LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

31 de maio de 2020 44

Apple é Apple, e se você quer status, pode comprar qualquer um deles. Mas se está querendo um aparelho da marca e quer comprar consciente, pensando em como gastar melhor o seu dinheiro, deve estar pesquisando dois deles em especial.

O iPhone SE é o dito custo benefício, mas não chegou muito barato por aqui. O iPhone XR já tem sua idade, mas já está em um preço mais econômico para quem não pode vender um rim em troca de uma maçã estampada.

Quer saber qual deles deve ser a sua escolha? Então siga com a gente neste comparativo, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Apple iPhone XR

Com telas de tamanhos bem diferentes, você pode diferenciar o iPhone XR do iPhone SE facilmente, sendo que o mais novo é mais fino, mais leve e menor. Eles até têm detalhes parecidos, como a traseira em cores sólidas e a presença de uma única câmera, protuberante.

O iPhone XR está disponível em seis cores divertidas, contra apenas três do SE. Ambos possuem corpo em alumínio e traseira em vidro brilhante reto, com arestas arredondadas, botões, conexões e saídas na mesma posição e proteção IP67 contra água e poeira.

Apple iPhone SE

Em ambos temos ainda a possibilidade do eSIM junto do chip SIM comum, o que faz eles aceitarem duas linhas. O notch do XR é grande e largo como o do iPhone 11, usado desde o iPhone X. Já o iPhone SE é idêntico ao iPhone 8 e nem tem notch, apenas uma parte superior enorme.

A barra inferior também é bem grande, e acomoda o TouchID, sensor biométrico da Apple. No iPhone XR só contamos com o FaceID. O desbloqueio é rápido em ambos, mas será mais prático no aparelho mais novo.

O iPhone SE tem vantagens e novidades, mas um design antigo, por isso empata com o iPhone XR.

Melhor construção iPhone XR
Slot é híbrido ou não? Ambos
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch iPhone XR
Melhor solução da biometria iPhone SE
Qual é mais leve e mais fino? iPhone SE
Melhor tipo de conexão Nenhum
75.7 x 150.9 x 8.3 mm
6.1 polegadas - 1792x828 px
67.3 x 138.4 x 7.3 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O tamanho da tela já pode ser o que vai determinar sua escolha. Enquanto o iPhone XR é maior, com display de 6.1 polegadas, o iPhone SE é um dos menores lançamentos em muito tempo, com apenas 4.7 polegadas.

Ainda assim, a definição é proporcional para que ambos sejam Retina, isto é, com exatos 326 ppi. Ainda temos LCD nos dois, proteção contra riscos e uma proporção tela corpo bem maior no iPhone XR, uma vez que suas bordas são chamativas, mas não enormes como as do modelo SE. O aspecto é de 19,5:9 no XR, mais moderno e do antigo 16:9 do SE.

Como vantagem o iPhone XR tem resposta de 120Hz que pode ser interessante para jogos, mas em multimídia o iPhone SE é melhor por ter algum suporte a HDR10+ e Dolby Vision, ainda que inferior a linha iPhone 11.

São duas ótimas telas, mas no geral a tela do iPhone XR é mais brilhante, com cores mais equilibradas e próximas do real e bom contraste, além de bordas menores.

E o ponto é do iPhone XR.

Melhor tecnologia de tela iPhone XR
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo iPhone XR
Tela de Hz elevado? iPhone XR
Qualidade geral da tela iPhone XR

Som


Para nossa alegria, os dois competidores deste comparativo contam com som externo estéreo. Ficamos menos felizes, porém, ao ver que não há conexão P2, apenas a proprietária Lightning.

Na caixa, temos os mesmos fones para os dois, usados há anos pela Apple. A qualidade de som é apenas ok e eles podem incomodar se usados por mais tempo. No som externo, a Apple parece ter caprichado mais no iPhone XR, que tem melhor balanço entre os dois falantes e um melhor equilíbrio entre os graves e agudos.

O iPhone SE também é legal, mas é mais desbalanceado, mesmo tendo boa potência de volume.

Assim sendo, o iPhone XR é o celular que merece o ponto do som.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Nenhum
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Com muitas atualizações na manga, um smartphone de 2018 como o iPhone XR não fica muito atrás de um desse ano como o iPhone SE. Os dois têm update para o iOS 13.5, sistema operacional da Apple. A diferença aqui é que, por ser dois anos mais novo, o iPhone SE certamente terá mais atualizações em anos futuros.

É o mesmo iOS de outros aparelhos da marca, mas enquanto no iPhone XR você tem navegação por gestos, todos dentro da tela, o iPhone SE resgata o botão físico que muda um pouco a navegação.

O iOS é leve, fluido, com muitos aplicativos disponíveis e pouca possibilidade de personalização. Em conexões eles também são muito similares, e a única diferença fica para o fato de o iPhone SE vir com a sexta geração do WiFi, quando o iPhone XR ficou na quinta. Fora isso, os dois trazem NFC, Bluetooth 5.0 e não acompanham rádio FM.

Fica esse então um ponto bem esperado para o iPhone SE.

Quantas soluções de biometria oferece? iPhone SE
Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? iPhone SE
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Nenhum
Faltam conexões? Sobram? iPhone SE

Desempenho

O iPhone XR é de dois anos atrás, mas o processador do iPhone SE também não é super atualizado e é de 2019, então eles não estão tão distantes em processamento. O modelo mais novo traz chipset A13 Bionic, o mesmo do iPhone 11, com 3 GB de RAM. A memória do XR é a mesma, mas o processamento conta com um A12 Bionic, todo da Apple.

Nenhum deles conta com microSD e trazem versões de 62 GB, 128 GB ou 256 GB. Em benchmarks, o iPhone XR fica alguma coisa abaixo do SE, aproximadamente 12%. Em nossos testes de abertura a diferença também não é muita, com pouco mais de 3 segundos de mais velocidade no iPhone SE.

No geral, são dois smartphones que não terão problemas de desempenho por enquanto, talvez apenas depois de alguns anos de atualizações. Eles têm números gerais inferiores a aparelhos mais caros como o iPhone XS e a linha 11, mas são fluidos e rodam jogos muito bem, muitos títulos a 60fps.

Em conexões, os dois trazem NFC e Bluetooth 5.0, e no WiFi o iPhone SE está mais atualizado, na sexta geração, ficando a quinta para o iPhone XR.

O iPhone SE é ligeiramente melhor e será mais atualizado, levando o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura? iPhone SE
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? iPhone SE
Quem tem melhores números de benchmark? iPhone SE
Qual o processador mais atualizado? iPhone SE
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Ambos
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Na bateria, a Apple foi mais generosa com o iPhone XR, muito por ser maior e com tela grande. Como iPhone SE tem corpo de um tempo em que a empresa era ruim nesse quesito, sobrou pra ele apenas 1.821 mAh, contra 2.942 mAh do XR.

E isso fez que nos nossos testes, as medíocres 13 horas e 40 minutos totais do SE ficassem abaixo das não muito melhores quase 15 horas do iPhone XR. Em tela o resultado é o mesmo, mas com 30 minutos de diferença apenas. Nenhum deles é ótimo, mas o XR se sai melhor.

Na recarga, tendo bateria menor, o iPhone SE consegue ficar 15 minutos abaixo das 3 horas pedidas pelo iPhone XR para chegar aos 100%. O carregador de ambos é o mesmo, um simples de 5W, entre os piores atualmente. Pelo menos, eles contam com carregamento sem fio.

O ponto aqui fica com o iPhone XR, que mesmo com tela maior dura mais.

Qual tem mais bateria? iPhone XR
Qual recarrega mais rápido? iPhone SE
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? iPhone XR
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmeras

Não houve muito esforço da Apple no sentido de aprimorar a parte física das câmeras. Temos nos dois o mesmo sensor wide de 12 megapixels com abertura f/1.8 com PDAF e estabilização óptica.

Mas, como já constatamos em nosso comparativo feito entre o iPhone 8 e o iPhone SE, alguma coisa muda porque o chipset mudou, e assim também o pós-processamento. O XR era um celular da Apple que já tinha melhorado em algumas coisas, e isso foi ultrapassado no SE.

O alcance dinâmico está melhor no iPhone SE, enquanto que as cores estão naturais em ambos, como é de costume em iPhones. Há bom contraste e pouco ruído, e os dois vão tirar ótimas fotos em ambientes abertos. Em ambos o modo retrato só funciona com pessoas, mas foi bem aprimorado no SE.

Em fotos noturnas, falta aos dois um modo escuro, e o SE conta com mais ruídos, enquanto que o XR se sai muito bem nesse quesito. São duas câmeras ótimas, não excepcionais, e não brigam com os destaques em topos de linha, mas serão mais do que suficiente para a maioria das pessoas.

Podemos dizer que há um empate aqui.

Melhor conjunto de câmera traseira Nenhum
Melhor DxOMark, se tiver Apenas o iPhone XR
Cores mais equilibradas Ambos
Melhores fotos noturnas iPhone SE
Melhores fotos externas iPhone XR
Melhores fotos internas Ambos

Fotos tiradas com o Apple iPhone SE

Com o mesmo conjunto, os dois também trazem estabilização óptica aos vídeos, que podem ser capturados em 4K até 60fps.

Durante o dia, a qualidade de vídeo de ambos agrada bastante, com boa estabilização e gravação de áudio estéreo. De noite o áudio ainda é bom, mas o foco se torna mais lento. Ainda assim, o SE consegue captar mais luz no escuro, e se torna uma opção melhor.

O ponto fica com o iPhone SE.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Nenhum
Grava em 4k a 60fps? Ambos
Melhor em vídeo iPhone SE

Fotos tiradas com o Apple iPhone XR

Nas selfies, as especificações são as mesmas também, com sensor de 7 megapixels e abertura f/2.2. Mas, mais uma vez, é um terreno dominado pelo pós processamento do hardware mais novo.

O iPhone XR se equipara ao iPhone XS em qualidade, que é muito boa, mas o iPhone SE traz resultado excelente que supera o de rivais com muito mais megapixels Android, com recorte ótimo e bom contraste.

O iPhone SE também leva o ponto das fotos frontais.

Melhor conjunto de câmera frontal iPhone XR
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie iPhone SE

Preço

Quando foi lançado, por preços a partir de R$ 4.300, o iPhone XR era para ser o modelo mais econômico da linha X de 2018, mas não necessariamente um custo benefício. O iPhone SE, por outro lado, chegou com essa premissa, mas o valor de R$ 3.700 não o deixou tão atraente assim.

O preço dos dois já teve queda e até alta por causa do dólar, mas estão ambos em uma média de R$ 3.300, mas o XR já teve preços abaixo dos dois mil e oitocentos. Mas o custo benefício maior é do iPhone SE, que tem ainda mais chances de queda, mesmo sendo mais novo.

Temos um último ponto para o iPhone SE.

Qual teve melhor preço de lançamento? iPhone SE
Qual tem melhor custo benefício? iPhone SE
7.6 Hardware
4.8 Custo Benefício

Apple iPhone XR

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Em pontos, a vitória ficou para o iPhone SE, que levou o dobro dos pontos. Mas, um ponto que saísse dele para o XR e tudo ficaria diferente. Isso porque, se você quer um Apple e pensa em ir em modelos mais econômicos, estes são os dois melhores, e cada um por suas atribuições.

Se você pretende gastar o mínimo possível e prefere um aparelho menor, odeia o notch, prefere um leitor biométrico físico e tradicional e quer mais tempo de atualizações, a escolha é o iPhone SE.

Já se você não se importa com tamanho ou até prefere algo maior, não se importa em usar biometria por face e não tem problemas em apenas mais uns anos de updates de sistema, o iPhone XR ainda é uma escolha ótima, com bom custo benefício e bateria que dura mais.

RESULTADO

Apple iPhone XR: 5 PONTOS

  • Design mais moderno
  • Melhor tela
  • Melhor áudio
  • Melhor duração de bateria
  • Ótima câmera traseira

Apple iPhone SE: 7 PONTOS

  • Melhorias na construção
  • Mais atualizações
  • Melhor desempenho
  • Ótima câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

Curtiu? Acha que o iPhone XR é melhor do que o iPhone SE? Ou concorda com a nossa pontuação? Qual deles você levaria? Comenta aqui embaixo!

(atualizado em 19 de março de 2024, às 08:14)

44

Comentários

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo