LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Galaxy A9 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

07 de janeiro de 2017 64

Com o Galaxy A9, a Samsung completou essa linha de produtos em 2016 com um modelo que carrega consigo uma bateria de 5.000 mAh, com potência suficiente para aguentar dois dias de uso moderado com facilidade. Você, inclusive, pode conferir o nosso teste de bateria realizado com ele nesta página. Seu preço, aqui no Brasil, é de R$ 2.799, e o dispositivo ainda traz uma identidade visual claramente inspirada nos novos modelos da companhia.

Ele traz consigo um chipset Qualcomm Snapdragon 652 (octa-core) com clock de 1,8 GHz, GPU Adreno 510, 4 GB de RAM e 32 GB de memória, com clost para microSD de até 256 GB. Mas o que realmente chama atenção é a sua bateria com singelos 5.000 mAh. Para completar o pacote, temos uma tela Super AMOLED de 6 polegadas com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels).

Teste de velocidade

Em uma abordagem mais prática, abrimos 12 aplicativos em seguida, sendo o primeiro deles o de relógio para iniciarmos o cronômetro. A ordem de abertura dos aplicativos é a seguinte: Câmera, Galeria e Configurações, apps nativos, e outros baixados da Play Store, como o Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Modern Combat 5. Por aqui, realizamos dois ciclos de abertura dos aplicativos na mesma ordem, contando apenas as "voltas" no cronômetro nativo.

E o celular da Samsung não vacilou: ele levou 1 minuto e 49 segundos para concluir os dois ciclos de abertura de aplicativos. Na primeira volta, o dispositivo levou 1 minuto e 24 segundos para abrir todos eles, enquanto que a segunda foi muito mais rápida e durou apenas 24 segundos.

Praticamente nenhum aplicativo precisou ser reiniciado durante o teste de velocidade. O dispositivo conta com 4 GB de RAM, o que ajuda bastante a manter os aplicativos rodando em segundo plano.

AnTuTu

Utilizando a ferramenta AnTuTu, o Galaxy A9 novamente se mostrou um ótimo concorrente para os aparelhos na mesma faixa de preço. O phablet da Samsung atingiu 77.228 pontos na ferramenta, pontuação que o deixa no 40º lugar dos celulares mais potentes testados pela ferramenta. Isso pode parecer pouco, mas o resultado chega bem perto do iPhone 6, por exemplo, que tem média de 80 mil pontos.

Geekbench

O Geekbench possui dois testes distintos, sendo o primeiro deles mais voltado para a CPU. Neste primeiro teste, mais uma vez o Galaxy A9 apresentou um belo desempenho: foram registrados 1.403 pontos no teste single core e 3.701 pontos no multi core. E, de fato, o celular não apresenta quedas no desempenho, visto que o chipset dele, além de potente, também é econômico, reforçando a premissa do celular que tem como foco a autonomia de bateria.

No segundo teste, o Compute, que é mais voltado para a parte gráfica do smartphone, conseguimos 3.107 pontos na ferramenta. É uma média equiparável com outros celulares que possuem hardware similar com o dele, porém um pouco abaixo de outros modelos que custam o mesmo preço que ele.

GFXBench

O GFXBench é uma ferramenta bem peculiar. Ele carrega alguns testes dentro dele, mas nós separamos apenas quatro para ilustrar o desempenho do aparelho. Vale lembrar, claro, que os testes realizados pelo GFXBench estão mais voltados para a GPU dos celulares, visto que ele cria algumas renderizações em 3D para mensurar o desempenho e descarga de bateria. Aqui vão os resultados do Galaxy A9 nos testes que citamos:

  • Car Chase: 5,4 fps;
  • Manhattan 3:1: 9,4 fps;
  • Tessellation: 12 fps;
  • ALU 2: 20 fps.

De fato, os testes foram executados com uma certa dificuldade e em alguns momentos nós tivemos leves travamentos. Nada tão preocupante, mas isto pode refletir no desempenho do aparelho enquanto algum jogo mais elaborado estiver sendo executado.

3DMark

Até aqui, entendemos que o Galaxy A9 de fato tem suas vantagens quanto ao hardware, e de fato o aparelho se sobressai em relação a este quesito. No teste que realizamos com a ferramenta 3DMark, que também está voltada para a GPU (e força bastante a CPU), atingimos 878 pontos com o aparelho da Samsung. Pontuação muito bacana, mesmo. E isto também ilustra o desempenho do aparelho nos jogos, que vamos falar no próximo tópico.

Gamebench

Pra quem não conhece o Gamebench, trata-se de uma ferramenta que consegue mensurar a taxa de quadros por segundo que está sendo reproduzida na tela do seu smartphone. Como sendo voltada para jogos, é óbvio, testamos três títulos diferentes, sendo dois mais pesados e um mais leve, e os resultados foram estes:

  • Asphalt 8: 22 fps.
  • MC5: 43 fps;
  • Subway Surfers: 59 fps.

E, sim, senhores, o Galaxy A9 vez ou outra acaba engasgando enquanto roda jogos mais pesados. Calma, não é nada tão preocupante. Títulos como os citados neste artigo rodam tranquilamente, e se você notar baixas na taxa de quadros por segundo, é só reduzir os gráficos para melhorar o desempenho.

Resumo e resultados

Teste de velocidade (tempo total): 1:49

  • Volta 1: 1:24
  • Volta 2: 24 seg

AnTuTu: 77.228;

Geekbench: 1.403 / 3.701 – compute: 3.107

3DMark: 878 pontos

GFXBench:

  • Car Chase: 5,4 fps;
  • Manhattan 3.1: 9,4 fps;
  • Tessellation: 12 fps;
  • ALU 2: 20 fps.

Gamebench:

  • Asphalt 8: 22 fps.
  • MC5: 43 fps;
  • Subway Surfers: 59 fps.

O Samsung Galaxy A9 2016 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

64

Comentários

Desempenho do Galaxy A9 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista