LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativo KeyMe levanta algumas questões de segurança sobre clonagem de chaves

28 de julho de 2014 0

Talvez você já tenha ouvido falar (ou não) do aplicativo KeyMe, um app muito conhecido nos EUA e que tem a simples função de escanear e digitalizar as suas chaves, para que elas possam ser reproduzidas posteriormente por um chaveiro especialista. Esse é um recurso muito bacana para quem costuma perder sempre as chaves, mas também levanta algumas questões bem interessante e preocupantes sobre a clonagem de chaves.

Um caso relatado por Andy Greenberg, jornalista do Wired, mostra como você pode invadir uma casa sem precisar ser nenhum especialista em assaltos ou mesmo ser muito forte para arrombar as fechaduras. Basta utilizar o seu smartphone, um pouco e inteligência e pronto, tudo está feito. Sem nenhum problema.

Se um usuário coloca as mãos nas suas chaves e tiver mal intencionado, ele não vai precisar de mais de 30 segundos para escaneá-la. Bem como relata Greenberg, você acaba nem percebendo que perdeu as suas chaves, e quando se dá conta elas estão lá, como se nada tivesse acontecido [como se ninguém tivesse as pegado].

Logo após escanear as chaves, basta que um usuário envie o documento gerado para um chaveiro que também trabalha com o sistema ou, se preferir, basta ir em um quiosque criado pela empresa para facilitar a vida destes usuários. É muito simples e rápido, embora, seja exatamente essa a preocupação da maioria das pessoas.


Por não exigir muita identificação e nem mesmo autenticação por parte do proprietário, infinitas discussões de segurança já foram feitas para debater se o uso do serviço é realmente seguro ou não. Os fundadores da empresa alegam que as cópias ficam todas armazenadas em uma espécie de histórico, e se o usuário acabar perdendo ou quebrando todas as outras cópias, poderá refazê-las sem problema.

Em seu relato, Greenberg afirma que só foi necessário tirar as fotos das chaves do seu amigo (claro, tudo foi permitido e combinado), levá-la em um quiosque próximo à casa dele e, em seguida, voltar com a cópia e entrar na casa.

Para quem ficou interessado, o KeyMe está disponível gratuitamente na App Store.


0

Comentários

Aplicativo KeyMe levanta algumas questões de segurança sobre clonagem de chaves

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo