
16 Fevereiro 2017
20 de janeiro de 2017 18
Para Edward Snowden, não importa que a BlackBerry esteja anunciando alguns bons dispositivos em sua tentativa de voltar a competir no mercado. Ele decretou que a companhia será 'apagada' e não será por causa da concorrência com Android e iOS.
Em uma videoconferencia durante a Cantech 2017 Investment Conference, em Toronto, Edward Snowden conversou sobre uma ampla gama de assuntos, incluindo o que significa para o governo obter acesso a dados privados em massa, e o papel que as corporações desempenham na proteção dos dados de seus clientes.
Snowden nomeou uma série de empresas, como a AT&T, por seu papel em ajudar o governo a obter dados de clientes em troca de benefícios regulatórios. Quando questionado sobre a ex-gigante de tecnologia canadense BlackBerry, Snowden falou da empresa e sobre suas declarações públicas sobre a segurança que promete aos usuários.
Ano passado, uma revelação trazida pelo VICE chegou por meio de documentos judiciais que se tornaram públicos, e foi revelado que o governo possuía a chave de descriptografia do aplicativo de mensagens BBM, desde 2010.
Snowden afirmou que, embora a BlackBerry tenha tentado obscurecer seu papel na cooperação com os pedidos do governo na América do Norte, a empresa também coopera em outros mercados, incluindo a Índia.
A Índia disse 'vamos cortar seu acesso ao mercado a menos que você desbloqueie essas comunicações que queremos para investigações e estão passando por seu serviço corporativo', e a BlackBerry diz 'okay'. Eles seguem o modelo da AT&T que é o cliente não é realmente o cliente, o estado é o cliente. Ele [o governo] é o único que realmente deve ser agradado
Os comentários de Snowden vieram logo após a assinatura da parceria da BlackBerry com a consultoria de segurança de Rudy Giuliani para usar a plataforma Secure da BlackBerry em apoio a clientes governamentais e empresariais. Giuliani foi recentemente nomeado conselheiro de segurança cibernética no governo Trump e é criticado por sua própria falta de conhecimento sobre segurança cibernética.
A companhia também abriu um centro de inovação de segurança em Washington, DC. O presidente da BlackBerry, John Chen, disse que o centro "servirá de colaboração com clientes-chave do governo e outros parceiros especializados".
Durante a entrevista, Snowden fez uma comparação da abordagem da BlackBerry com a posição da Apple em proteger a privacidade de seus clientes, citando especificamente o caso do atirador de San Bernadino.
Snowden fez declarações mais duras para a BlackBerry sobre sua cooperação com as agências governamentais: "É por isso que eles vão ser apagados das páginas da história. A Apple é uma empresa muito bem sucedida, particularmente porque fazem este pivô para reforçar publicamente os direitos de privacidade. Em última análise, não estamos falando de privacidade, estamos falando sobre a qualidade da sociedade."
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários