
29 Janeiro 2016
Apple já liberou a versão beta do iOS 9.3, permitindo que os desenvolvedores e entusiastas possam experimentar todas as novidades que acompanham a novíssima publicação do sistema operacional da Maçã, feito, é claro, especialmente para dispositivos móveis. Além de otimizar ainda mais a relação entre o ambiente virtual e os componentes internos dos iGadgets, incluindo o time de iPhones, iPods e iPads, estendendo-se até mesmo para o Apple Watch, ferramentas novinhas em folha devem preencher o próximo grande lançamento de software da gigante de Cupertino. Pensando exatamente nisto, a equipe do CNET elaborou uma lista com as utilidades mais intensas que debutarão na futura edição da plataforma. Acompanhe o resultado abaixo:
Como acabamos de noticiar, a mais nova versão do sistema operacional portátil da Apple ajudará o usuário a controlar o gasto de dados quando está compartilhando sua rede com um amigo, por exemplo. Chamado de Wi-Fi Assist, a ferramenta limitará o uso da banda disponibilizada pela operadora em questão, pois transformar o iPhone ou o iPad em um roteador pode ser um 'pesadelo' para sua conta mensal de internet, e quem já desfrutou de tal capacidade em seu iGadget sabe como é fácil perder a noção de quantos bytes estão sendo gastos a cada site visualizado. Desta forma, a nova utilidade será uma 'mão na roda' para quem costuma desfrutar das propriedades de conexão de um celular ou tablet com iOS.
Utilizar o celular ou tablet logo antes de dormir tornou-se uma atividade comum para a população, mas isto pode atrapalhar -- e muito -- o sono do usuário, principalmente pela questão da iluminação do display. Antes de pegar no sono, seu cérebro prepara-se de diversas maneiras, incluindo o monitoramento dos sentidos corporais, como a visão, que, ao concentrar-se em telas LCD, pode reduzir o hormônio melatonina, responsável por 'dizer' a hora de dormir ao corpo. Ao olhar para um ponto brilhante no escuro, a mente humana pode dificultar o processo de adormecer, mas isto pode ser eliminado na próxima versão do iOS. Na publicação 9.3, o Night Shift utilizará cores mais quentes, como o vermelho, laranja e amarelo, facilitando o adormecimento natural do usuário.
Na versão atual do iOS, Apple introduziu o aplicativo News. Como seu próprio nome já sugere, a ferramenta foi criada para reunir, em uma única guia, todas as notícias que o usuário julgar importante. Com o iOS 9.3, entretanto, a escolha das matérias que o app mostra será bem mais pessoal, pois a equipe de engenheiros da Maçã criou um algoritmo capaz de avaliar os gostos do usuário e, com base no resultado de tal análise, organizar as notícias que irão ser mostradas pela aplicação. Além disso, os 'tópicos quentes', chamados de trends, por exemplo, também estarão mais visíveis, deixando o utilizador a par de tudo o que está acontecendo mundo afora. Finalmente, otimizações gerais também devem estar presentes, como carregamento mais rápido do conteúdo.
O aplicativo de Notas criado pela Apple, presente há muitos anos no iOS, nunca foi o mais completo da categoria, brigando, por exemplo, com o Evernote. Porém, na atualização para o iOS 9.3, o app nativo da plataforma portátil da Maçã receberá o tão desejado 'carinho' por parte da sua criadora, incluindo uma função de proteção por senha. Após realizar o upgrade para a nova edição do ambiente virtual, notas escritas em iPhones, iPods e iPads poderão ser asseguradas por um conjunto secreto de caracteres, então somente quem possui a combinação poderá ler o conteúdo salvo na memória do dispositivo. Preparar uma festa surpresa será mais fácil do que nunca.
Apple realmente quer que os usuários passem a usar seu aplicativo especial de saúde. Chamado apenas de Health, a novidade foi lançada junto ao iOS 8, porém ainda não floresceu em seu verdadeiro potencial. Isto acontece, pois a utilização do mesmo depende de vários fatores, e se torna mais amigável somente com a presença do Apple Watch, primeiro relógio inteligente da empresa liderada por Tim Cook. Entretanto, a próxima versão do iOS facilitará a descoberta de apps terceirizados que podem trabalhar com o Health, levando em conta que os mesmos estarão destacados na interface da Maçã.
A plataforma feita pela Apple especialmente para carros, CarPlay, também será uma ferramenta beneficiada pelo iOS 9.3. Graças às novidades presentes no Apple Music e Apple Maps, o sistema operacional destinado aos automóveis trabalhará de forma mais consistente na reprodução de músicas, acessando facilmente os servidores do novo serviço de streaming de canções da Maçã, e na navegação ponto a ponto, usando o GPS para localizar o usuário. A função 'Nearby' do Apple Maps será completamente integrada aos painéis dos veículos com o CarPlay, exibindo postos de gasolina, restaurantes e mais locais importantes, isto tudo diretamente no mapa do carro.
Este tópico é especial aos iPads. Os tablets feitos para a Apple sempre foram considerados uma ótima ferramenta para melhorar o ensino, impulsionando a interação entre os estudantes e os professores de uma forma moderna e facilitada, usados em diversas faculdades e escolas nos Estados Unidos da América, por exemplo, como verdadeiras utilidades acadêmicas, porém isto ficará ainda melhor no iOS 9.3. Usando o app Classroom, ou 'sala de aula', traduzindo literalmente para o português, os professores poderão enviar atividades aos estudantes e acompanhar, mesmo que à distância, o avanço de seus pupilos. Vários estudantes podem usar um único iPad, usando suas contas para diferenciar o ambiente de aprendizado, isto tudo administrado por um Apple ID especial, cadastrado diretamente na escola.
A nova tecnologia sensorial da Apple, usada no Apple Watch e MacBook como Force Touch, e nos iPhones como 3D Touch, ficará mais completa no iOS 9.3. Atalhos para o app de Tempo, Ajustes, Health, App Store, iTunes Store e Compasso serão adicionados, então chega de 'perder tempo' procurando por tais ícones na interface do aparelho. Também será possível duplicar fotos no app nativo do iOS, podendo editar uma sem que a outra fique prejudicada pelas alterações. Finalmente, Siri suportará oficialmente os idiomas hebraico, finlandês e malaio, relembrando que o nosso português já é suportado há algum tempo pela assistente virtual disponível em iPhones e demais produtos da Maçã.
As novidades estão quentíssimas, mas, como falado anteriormente, o iOS 9.3 ainda encontra-se em fase beta, porém será necessário aguardar por sua disponibilidade pública antes de concluir sobre todas as mudanças.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários