LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook ajuda a salvar a vida de usuário prestes a cometer suicídio em Santa Catarina

13 de março de 2017 9

Parece que as ferramentas de prevenção do suicídio adotadas pelo Facebook têm alcançado resultados. Na madrugada desta quarta-feira (8), policiais conseguiram evitar o suicídio de um homem de 40 anos, em Santa Catarina, com a ajuda da rede social.

De acordo com o relato do governo local, a colaboração entre as autoridades brasileiras e a empresa norte-americana teve um "desfecho positivo surpreendente e inédito no mundo". O cidadão, que teve o nome omitido para garantir sua privacidade, transmitia sua tentativa de suicídio ao vivo no Facebook, mas foi interrompido a tempo.

Após a postagem de alguns conteúdos suicidas, e a gravação de um vídeo que dava a entender que o usuário tiraria a própria vida nas próximas duas horas, a troca de informações entre as autoridades teve alta prioridade.

Um alerta foi enviado à polícia dos Estados Unidos, que por sua vez enviou o aviso à Diretoria de Informação e Inteligência (DINI) da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), formada por policiais civis e militares, repassando também os dados e endereço do usuário.

A ação foi rápida o suficiente para que o socorro chegasse a tempo de evitar a tragédia. Um policial confirmou que o homem foi levado a um hospital, onde recebeu o devido tratamento.

Chegando ao local o dono do perfil foi encontrado ainda com vida e a situação foi confirmada. O Corpo de Bombeiros que o conduziu até o hospital, onde foi medicado e realizado o acompanhamento psicológico.

Ainda segundo a publicação do Governo de Santa Catarina, o homem pretendia tirar sua própria vida porque estava desempregado, tinha problemas psicológicos como depressão, e sua esposa estava grávida do quarto filho. “Num momento de desespero, tentou ceifar sua vida”, afirmou o policial.

A família já está recebendo acompanhamento da assistência social do município.

Casos de transmissão de suicídio ao vivo no Facebook têm ocorrido com certa frequência ao redor do mundo e, no Brasil já há registros, como o do policial carioca que tirou a própria vida no início do ano.

Ciente de que sua rede social é usada para postagem de mensagens e vídeos que indicam ideações suicidas, a empresa percebeu que suas ferramentas podem salvar inúmeras vidas. Tais ferramentas já são adotadas há algum tempo, e um lançamento global foi anunciado ano passado. Este ano, o Facebook comunicou que usará inteligência artificial para detectar automaticamente usuários com potencial risco de suicídio.


9

Comentários

Facebook ajuda a salvar a vida de usuário prestes a cometer suicídio em Santa Catarina
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista