LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais de 2 milhões de dispositivos Android baixaram apps maliciosos em 2015

20 de abril de 2016 30

A Google anunciou na terça-feira (19), pelo segundo ano consecutivo, seu relatório de segurança relatando as vulnerabilidades e correções feitas no Android no ano passado. De acordo com as informações relatadas, os usuários podem se sentir mais aliviados com as melhorias feitas pela empresa, mas a loja de aplicativos continua sendo um lugar um tanto quanto perigoso.

De acordo com a companhia, em relação a 2014, no ano passado os usuários tinham 40% de chance a menos de baixar um aplicativo malicioso direto da loja oficial do Android. Dentre as principais mudanças realizadas pela empresa, melhorias no próprio Android e novos algorítimos para digitalizar o comportamento dos milhões de aplicativos indesejados são destaque.

A empresa também destaca a chegada do Android 6.0 Marshmallow, que dá mais segurança aos usuários. Esta nova versão do sistema móvel permite que os usuários gerencie os dados que serão compartilhados com aplicativos específicos com mais precisão, onde você determina todas as permissões que eles terão sobre os seus aparelhos.

Patches de segurança mensais lançados para dispositivos Nexus também destacam-se no relatório da Google, principalmente porque outras fabricantes também aprovaram a medida. Ela também destaca a adoção de versões mais recentes do Android, que contam com uma série de outras melhorias de segurança.

Um número preocupante, porém, é que um total de (menos de) 0,15% dos dispositivos baixaram aplicativos potencialmente prejudiciais direto da Play Store. Apesar de parecer um número razoavelmente pequeno, isto reflete em 2,1 milhões de dispositivos que podem ter sido infectados pela Google Play.

Em 2015, 0,5% dos dispositivos Android baixaram apps de outras fontes.

Mas, ainda falando sobre a adoção de novas versões do Android, vale a pena lembrar que boa parte dos dispositivos móveis ainda rodam o Android 4.4 KitKat ou uma versão anterior.

Por fim, a empresa promete continuar focada na segurança do seu sistema operacional nas próximas versões, lançado patches de segurança e atualizações de suporte. O Android N 7.0, ainda sem nome final definido/revelado, certamente chegará para o mercado com uma série de melhorias, mas só teremos um panorama final quando ele chegar, enfim, para todos os usuários.


30

Comentários

Mais de 2 milhões de dispositivos Android baixaram apps maliciosos em 2015
  • Se não me engano o presidente da Samsung afirmou que a empresa ia lançar as atualizações mensais para usuários...kkk...pelo visto mais uma promessa né...

    Ai o cara paga 4.300 na porcaria que não atualiza...sai fora! Sambug mesmo!

      • Android uma muralha, já o Windows. ....

          • Esse RLS é foda kkkkkkk

              • Como é um relatório da Google, quero ver o povo que defende ela dizendo que isso é mentira, não pega, a loja dela não tem vírus e assim por diante.

                • A grande maioria usa o kit kat, coitados estão rodados! Literalmente

                    • Verdade isso, uma parte no kit kat outra no pirolito e poucos no Marshmallow o tal do N so nos nexus que são baratinhos esses aparelhos, acho muito meigo esses sobrenomes do android...

                      • Grandes poderes, grandes responsabilidades.
                        O Linux, por exemplo, é bem seguro, mas possível de pegar muitos vírus. Só não pega por que é pouco visado. Da mesma maneira o Windows Phone que é bem seguro, mas é pouco visado. Se fosse muito visado como o Windows Desktop o é, cruzes... Estaríamos todos, usuários do WP, ferrados.
                        Nem todos. Eu mesmo estaria bem tranquilo. Acho. hehehe

                          • Depende, lembrando que por 3 anos consecutivos naquele evento patrocinado pela própria Google e HP, são equipes de Hackers profissionais tentando invadir os principais sistemas móbile, e o Windows Phone 8 foi o que resistiu mais, claro que se ele crescer, vão procurar falhas. Mas o Android foi o mais fácil de invadir. Podemos dizer assim, Linux e Windows Phone mesmo visado darão mais trabalho para serem invadidos ou pegarem vírus, irá ocorrer, e o Android possui muita, muita brecha, o que o torna mais fácil.

                              • Resistiu ou o cara não conseguiu entrar ?

                                  • me passa o link desse evento

                                      • http://www.hardware.com.br/comunidade/ios-android/1357206/
                                        https://www.tudocelular.com/android/noticias/n45572/ios-e-android-sao-hackeados-facilmente-em-evento.html

                                          • materia de 2014,serio isso?cade a de 2015?ou ate mesmo de 2016?estamos no windows 10(quase vindo o redstone),IOS 9(quase vindo o 10)e android 6.0(quase vindo o N)e nao no windows phone 8.1,IOS 8 e android kitkat e lollipop,esse evento tem que acontecer anualmente pq a tecnologia e criptografia dos smarts evoluem muito rapido

                                              • Windows 10 Móbile continua rodando em Sandbox amigo... Outro detalhe, o evento não existe mais, pois Google não patrocina mais.... Sabe por que, por que o Android vem levando chumbo desta matéria o tempo todo. Mas, já que você afirma que deveria ter mais coisas atuais, então podemos afirmar que Linux não é mais seguro, quero provas, pois estamos em 2016m tudo mudou.....ne.

                                                  • vc foi uns organizadores do evento para saber que esse foi o real motivo da google parar de patrocinar?

                                                      • Vai continuar defendendo? Linux não recebeu fama de ser o mais seguro até hoje, e ai o Windows Phone 8 foi o mais seguro por 3 anos, ou seja, e quer mais provas sobre isso? Estamos numa matéria onde afirma que 2 milhões de usuários baixaram vírus se passando por aplicativos dentro da Google Play e você continua inventando desculpas ou tentando desmerecer o sistema. Então o Linux não precisa provar nada em pleno 2016, mas você quer que o Windows Phone que resistiu a ataques de Hackers profissionais prove de novo e de novo. E usando argumento bobo que o Android evoluiu....

                                          Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

                                          Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

                                          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                          iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo