LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Um novo tipo de bateria tem se provado cinco vezes mais poderoso do que usamos

26 de janeiro de 2016 4

Nós já discutimos aqui no TudoCelular sobre como o campo das baterias é que menos se desenvolve no mundo tecnológico, muitas vezes limitando o que podemos utilizar em termos de processador, tela e outros recursos que são abandonados por consumirem mais bateria do que o desejado. Agora uma notícia boa acaba de chegar à este campo, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Natural Science nós poderemos substituir muito em breve as baterias de íon de lítio por uma de superóxido de lítio (LiO2, ou “lítio-oxigênio”).

Segundo o estudo, esse novo tipo de bateria seria capaz de armazenar até cinco vezes mais energia do que as que usamos nos modelos de hoje. Esta não é a primeira vez que uma afirmação como essa aparece, infelizmente, a academia parece sempre estar um tanto distante da criação de um produto com possibilidades comerciais em si. Para a revista, as coisas mudaram porque no passado, criar algo assim era difícil por conta dos problemas para sintetizar o LiO2 sólido em sua forma pura por ser instável do ponto de vista termodinâmico, mas esse cenário mudou com a descoberta da possibilidade de estabilizar o superóxido de lítio cristalino para convertê-lo em uma bateria utilizando um cátodo de grafeno.

“Essa descoberta realmente abre um novo caminho para o potencial desenvolvimento de um novo tipo de bateria. Ainda que sejam necessárias mais pesquisas, o ciclo de vida da bateria é algo em que estamos de olho”, explicou Larry Curtiss, um dos responsáveis pelo estudo.

Uma segunda vantagem, que também foi mencionada por Curtiss é que usar o superóxido de lítio para armazenar energia. Isto poderia abrir um novo caminho para criar uma opção de alimentação com lítio-ar, que é um sistema fechado e não precisa de entradas constantes de oxigênio, oferendo uma opção mais segura e estável para o carregamento de aparelhos.


4

Comentários

Um novo tipo de bateria tem se provado cinco vezes mais poderoso do que usamos
  • Entre a descoberta de uma nova forma de fabricar baterias, o desenvolvimento do produto, a adaptação do processo produtivo, são anos para vermos o produto chegar as prateleiras... Quem saiba encontraremos daqui uns 2 anos, baterias finas de 5000mah, aliado ao carregamento rápido e processadores mais eficientes, termos boas autonomias...

      • Não me animo muito. Infelizmente, não dá mais para acreditar em baterias mais potentes e duradouras.

          • Já tem no mínimo 5 anos que escuto essas mentiras que descobriram uma tecnologia revolucionária que vai dobrar, triplicar e tal mas na real nada concreto já tô de saco cheio de ler noticias do tipo, mas na real necas.

              • Seria bom demais para ser verdade.

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista