LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Imagination desenvolve tecnologia OmniShield para tornar dispositivos ARM mais seguros

20 de maio de 2015 0

No mercado móvel a única segurança real em hardware que temos obtido é da TrustZone da ARM, que é um "mundo mais seguro" separado do ambiente não-seguro, onde todos nós rodamos nossos aplicativos em smartphones e tablets.

Infelizmente (ou felizmente, dependendo do seu interesse) TrustZone tem sido usado principalmente para a proteção DRM em vez de segurança, pelo menos até que a Apple veio junto com sua solução "Secure Enclave", que se acredita ser um ambiente TrustZone modificado. Apple usou isso para armazenar hashes criptografados de impressões digitais dos usuários do iPhone, por isso, se os usuários têm alguns aplicativos infectados por malwares em seus celulares, o malware não poderá acessar os dados de impressões digitais.

Ter uma separação clara entre um mundo seguro e um mundo não-seguro limita o que você pode fixar, no entanto. Imagination pretende corrigir este problema com a sua solução OmniShield, que permite a criação de até oito zonas de hardware diferentes, onde diferentes aplicativos e sistemas operacionais, mesmo inteiros poderão ser protegidos um do outro.

Esta segurança multi-domínio permite muito mais flexibilidade no que OEMs e fornecedores de software pode fazer com seus aplicativos e sistemas operacionais ao mesmo tempo, aumentando a segurança das aplicações críticas.

Por exemplo, nós poderíamos ter dados não apenas de impressão digital armazenados em um domínio seguro, mas também dados bancários, por garantir a aplicação bancária quando usá-la dentro de um desses domínios seguros. Nós também poderíamos garantir qualquer outro aplicativo que lida com dados sensíveis (tais como aplicativos de saúde).


Imagination tem como alvo a sua nova solução de segurança OmniShield não apenas em smartphones e tablets, mas também para o desenvolvimento da ‘Internet das Coisas’, para dispositivos simples e até mesmo centrais eletrônicas em automóveis. O futuro da tecnologia poderia ser o maior beneficiário de uma solução deste tipo. Muitos temem que os dispositivos da ‘Internet das Coisas’ poderiam tornar-nos mais vulneráveis ​​a ataque hackers do que nunca, uma vez que temos dispositivos em torno de nós que estão ligados diretamente à Internet ou através de um gateway.

Quanto aos carros, embora o OmniShield pareça ser algo de última geração em segurança, porém, as montadoras podem comprometer o uso desta solução, pois ainda há um problema fundamental: elas precisam lidar com o sistema eletrônico do carro de maneira diferente de todos os sistemas que estejam isolados em cada chip.

Em última análise, tudo pode correr o risco de ser hackeado, se você receber algum tipo de acesso a ele, não importa o quão limitado. É por isso que (a maioria) dos aviões fogem deste tipo de implementação, acionando a central eletrônicas apenas em casos de emergência.

A diferença entre um set-top box ou um telefone, é que em um carro ou avião não podemos ter a perda do controle do dispositivo. É por isso que sistemas do carro críticos, tais como o motor, freios, rodas e assim por diante deve sempre ser completamente separados do sistema de entretenimento e outras engenhocas. O custo de adicionar um chip extra (e por que não, outro com OmniShield habilitado) parece menor neste contexto.


À medida que mais dispositivos se tornam "mais inteligentes", ganhando softwares mais avançados e estando conectado à rede, precisamos de soluções mais avançadas, como o OmniShield da Imagination. A empresa é apenas a primeira a dar o pontapé inicial na busca de soluções mais seguras, e dependendo de como o mercado reaja à esta nova investida da empresa, nossa privacidade e até mesmo nossas vidas contarão com soluções mais seguras, seja em smartphones, tablets ou mesmo automóveis.

Sendo assim, em breve poderemos ver outras gigantes do ramo como Broadcom, Cupp Computing, Elliptic Technologies, Ikanos, Imagination Technologies, Imperas Software, INGENIC, Kernkonzept, Lantiq, Qualcomm Atheros e outras, investido em soluções de segurança mais avançadas.


0

Comentários

Imagination desenvolve tecnologia OmniShield para tornar dispositivos ARM mais seguros
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista