LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Client uTorrent cria polêmica ao instalar minerador de bitcoins nas máquinas de usuários

06 de março de 2015 6

O famoso client uTorrent recebeu várias denúncias de usuários relatando que a atualização mais recente tranquilamente instala um software de mineração de bitcoins, sem o conhecimento das pessoas.

Comentários no fórum do uTorrent dizem que a versão 3.4.2 build 28.913 do software inclui o EpicScale, um programa que permite a mineração das moedas virtuais, utilizando o processamento dos usuários para gerar os bitcoins. Em um desses tópicos, um representante do uTorrent confirmou a parceria: "EpicScale é um grande parceiro para nós continuarmos a gerar receita para a empresa."

Ou seja, o uTorrent não negou que estão utilizando o EpicScale para gerar suas próprias rendas. O que fica obscuro no entanto é o método de monetização.

Além disso, os usuários aparentemente nunca teriam conhecimento de tal parceria se não houvesse ocorrido essa investigação, uma vez que, segundo muitos deles, o uTorrent alegadamente não menciona EpicScale quando o client de downloads é instalado no computador.

Embora o programa "intruso" não seja exatamente um malware, ele pode causar lentidão no computador, pois utiliza o hardware dos usuários para a mineração. No entanto, pode ser facilmente excluído do sistema.

O uTorrent no entanto nega que está fazendo qualquer coisa em segredo. Em um comunicado, a empresa disse que "muito provavelmente esses usuários aceitaram a oferta durante a instalação." De fato, há uma janela que aparece durante a instalação que solicita ao usuário a aceitar algumas outras adições de software. Porém, nem todos viram esse aviso.

O site Gizmodo.com fez um teste de instalação na versão OS X do uTorrent, e relata que o EpicScale não foi mencionado no documento dos termos de serviço. Outros sites mostram que na tela de instalação surge claramente a oferta de aceitação da aplicação polêmica.



De qualquer forma, a confusão entre os usuários deixa um tanto nítido que, embora o uTorrent de alguma forma ofereça qualquer meio de optar pela não instalação ou remoção do EpicScale, a empresa não está sendo muito clara sobre sua utilização, muito menos os seus objetivos.

O tópico do fórum do uTorrent que tratava essa questão, foi inteiramente removido, e não pudemos acessar durante a redação dessa matéria. Não sabemos ainda os motivos, ou se a discussão original foi movida para outro lugar.

A empresa desenvolvedora, BitTorrent, afirmou ao site TrustedReviews que o EpicScale é um parceiro focado em caridade que "possui uma grande história" e ainda aconselha o site fazer um post sobre eles.

Alguns têm afirmado que, por ser um programa gratuito, não seria pedir muito que as pessoas colaborem de alguma forma com a renda da empresa. Já outros reclamam que se trata de um tipo de abuso por se tratar de uma ação em segredo. O que os leitores do TC acham da instalação de um programa que utilize sua máquina como mineração de bitcoins? Este seria motivo suficiente para abandonar o uTorrent por outro client, por questões "éticas"?


6

Comentários

Client uTorrent cria polêmica ao instalar minerador de bitcoins nas máquinas de usuários
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista