LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Unboxing e primeiras impressões do Alcatel A5 LED | Vídeo do TudoCelular

28 de maio de 2017 22

A Alcatel surpreendeu muita gente durante a MWC 2017 no final de fevereiro ao apresentar o A5 LED, um modelo intermediário que tem como principal destaque a presença de uma exótica capa coberta por LEDs que podem assumir as mais variadas cores e ritmos.

O aparelho teve sua venda iniciada no Brasil há poucas semanas, e já foi enviado para as bancadas do TudoCelular para que pudesse passar por nossa profunda análise, onde poderemos descobrir se ele é apenas "um smartphone que pisca" ou se tem outros fatores que agregam valor ao usuário final.

Antes de seguirmos com os testes, contudo, vale uma rápida vista no que vem em sua embalagem de venda, já que a Alcatel costuma ser bastante generosa em termos de acessórios mesmo em seus modelos mais básicos. Além disso, é uma boa oportunidade para tirarmos nossas primeiras impressões, dando assim um gostinho do que está por vir.

Confira!

Embalagem e acessórios

Começando pela embalagem do aparelho, temos o padrão Alcatel de ser, com uma caixa feita em materiais resistentes (mesmo que ainda seja de papelão) e acessórios bem organizados dentro dela graças às divisórias internas. O visual da caixa remete obviamente ao grande diferencial do A5 LED, sendo bastante colorida e despojada.

Ao abrirmos, temos além do smartphone duas capinhas. A primeira é a capa de LEDs, que é construída em um plástico mais espesso e resistente, enquanto a segunda é uma capa mais tradicional em um policarbonato mais maleável, contando com acabamento externo que imita aço escovado.

Sobre a capa de LEDs, vale destacar que por ela ser bem mais rígida é um tanto quanto trabalhoso removê-la do aparelho, podendo ser necessário até mesmo o uso de uma ferramenta para fazer papel de alavanca caso você não possua unhas grandes. Já com a capa simples isto não acontece, já que por ser mais maleável ela pode ser extraída sem o mínimo de esforço.

Seguindo para os demais acessórios, temos uma película protetora para a tela, que pode não ser de vidro mas já ajuda bastante, além dos tradicionais manuais e tantos outros papéis que a Alcatel adora incluir em suas embalagens, como certificado do Reclame Aqui e outras informações pertinentes (ou não).

Temos ainda um carregador de tomada com saída de apenas 5V-1A, que veremos mais para frente como se sai ao lidar com a bateria de 2.800 mAh do A5 LED, cabo USB-microUSB para transferir dados e carregar o dispositivo, e fones de ouvido de aparência básica, que contam apenas com microfone embutido.

Design e tela

Passando para o polêmico design do A5 LED, temos um corpo construído com muitos elementos em metal, incluindo a parte que sela sua bateria, possibilitando acesso apenas aos dois slots para chips nanoSIM e para o slot de expansão de memória via microSD.

Em linhas gerais, o aparelho em si é até bastante elegante, principalmente olhando por sua parte frontal. Ele conta com quinas mais retas (mesmo que não completamente) e seu botão home com resposta tátil e leitor de impressões digitais ganha destaque por um pequeno aro prateado. Tanto no lado direito quanto no esquerdo da tecla home temos botões capacitivos retroiluminados, porém eles só aparecem quando acionados.

Já a parte traseira (e também as laterais) irão depender de qual capa você está utilizando já que a capa simples é mais discreta e simples, enquanto a de LEDs passa um ar mais diferenciado. Vale notar aqui que a espessura do dispositivo varia de acordo com a capa usada, já que a de LEDS é mais espessa.

Independentemente da capa que você usar, os botões de volume e energia ficam localizados na lateral direita (sendo o de energia texturizado para ajudar a reconhecê-lo), enquanto na parte inferior temos a porta microUSB e duas aparentes saídas de som, mas apenas a da esquerda funciona de fato, sendo a da direita puramente estética para alocar o microfone de chamadas de maneira mais elegante.

Por fim, na parte superior ficam a porta P2 para fones de ouvido e o microfone secundário para cancelamento de ruído, ficando a câmera principal alocada na parte superior-esquerda da traseira junto a um flash dual-LED em dois tons, e a câmera de selfies ao lado direito do alto-falante de chamadas, com seu flash LED à esquerda do mesmo.

Em termos de dimensões, temos 146 mm de altura por 72.1 mm de largura, sendo tanto a sua espessura quanto o seu peso variáveis de acordo com a capa que estiver utilizando.

Com relação à tela, foi utilizado um painel IPS LCD de 5,2 polegadas com resolução HD (720 x 1280 pixels), o que confere ao A5 LED a densidade aproximada de 282 ppi. Ainda é cedo para dizermos se o display será satisfatório ou não, porém este foi um dos pontos positivos do Idol 4, então esperamos que se repita por aqui.

Hardware e software

As especificações técnicas do A5 LED não são as mais potentes que você encontrará em um modelo intermediário, porém devem ser suficientes para usuários mais básicos e até para arriscar um ou outro jogo. Ainda assim, a presença de apenas 16 GB de armazenamento pode acabar pesando para alguns, mesmo que ele conte com possibilidade de expansão via microSD independentemente do uso de dois chips nanoSIM.

De uma maneira resumida, o A5 LED conta com:

  • Tela de 5,3 polegadas com resolução HD (1280 x 720 pixels), 282 pixels por polegada
  • Chipset MediaTek MT6753 64-bit Octa-Core com clock máximo em 1,5 GHz
  • ARM Mali-T720 MP3 como placa gráfica
  • 2 GB de RAM
  • 16 GB de memória para o armazenamento interno, expansível via cartão microSD
  • Câmera principal de 16 megapixels com abertura f/2.0
  • Câmera frontal de 8 megapixels
  • Dual-SIM
  • Leitor de impressões digitais embutido no botão home
  • Dimensões de 146 x 72,1 milímetros
  • Bateria de 2.800 mAh
  • Sistema operacional Android 6.0 Marshmallow com interface própria da Alcatel

Sobre o software, é incluída uma interface bastante interessante por parte da Alcatel, que apesar de contar com uma cara bastante colorida (que pode ser alterada com o uso de temas) é de certa forma bem próxima do Android 6.0 Marshmallow em sua versão pura, principalmente nos menus de ajustes, aplicativos nativos e central de notificações.

Ainda assim, temos diferenciais importantes para personalização, sistema de áudio e, obviamente, para uso da capa LED, incluindo várias opções curiosas que iremos testar mais a fundo até a análise completa com o aparelho.

Capa LED

Não poderíamos deixar de dar um destaque específico para a capa LED neste hands-on, ainda que seja muito cedo para dizermos até que ponto ela de fato pode ser útil (se é que dá pra chamar algo puramente estético de útil).

Pelo que foi possível notarmos, a Alcatel trabalhou bastante no aplicativo responsável por gerenciar a conexão entre a capa e o smartphone, incluindo várias possibilidades que vão desde o uso de padrões de cores e ritmos predefinidos até "agir conforme a música", "agitar para mudar" e "capturar cena", sendo esta última utilizada em conjunto com a câmera do aparelho para gerar cores exclusivas para a capa.

Curioso para saber mais sobre a exótica capa? Nós também.

Câmera

Por fim, vale uma rápida repassada nas câmeras do aparelho, já que este foi um ponto não tão satisfatório assim em outros modelos da Alcatel que passaram pela análise do TudoCelular.

O sensor principal possui 16 megapixels e abertura f/2.0, sendo auxiliado por um flash com dois LEDs em tons diferentes, enquanto a câmera frontal tem 8 megapixels e um flash LED único para melhorar suas selfies em ambientes noturnos. Vale notar aqui que a empresa incluiu um plástico para proteger a câmera traseira, então é bom lembrar de removê-lo antes de sair fotografando por aí.

O software é basicamente o mesmo que já vimos no review do Idol 4, contando apenas com algumas mudanças pontuais em seu visual e configurações, incluindo alguns filtros para tornar seus registros mais divertidos e funcionalidades para a câmera frontal, como modo de embelezamento.

Um ponto que já podemos criticar, contudo, é a possibilidade de gravar apenas em HD com a câmera frontal, enquanto o sensor traseiro grava em Full HD, ambos com estabilização digital.

Dúvidas e sugestões

E aí, curioso a respeito deste exótico aparelho? Acha que a Alcatel está certa em investir em áreas que as demais fabricantes evitam arriscar? Deixe-nos seu comentário abaixo e não se esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube para ficar por dentro dos próximos vídeos!

O Alcatel A5 LED ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

22

Comentários

Unboxing e primeiras impressões do Alcatel A5 LED | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas