerda voltar e, para a direita, abrir os Apps recentes. Pessoalmente, eu preferi assim, mas vai de cada um utilizar o sentido que lhe for mais conveniente.

O Motorola Moto G5 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

32

Comentários

Unboxing e primeiras impressões do Moto G5 Plus | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas