LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

FBI pode recomeçar guerra com Apple por iPhone bloqueado de terrorista

08 de outubro de 2016 30

O FBI foi protagonista de uma polêmica grande com a Apple recentemente por causa do iPhone 5C obtido de um dos terroristas do tiroteio em San Bernardino. Agora, parece que o equivalente americano da Polícia Federal tem mais um caso parecido nas mãos, e pode estar prestes a abrir uma nova briga com a empresa da maçã por conta de um iPhone protegido com senha.

Agentes dos EUA obtiveram o iPhone de outro terrorista inacessível por causa, de novo, de um PIN que impede o desbloqueio. Autoridades do país já declararam que pretendem destravar o aparelho a qualquer custo, o que pode resultar em um novo impasse: caso o modelo do celular não seja um iPhone 5C ou esteja com iOS atualizado, dificilmente isso será possível sem ajuda da Apple.


O FBI disse ter gastado cerca de US$ 1 milhão para pagar hackers na busca por uma falha no iPhone do atirador de San Bernardino, tarefa que supostamente teria dado certo. No entanto, é bem provável que o método utilizado naquela ocasião seja inútil agora: desde o iOS 8, os aparelhos da Apple estão ainda mais difíceis de serem crackeados.

Isso sem falar em modelos mais recentes de iPhone. No iPhone 5C, já é conhecido um método de invasão que consiste em clonar o chip de memória para liberar o bloqueio do aparelho depois de 10 tentativas de adivinhação do PIN. Com isso, é possível usar o software para quebrar a segurança de maneira forçada. Mas, a partir do iPhone 5S, esse procedimento já não funciona.


Ainda não se sabe qual o modelo ou o sistema operacional do iPhone obtido pelo FBI, mas uma coisa é certa: há grandes chances de, mais uma vez, o órgão americano vir a público pedir ajuda da Apple para criar uma ferramenta que facilite a invasão do telefone - a chamada "back door". É esperar para ver o desenrolar de mais uma polêmica.


30

Comentários

FBI pode recomeçar guerra com Apple por iPhone bloqueado de terrorista

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo