LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

24 de junho de 2020 28

Essa semana a Apple transmitiu uma gravação da WWDC 2020, seu evento para desenvolvedores. Essa é a primeira vez em que não tivemos plateia e apresentação ao vivo. Ainda assim, novidades não faltaram, e foram quase duas horas de novas versões do iPadOS, MacOS Big Sur e, claro do novo iOS 14.

E é do iOS 14 que vamos falar hoje, mostrar todas as novidades. "Novidades" alguns vão dizer. Isso porque algumas das novas funções apresentadas já existem há alguns bons anos no Android, como widgets e gavetas de apps (aliás, será que agora a Xiaomi coloca gaveta de apps em tudo agora?), todo com nomes especiais como a Apple sabe fazer.

Muitos fãs de Android e, ainda mais, haters de Apple, disseram "mas isso já tinha no Android há anos". Pois é, mas não tinha no iOS, agora tem. E quem gosta de iOS agora não precisa passar para o Android só pra ter isso. A MIUI imita o iOS na cara dura e não estamos vendo ninguém fazer drama. E a Apple, como sabemos, leva anos para implementar algumas coisas, mas quando o faz, faz direito, sem bugs e de forma fluida. Assunto para outro dia, vamos acompanhar as maiores novidades do iOS 14 aqui no TudoCelular.com.

Quando chega no seu iPhone

Vamos mostrar as novidades em um iPhone X que está com a beta do iOS 14 instalada. O update vai chegar oficialmente para muitos smartphones da marca em setembro, quando o iPhone 12 for lançado já com ele.

Estes são os smartphones que devem receber a atualização:

App Library

A maior novidade, que para os usuários de Android não passa de notícia velha, é o App Library, que nada mais é do que uma gaveta de aplicativos, coisa que nunca tinha aparecido no sistema da maçã.

Agora, ao arrastar as janelas até o fim, você encontra uma área em que seus aplicativos estão distribuídos em pastas pré montadas pelo sistema, de acordo com categorias e funções como “recém instalados”. Pastas com apenas quatro apps não precisam ser abertas e o toque abre o app na hora. Com mais de quatro apps, mostra que há mais na pasta e aí sim pode ser aberta.

Puxando para baixo no topo da tela você abre uma lista com todos os seus aplicativos em ordem alfabética. Manter tocado no app abre a opção de remover e, se o app estiver na home, oferece a opção de enviar o app para a App Library.

Para criar uma pasta própria, mantenha tocado um app na home e traga outros apps para perto dele. Isso está disponível em iPhones mais recentes. Você ainda pode ter pastas na home.

Todos os aplicativos ficam no App Library, mas nem todos ficam na home. Um app pode estar ao mesmo tempo na home e no App Library. Nas configurações você pode escolher mandar os app recém instalados direto para o App Library.

Widgets e home editável

Outra novidade visível e super comentada é a presença de Widgets. A Apple já tem Widgets no MacOS há muito tempo, e no iOS já tinha feito algumas implementações tímidas. Mas agora eles chegaram com tudo e podem ser instalados na home, no meio dos outros apps. Uma coisa muito Android que não agradou alguns usuários Apple.

Mantendo o dedo na home, um botão de "+" aparece no canto superior, e no menu que aparece você encontra uma lista dos widgets disponíveis. Por enquanto, só temos os da Apple, mas desenvolvedores de outros apps já podem trabalhar em widgets próprios. No iPhone X não aparecem todos os que vimos em outros iPhones, normal para uma versão beta do sistema.
Ao tocar, você escolhe um deles, e aí pode escolher o tamanho do widget. São três disponíveis, que pegam quatro, oito ou dezesseis espaços de apps. Dá para colocar widgets tanto na home como na janela de busca.

Um dos mais interessantes é o widget Smart Stack, que rotaciona os widgets durante o dia para mostrar informações relevantes. Alguns widgets levam aos apps a que estão relacionados, outros não possuem ações, como o de bateria. Em iPhones mais atuais, a animação relacionada a eles é bem bonita.

Ah, e também é possível desligar e religar janelas da home, embora ainda não seja possível saber a real utilidade disso. Ao manter o dedo na home, toque nas bolinhas que aparecem abaixo da tela e selecione quais janelas quer no momento. Você pode ativá-las novamente depois.

Siri mais discreta

A Siri ganhou uma repaginada. Como iremos ver em outras novidades, um dos objetivos da Apple com o iOS 14 é acabar com funções que pegam toda a tela do aparelho, e por isso agora, quando falamos com a Siri, ela mostra que está ouvindo em um círculo abaixo da tela apenas.

Ao responder, as frases aparecem no lugar das bolinhas da home, e informações maiores e mais importantes ficam na parte superior da tela, como notificações. E ela agora também responde apenas com texto quando o celular estiver no silencioso.
[Microfone e câmeras detectados]
Uma novidade importante de privacidade chegou com o iOS 14. Simples, mas importante. Agora, sempre que o microfone estiver em uso pelo aparelho, uma pequena bolinha laranja aparece do lado direito do notch. Se for a câmera em uso, a bolinha é verde.

Assim, se algum aplicativo malicioso estiver usando microfone ou câmera em momentos que você não autorizou, você fica sabendo. Só vai ter que descobrir qual é sozinho.

Microfone e câmeras detectados

Uma novidade importante de privacidade chegou com o iOS 14. Simples, mas importante. Agora, sempre que o microfone estiver em uso pelo aparelho, uma pequena bolinha laranja aparece do lado direito do notch. Se for a câmera em uso, a bolinha é verde.

Assim, se algum aplicativo malicioso estiver usando microfone ou câmera em momentos que você não autorizou, você fica sabendo. Só vai ter que descobrir qual é sozinho.

Vídeos e vídeo chamadas em PiP

O pessoal que usa o Android já cansou de ver isso, mas finalmente temos no iOS o recursos PiP, picture in picture. Claro, não aqui no iPhone X, onde essa função simplesmente não apareceu.

Você ativa a função nas configurações do sistema, e então, em qualquer aplicativo que esteja passando um vídeo, você poderá minimizar o app e o vídeo continuará passando na home ou em cima de outros aplicativos.

Você pode redimensionar o tamanho do vídeo, e ao tocar nele volta para o app que o está reproduzindo. Essa nova função também serve para aplicativos com chamadas em vídeo, como o FaceTime.

Ligações mais escondidas

Sabe a enxugada que deram na Siri e o objetivo de não entupirem mais a tela toda? Isso também serve para as ligações recebidas. Isso facilita a vida de quem quer continuar mexendo no celular mas não quer recusar a chamada.

É só arrastar o pedido de chamada, que aparece como notificação na parte superior da tela, e a ligação vai continuar chamando, só que ela não fará mais barulho e nem vai vibrar o smartphone.

Novo app de tradução

E para largar de dar popularidade para o Google, a Apple também trouxe no iOS 14 seu próprio aplicativo de tradução, chamado Traduzir. Ele é muito parecido com o Tradutor do Google, mas com a interface conhecida da Apple.

Você pode inclusive levar conversas instantâneas com diálogo traduzido ao vivo, e pode baixar os pacotes de idiomas para não precisar de internet.

App padrão chegou para ficar

Provavelmente fugindo de problemas jurídicos de regulação, principalmente na Europa, e para a alegria de todos, agora a Apple permite que você escolha qual o aplicativo padrão para usar emails ou navegador. Essa foi outra função que eu não consegui fazer funcionar no iPhone X.

Back tap cheio de utilidades

O Back tap é uma função escondida das que mais gostamos. Em português ela se chama Tocar na traseira, e fica dentro das opções de Acessibilidade e Toque. Usando o acelerômetro do aparelho, você pode configurar funções ou aplicativos que serão ativados com toques.

É possível escolher usos para dois ou três toques na traseira. Ainda não está funcionando muito rápido ou de forma precisa em 100% das vezes, mas dá para ativar gestos de rolagem, atalhos do sistema, aumentar o volume, capturar a tela, acessar a Central de Notificações e outros.

App Clips

Com a função App Clips será possível acessar aplicativos para serem usados rapidamente, como de estacionamentos, restaurantes e outros, sem precisar instalá-los em seu smartphone. Você os acessa via NFC ou QR Code, e uma janela abre na tela mostrando o app e dando a oportunidade de usar sem instalar.

Melhorias no CarPlay e novidades para carros

O CarPlay, interface da Apple para carros, teve pequenas melhorias, como a Siri também mais discreta e o uso de wallpapers. Mas, mais do que isso, a Apple está testando com a BMW a possibilidade de abrir o seu carro com o celular e o NFC.

Também será possível dar acesso ao seu carro a terceiros, com controles do que poderá ser acionado ou usado. Por enquanto é só para uma empresa, e para um carro caro, mas é o começo de algo que pode se popularizar.

Messenger agora é WhatsApp

O Messenger, app de conversas da Apple, está mais parecido com o WhastApp. É possível marcar conversas para serem acessadas rapidamente, dá para mencionar pessoas nos chats e até respondê-las, vendo a conversa mais facilmente.

HomeKit melhorado

A Apple fechou parcerias com o Google, a Amazon e diversas outras empresas para deixar o Home ou Casa, seu serviço de casa inteligente, mais abrangente. O app agora sugere automações e atalhos para os seus acessórios e pode até regular o tom da luz branca da sua casa de acordo com o período do dia. As câmeras de segurança podem reconhecer rostos e avisar no HomePod quem está na porta.

Outras novidades

Muitas outras pequenezas chegaram na versão 14 do iOS. Há novos wallpapers que mudam de cor dependendo do modo ativado, melhorias no app de Notas, possibilidade de integrar o serviço Find My para outros acessórios que não apenas da Apple e muito mais.

O aplicativo de Mapas agora mostra rotas de bicicleta, pontos de recarga para carros elétricos e oferece guias de turismo para cidades.

Conclusão

Essa versão beta, apesar de não mostrar algumas coisas no iPhone X, está estável e traz recursos bonitos. É possível dizer que essa é uma das maiores transformações do iOS desde o seu lançamento, mesmo que não sejam mudanças gráficas radicais.

São muitas coisas que já vimos no Android há anos, claro, mas é fato que muitas delas precisavam aparecer no iOS para que ele traga outras novidades, não tem como discordar disso. É impossível apresentar um sistema mais elaborado e inovador sem uma coisa simples como um PiP ou widgets.

Talvez, até Setembro, a gente consiga ver mais novidades pequenas, já que o que tinha de mais diferente já foi mostrado nessa beta. E, como deu para ver, mesmo que o iOS 14 esteja chegando até para o iPhone 6s, nem todas as novidades chegarão para todos.

E aí, curtiu as novidades do iOS 14? De qual delas você gostou mais? Aproveite os comentários aí embaixo para falar o de sempre, que somos fanboys de Apple quando tudo o que fazemos é apreciar um trabalho bem feito. Eu fico por aqui e até a próxima!


28

Comentários

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo

iPhone SE vs iPhone 8: qual celular menos caro da Apple você deve escolher? | Comparativo