LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Saída de Jony Ive teria impacto bem maior para a Apple do que a morte de Jobs, diz biógrafo

23 de dezembro de 2013 2

Steve Jobs foi uma perda impactante para a Apple, mas não tanto quanto seria perder o designer Jony Ive. Ao menos na opinião do seu biógrafo, Leander Kahney. "A Apple estaria em apuros sem Jony Ive”, afirmou o escritor à Folha. “Jobs formou uma equipe de sucessores. Ive não fez isso.”

Kahney é o autor do recém-lançado livro “Jony Ive - O Gênio por Trás dos Grandes Produtos da Apple” e também o criador do site “Cult of Mac”, além de ter escrito um livro sobre o próprio Jobs em 2008, “A Cabeça de Steve Jobs”.

Ive está por trás do design de produtos importantes, como o iMac, o iPod, o iPhone, o iPad e o MacBook Air. No ano passado, passou a supervisionar também a área de software e contribuiu na remodelagem da interface do iOS.

Jony Ive è vice-presidente sênior de design na Apple
Jony Ive é vice-presidente sênior de design na Apple

Apesar de sua importância e de sua estreita relação com Jobs, é improvável que, um dia, o designer chefie a empresa. "Ele seria um executivo-chefe terrível. Quando Steve Jobs estava vivo, Tim Cook conduzia o dia a dia da empresa, enquanto Jobs se concentrava naquilo que gostava de fazer, que era desenvolver novos produtos com Jony Ive. A situação hoje é a mesma", afirma Kahney.

Ive é bastante discreto, mas também teve seus desentendimentos com colegas da Apple, apesar de, segundo sua biografia, ter resguardado “sua imagem de gentleman inglês de fala mansa”. Segundo o autor, "seus duelos com Forstall e [Jon] Rubinstein [ex-executivo da Apple] revelam outra faceta mais agressiva de seu caráter: ele não tem medo de enfrentar colegas executivos".

No livro, Kahney traz um grande perfil de Ive, mas não consegue explorar tanto seus desentendimentos e detalhes de seu trabalho, afinal, ele ainda está vivo e trabalhando a todo vapor em uma enorme companhia cheia de segredos. Tanto que o autor dedicou um capítulo inteiro ao problema, chamado “Sigilo e Fontes”.

“Jony Ive - O Gênio por Trás dos Grandes Produtos da Apple”, já está à venda no Brasil, publicado pela editora Companhia das Letras.


2

Comentários

Saída de Jony Ive teria impacto bem maior para a Apple do que a morte de Jobs, diz biógrafo

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo