LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Abaixo assinado apela ao Governo para não trocar Software Livre por soluções da Microsoft

01 de novembro de 2016 48

A comunidade de software livre está recolhendo assinaturas para um abaixo assinado, que será encaminhado ao Governo com o objetivo de impedir a aquisição de licença dos produtos da Microsoft.

Há uma semana, foi revelado que todos os órgãos parte do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) deverão trocar as soluções de código aberto por softwares da empersa de Redmond, como Office, Windows Professional, Windows Server, entre outros.

Até o momento de redação desta matéria, a petição, criada no Avaz nesta semana, já atingiu 6.510 assinaturas. A meta dos manifestantes é chegar a 100.000. De acordo com os criadores do abaixo assinado, a decisão é importante pois afeta questões como economia aos cofres públicos e segurança da informação.

O uso de Linux no governo traz benefícios diretos para a população como economia em licenças e redução dos problemas com segurança da informação. O Linux é Software Livre e isto significa que é construído por toda uma comunidade de desenvolvedores em todo o mundo, o que permite sua crescente evolução como a presente nos celulares atualmente.

Foi após uma reunião entre representantes da Microsoft e integrantes do Governo, que ocorreu de portas fechadas, que a decisão da megacompra de licenças perpétuas de produtos foi revelada, de acordo com a reportagem do Convergência Digital. Essa reunião ocorreu pouco tempo depois do anúncio de que a companha de Redmond escolheu Brasília como sede do Centro de Transparência, em um acordo no qual será oferecido segurança cibernética em troca de informações dos governos da América Latina a respeito de ataques virtuais.

Na reunião com a Microsoft, na qual não foi possível a presença da imprensa, estavam presentes figuras políticas como o ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Até o momento, o Governo ainda não se declarou a respeito, e não há nenhuma informação sobre os motivos que levaram à decisão da compra de licenças da Microsoft.

Essa medida põe em risco a política de Software Livre, em vigor desde 2003, que traz vários benefícios como a redução de custos, concorrência aberta e, mais importante, promove o desenvolvimento de tecnologia no próprio país, sobretudo relacionadas à segurança de informações nacionais.

Interessados em participar do abaixo assinado podem encontrá-lo através do link da fonte logo abaixo.


48

Comentários

Abaixo assinado apela ao Governo para não trocar Software Livre por soluções da Microsoft
  • Eu li o documento de apoio à essa contratação, em http://www.governoeletronico.gov.br/.../informes-ncti

    A situação é mais feia do que eu imaginava, porque eles usaram como argumento a padronização em torno de produtos Microsoft. A palavrinha "padronização" é o termo que o pessoal da área usa para justificar juridicamente a compra de produtos de marca específica quando se já tem uma solução padronizada com essa marca. No entanto, quando se coloca isso em um edital tão amplo desse jeito, dar-se a entender que existe sim uma politica de padronização em favor do produtos Windows no Governo Federal, o que é um absurdo por todas as razões. Primeiro, cadê o documento com a politica de padronização nesse sentido? Segundo, se essa politica oficialmente existir, ela está equivocada tanto economicamente quando tecnicamente (em termos de segurança da informação, independência
    tecnológica. etc.).

    Assim, estou engrossando meu discurso contrário ao edital. Já assinei a Petição em https://secure.avaaz.org/po/petition...ndows/?aczGehb e publiquei minha opinião sobre isso em alguns fóruns. Meu argumento resumido é este:

    "Entre os objetivos da licitação, apresentados no documento de apoio à compra de produtos Microsoft, estão o de "padronizar a tecnologia dos softwares aplicativos utilizados no âmbito da APF" e o de
    "evoluir as especificações técnicas dos softwares aplicativos a serem adquiridos pelas unidades da APF visando mantê-las alinhadas com o estágio mais avançado do mercado fornecedor". Frente à existência de soluções em software livre que são estáveis, eficientes, gratuitas e que atendem perfeitamente as demandas de padronização de software, não faz sentido direcionar um processo de padronização para programas de computador proprietários, o que desrespeita o princípio da economia dos recursos públicos, além de agravar os conhecidos problemas de segurança da informação e de pouca independência tecnológica do Estado Brasileiro. Neste sentido, sou veemente contrário à realização de uma licitação que tem como meta padronizar produtos da Microsoft nos sistemas computacionais do Governo. Ao contrário, entendo que o Governo deva posicionar-se definindo explicitamente a sua padronização com base em tecnologias livres para as demandas que foram colocadas no edital. Neste caso, licitações de produtos proprietários ainda poderiam ser realizadas, mas para demandas pontuais e muito bem justificadas."

      • se todos 20 usuarios Linux assinar vai ser de grande ajuda.

        • O Governo não estará fazendo uma boa escolha substituindo os softwares livres por softwares proprietários. Vejo isso como gasto desnecessário e risco a segurança de informações nacionais.

            • Nada de criar conta falsa no Avaaz, Ezequiel. kkk Brincadeira.

                • Linux é meu Peru

                    • O sistema e gratis mas as mãos de obra cara

                        • Exatamente, além do mais beneficio com segurança também é mito, Microsoft já ajuda a prefeitura com sistemas de monitoramento, Azure tem mais integração com Windows, Linux não tem Office, etc etc etc

                          • Minha contribuição:
                            Reino Unido declara Ubuntu sistema mais seguro: http://www.diolinux.com.br/2015/05/ubuntu-e-o-sistema-mais-seguro.html
                            Windows é mais facil que Linux?: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Windows-e-mais-facil-que-Linux-Ta-louco-Voce-sabe-ler
                            Microsoft desenvolve seu linux: http://www.diolinux.com.br/2015/09/microsoft-desenvolve-seu-linux.html
                            Microsoft Loves Linux: http://www.theregister.co.uk/2014/10/20/microsoft_cloud_event/

                              • Qualquer sistema com menos de 5% de marketshare é "mais seguro".

                                Microsoft não desenvolveu "seu linux", além de o sistema apenas rodar em um ambiente específico, quem escuta acha que Microsoft ta liberando build de Linux pros usuários de computador.

                                O texto de Linux ser mais fácil além de ser fantasioso tem quase 7 anos, o cara fala de Windows Vista e 7 ainda, Linux não evoluiu nem 10% do que o windows evoluiu nesses 7 anos, mais um dos problemas do "software livre".

                                Além do mais, Microsoft como empresa tem um suporte absurdamente melhor do que qualquer distribuidor Linux, esse é um dos principais motivos das empresas grandes usarem Windows.

                                • Fodase!

                                    • Acho o seguinte, o governo brasileiro tem vários sites inúteis que são invadidos por garotos meia boca todo ano, sinal de que o atual serviço deles não vale bosta nenhuma, alem de colocar pessoas em risco de segurança... Com a vinda da Microsoft as coisas vão melhorar baste! E só olhar o que ela fez pelas Olimpiadas, foram varias invasões de pessoas mal intencionadas pelo mundo todo! ninguém conseguiu nada com seu ótimo serviço prestado, isso que uma verdadeira empresa capitalista, o resto é bobagem de comunista "soft livre"

                                        • Só que em momento algum nessa proposta do governo foi proibir o uso de software livre, acho melhor começarem a ler mais antes de sair comentando monte de coisas...

                                          • Ué, mas o governo não está quebrado? Não falta dinheiro pra edução, saúde e aposentadoria?

                                            • Essa microsoft só se entra nas coisas pra lascar os bolsos de todos kkkk

                                                • O problema não é a Microsoft. Podia ser Apple, que a situação era a mesma.
                                                  É o governo que sabe que a grana está curta e ainda assim fica gastando com coisas que não são urgentes.

                                                  • Galera com relação ao Windows não sei, para sistemas de segyrança pública, ele é bem necessário, se dúvida entrem em uma delegacia, com relação ao Office, na boa, não tem para empresa nenhuma, ele é o melhor e pode os hater ai chorar que é a mais pura verdade, o Office está 5x melhor do que os concorrentes, fora os recursos que eles tem e os outros não tem, então não adianta falar, libraryOffice, BrOffice, etc, patente é fogo, para vc não usar elas tem que inventar algo parecido, mas não com a mesma linguagem, ai é aonde mora o problema, como vai desenvolver algo bom se não cobra? Mesmo que ganhe em download, mas nesmo assim, se esse sistemas ai fossem tão bons assim, então porque as empresas não baixam, afinal ou é de graça, ou se paga um valor de 75% mais barato que o serviço da MS.

                                                    Para usuários comuns, não faz diferença, mas para usuários avançado, com certeza os recursos contam muito.

                                                    • Meus colegas de trabalho que usam Linux há mais de 20 anos dizem que não estão nem aí. Vão continuar usando Software Livre como sempre usaram.
                                                      Até eu estou testando o Ubuntu e o Libre Office (Esse, o Libre Office atende muito bem vários setores da empresa, apesar de termos licenças do MS Office 365).
                                                      Enfim, convivemos com software proprietário e livre numa boa.

                                                      E tem mais. Apesar de que gosto muito do meu Windows 10 e não pretendo abandoná-lo, estou gostando muito do Ubuntu Linux 16.04 LTS 64 bits. Um foguete, não pesa, atualização constante e silenciosa, liga rápido e desliga em 2 segundos.

                                                      Então, vamos apoiar o Software livre sem ter que abandonar vários software proprietários.
                                                      Dá pra usar em conjunto software livre e software proprietário.
                                                      Dá para fazer uma boa economia.

                                                        • Sempre usei o Linux e nunca tive problemas. O Windows dizem ser pesado e não protege muito bem o PC e nem os servidores.

                                                          • Ué, depois q os EUA espionou o BR, agora BR vai espionar os outros e comoratilhar com eles?

                                                              • Pau no linux comunista, nem no S.O queremos a esquerda.

                                                                • Tentar associar Android com Linux é sacanagem. Até as pedras sabem que foi o Google, uma corporação MAIOR que a MS, a responsável pelo sucesso do "cof cof cof" Linux nos celulares.O caso é que, desde sua implantação, esses sistemas de software livre, BR-Office e o escambau, estão gerando MAIS custos ao Serviço Público porque necessitam de mais pessoal especializado para resolver questões técnicas e de treinamento. Fonte: procure no jardim.

                                                                    • kd o link?

                                                                      Android

                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                      Android

                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                      Windows

                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                      Economia e mercado

                                                                      Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista