LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Falta muito? Huawei HarmonyOS Next ganha nova previsão de lançamento

20 de maio de 2024 51

Atualização (20/05/24) - JB

Segundo novas informações compartilhadas pelo conhecido e confiável Digital Chat Station, a Huawei deve abandonar de vez o Android e começar a apostar no HarmonyOS Next em setembro deste ano.

Ou seja, um pouco antes do previsto inicialmente por outras fontes que também possuem acesso aos "bastidores" da fabricante chinesa.

Para o DCS, a Huawei deve lançar a primeira versão estável do HarmonyOS Next para smartphones flagships, dobráveis e intermediários, tablets, relógios inteligentes e Smart TVs.

Imagem/reprodução: acervoTC.

Outra informação confirmada pelo DCS inclui o lançamento da linha Huawei Mate 70 com o HarmonyOS Next instalado de fábrica, marcando a "ruptura completa" com o Android desenvolvido pelo Google.

O software abandona completamente a tradicional base de código do Android Open Source Project (AOSP) e depende inteiramente do kernel Hongmeng auto-desenvolvido pela Huawei, tornando-o incompatível com aplicativos Android.

Atualmente, a Huawei alega que o HarmonyOS Next já conta com cerca de 4.000 aplicativos prontos para lançamento e tudo indica que a empresa está esperando apenas chegar a marca dos 5.000 para iniciar a distribuição do software amplamente.

Contudo, é preciso lembrar que os smartphones globais da marca continuarão usando o Android por baixo da EMUI.

Texto original (10/05/24)

Huawei deve abandonar o Android e apostar no HarmonyOS Next no fim do ano

A Huawei tem preparado os últimos detalhes para abandonar de vez o Android e seguir usando apenas o HarmonyOS Next em seus smartphones. Segundo informações mais recentes, essa mudança deve acontecer em outubro com o lançamento da linha Mate 70.

Comentando o assunto, pessoas que trabalham com a chinesa confirmaram ao Nikkei Asia que o HarmonyOS Next já tem 4 mil aplicativos desenvolvidos e prontos para uso.

No entanto, a Huawei pretende esperar a apresentação da linha Mate 70 para que o sistema seja um grande destaque em conjunto com o chipset de última geração da empresa, que será construído pela SMIC em 5 nanômetros.

O software será mais eficiente porque, assim como a Apple faz, a Huawei pretende "casar" bem o sistema com o hardware dos aparelhos. Além disso, o HarmonyOS Next também terá diversas ferramentas de IA.

Imagem/reprodução: acervoTC. Novo sistema operacional é a solução definitiva da Huawei para se livrar da dependência do ocidente.

Um detalhe curioso sobre a estratégia da Huawei é que a empresa tem até mesmo aplicativos de companhias ocidentais no seu portfólio, como o McDonald's.

Isso indica que, invariavelmente, empresas americanas que atuam na China precisarão desenvolver apps para o HarmonyOS Next para não perder usuários.

Caso seja bem-sucedida, a Huawei terá em mãos o terceiro maior sistema operacional mobile do mundo e a empresa já demonstrou interesse em levá-lo ao ocidente em uma segunda fase.

Por enquanto, a fabricante chinesa não comenta o assunto, mas o próprio governo chinês está empenhado em desenvolver ferramentas para o HarmonyOS e pretende até mesmo usar a versão para PCs do software em repartições públicas.

Veja mais


51

Comentários

Falta muito? Huawei HarmonyOS Next ganha nova previsão de lançamento
  • O problema nao vai ser a falta dos aplicativos do Google muito pelo contrário vai ser até bom afinal só oque lasca o sistema operacional e play services tomara que a Huawei crie um suporte pra esses apps e que as empresas colaborem desde que funcione as redes sociais e os apps do banco mas os meus joguinho, por mim dboas

      • Huawei sempre!

          • Parabéns, EUA... Só perderam a chance de manter o Android na Huawei e espiar os usuários desses smartphones.

              • Um dos desenvolvedores do Windows Phone já alegou que se arrepende de ter abandonado o SO mobile, deixou uma vaga aberta pra disputa entre as duas únicas que atuam nesse ramo. Ainda com o apoio do governo chinês, o HarmonyOS tem sim tudo pra dar certo e deixar esse mercado bem mais acirrado. A verdade é que, ainda mais dentro desse contexto de "livre mercado", as empresas só buscam melhorar as coisas pros clientes quando existe uma ameaça de perder pra uma boa concorrência. Google e Apple estão acomodadas, pois ambas sabem que possuem sua carteira de clientes e que não será fácil tirar um do outro, mas estão satisfeitas com a quantidade enorme de clientes que já têm. Não descarto de forma alguma a possibilidade de ter um smartphone da Huawei!

                  • Bom! Se garantir que não haverá fragmentação do sistema deles e as atualizações foram uniformes igual no IOS, já vai garantir muita coisa.

                      • Huawei sempre!

                          • O bom das sanções é isso, mas um OS Chinês de celular é um prato cheio pra China bisbilhotar os usuários, se com um simples APP de rede social fazem a festa imagine com OS inteiro.

                            • Papinho de cerca lourenço "casar hardware com software igual a apple". Bando de paga pau da maçã

                              • Precisamos mesmo de outro ecossistema. Morrer tudo na mão do google não é bom pra ninguém.

                                • Huawei tem que agradecer ENORMEMENTE aos EUA. Melhor garoto propaganda a custo ZERO

                                    • Como usuário e consumidor não tenho militância,seja do A ou B ou C. Quero produto bom com preço honesto. Quero ter a liberdade de usar o que eu quiser, se Android não entrega serviço satisfatório, pegou minhas cuias mudo para IOs e assim adiante.
                                      A mesma liberdade que aqueles tanto propaga é o mesmo que proíbe outros. Quanto mais proíbe, mais atraente é! Por que será que tem tanto medo? Tem caroço debaixo deste angu com certeza! A coisa deve ser boa mesmo. Vejo militantes feito cachorro doido, não em defesa, mas atacando e desqualificando sem provas algum tentando disseminar fake. Ainda bem que maioria aqui tem mais do que 2 neurônios.

                                      • Caramba Huawei tá avançando muito nesse sistema novo dela, acredito que deverá ser sim o terceiro maior sistema operacional do mundo e como foi falado na matéria a Huawei deve fazer igual a Apple faz, casar hardware com software, mano vai ficar perfeito. Acredito que se der certo vai incomodar a concorrência sim, Huawei é uma empresa gigante em tecnologia e se atual momento ela já fez a Apple e Samsung recuar nas vendas lá na China, imagina quando esse ecossistema estiver cem por cento, isso vai ser ótimo para nós usuários.

                                          • HarmonyOS NEXT novo SO da Huawei sem uma linha de código Android e sem apps do mesmo sistema.

                                              • Quero que isso de certo.
                                                O Ocidente depende dos 1 bilhão de pessoas da China!
                                                É lá onde um negócio se torna milionário.
                                                A Google vai perder, a Apple.. é só tempo pra abandonar de vez os produtos do Ocidente!
                                                Eles já não usam os app Americanos e não consome a cultura desse lado! É só mais um passo.

                                                  • Infelizmente na china ainda usar muitos app americanos e tem muita empresa americana na china ainda ,china é muito mais aberta do que você imagina. Google, Facebook Microsoft e Oracle, e muito outros empresa americanos tem escritório e fazer parceria na china com empresas chineses mesmo com sanções mas ainda funciona.

                                                    • n sei pq o povo ta animado com isso, é um OS sem inovação alguma, um iOS wannabe

                                                      • Quando mais o governo americano tenta impor sanções as empresas chinesas, mais afunda as próprias empresa americanas. Pois força as empresas chinesas a buscarem sua independência das empresas americanas, e de fato é o que está acontecendo. Pessoas na Ásia abandonando os sistemas IOS e Android por conta dessas sanções. Claramente celulares americanos estão perdendo seu poder de venda e temos um aumento nas vendas de celulares chineses. Samsung por exemplo, quase não vende mais na china, perdeu o espaço para empresas chinesas. Samsung é coreana, porém, está totalmente ligada aos interesses americanos até com a investimento de bilhões na mesma. Na produção de chips acontece algo semelhante, empresas chinesas caminhando rumo a autonomia e independência das empresas americanas, o que acaba diminuindo drasticamente o lucro das empresas americanas.

                                                        • Depois será só banir Android e iOS da China.

                                                            • Não vejo a curto nem médio prazo Huawei conseguir entrar no mercado do Ocidente com seu produto baseado em Harmony, por melhor que seja. Afinal somos quintal do Tio Sam. E quando ele disser senta, nós temos de sentar. Deita, deitamos. Ainda vai ter muitos, além de tudo, a balançar rabinho esperando outros comando e rosnar, ai de quem contrariar.

                                                                • Continua sendo Android.

                                                                  • Criaram uma potência, muito bom saber que as sansões fez com que aparecesse mais um player concorrente no mercado, e terei o prazer em comprar se possível.

                                                                    • Torcendo para vir ao Brasil em 2025, melhor concorrente, sistema pelo que parece bem melhor que o Android, e em pé de igualdade con o IOS, isso será muito bom, pois a Apple de forma direta e indireta elevou o preço de tudo no mundo, pois por ter um sistema muito bom e smartphones de boa qualidade se aproveitou da fragilidade do Android por ser ruim, e acabou vendendo tão bem que escolhe os preços que quer e força as outras a aumentarem, com a Huwaei ela foi obrigada até abaixar os preços na China, imagina a Huwaei vendendo smartphones mais baratos e de qualidade similar, esperamos que venha logo%u2026

                                                                      • É, pensando pela eficiência, não rodar em Java já é um avanço.

                                                                          Economia e mercado

                                                                          Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                          Android

                                                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                          Android

                                                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                          Windows

                                                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos