LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mutante? Patente da Apple sugere iPhone capaz de mudar de tamanho e formato

22 de março de 2017 16

Nova patente registrada pela Apple sugere que a fabricante pode estar trabalhando em mais uma mudança radical para os futuros dispositivos móveis da empresa. Apesar de ter sido registrada ainda em 2009, o novo projeto de interface de usuário da Maçã envolve um tipo de tela especial capaz de mudar de forma, e só começou a vale a partir desta terça-feira (21) após a homologação oficial da patente nos EUA

Alguns trechos do documento revelam que o dispositivo que utilizar tal tecnologia poderá mudar de forma ou de tamanho de acordo com as necessidades do usuário final, seria uma bela alternativa para quem gosta de smartphones com telas pequena mais gosta de assistir vídeos em um display um pouco maior.

O registro ainda menciona mudanças radicas na interface de usuário do iPhone, a tela poderia oferecer uma espécie de sensibilidade táctil, entregando uma experiência totalmente inovadora para o usuário final. Já pensou conseguir mudar os ícones da tela a nível 3D, ou seja, para fora ou para dentro do display do aparelho? Se depender da Apple, no futuro isso será possível.

iPhone poderia mudar de tamanho e até de formato

O que podemos apelidar como possível 3D Touch do futuro, ainda será de grande ajuda para usuários que dependem das ferramentas de acessibilidade do iOS para interagir com seus dispositivos. Um deficiente visual poderia, por exemplo, interagir com a tela a nível de ser capaz de distiguir diferentes padrões de altura e até letras. A experiência em games poderia ser algo totalmente diferente, quem sabe funcionando em conjunto com algum dispositivo voltado a realidade virtual.

Futurista

Mas como já era de se esperar, na prática aplicar essa tecnologia não será tão simples assim. Para conseguir alterar o formato da tela em tempo real, a Maçã ainda precisa projetar um display completamente diferente do que conhecemos hoje. E todo esse processo ainda deve levar pelo menos alguns anos.

A ideia é que dependendo da necessidade do usuário, um sistema proprietário de encaixes mude completamente a forma do smartphone. Em tese, no futuro os iPhones poderiam aumentar o seu tamanho de tela, se esticar e então voltar ao seu tamanho original.

E não são só os iPhones que podem se beneficiar do projeto futurista, até os MacBooks podem entrar no jogo. Um exemplo? O touchpad dos MacBooks poderiam, pelo menos na teoria, ser “moldados” de diferentes formas, assim como a tela sensitiva.

Claro que por enquanto tudo não passa de especulação, apenas o registro das patentes não nos dá nenhuma garantia de que a tecnologia será utilizada de imediato nos novos iPhones da empresa, documentos deste tipo só nos mostram até onde vai a visão dos profissionais da empresa e o que pode vir a mudar num futuro ainda distante.


16

Comentários

Mutante? Patente da Apple sugere iPhone capaz de mudar de tamanho e formato

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo