LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Gráfico ilustra a ascensão do Google Chrome

02 de abril de 2015 28

Depois de mais de uma década sendo ignorado pelos heavy users de computadores, o Internet Explorer finalmente deixará de existir. Com a chegada do Windows 10 a Microsoft vai substituir o navegador pelo Project Spartan, na tentativa de soprar um novo fôlego ao mercado. Na contrapartida dessa tendência, está o Google Chrome que em poucos anos se tornou a opção de metade dos consumidores, deixando Safari, Opera, Firefox para trás.

Ainda que todos conheçam esta história, o usuário CJMinard do fórum Reddit decidiu coloca-la em um formato de gráfico, nos ajudando a compreender o que aconteceu com os navegadores de 2009 a 2015.


No gráfico podemos perceber que em 2009 o Internet Explorer ainda dominava o mercado, especialmente devido a sua condição de navegador padrão do Windows, enquanto os demais teriam que ser instalados pelos usuários depois da aquisição do computador. Durante muitos anos, o segundo lugar e provável competidor da Microsoft parecia ser o Firefox, mas conforme o tempo passou, o Chrome começou a ser catapultado para cima até tomar o mercado de assalto.

Claro que a popularidade do navegador do Google também pode ser explicada pela presença de propagandas massivas do mesmo no buscador mais popular do planeta. No momento atual, o Chrome tem 49,06% do mercado, enquanto o pobre IE ficou com apenas 17,94% dos consumidores.

Resta saber se essa situação vai persistir? O Chrome tem recebido várias críticas sobre consumo de memória e o Spartan pode ser a chance que a Microsoft para se redimir com seus consumidores. Por fora, o Firefox pode ganhar público de quem está insatisfeito com as duas marcas.


28

Comentários

Gráfico ilustra a ascensão do Google Chrome
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista