LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Venda global de celulares cai 2%, mas de smartphones crescem 42%

15 de agosto de 2012 28

A Gartner liberou sua pesquisa sobre o mercado de celulares e smartphones no segundo trimestre de 2012. Os números diferem daqueles apresentados pela IDC, mas ambos permitem algumas conclusões em comum:

  1. O Android continua vendendo muito bem e liderando o mercado de smartphones com folga.
  2. A Samsung continua crescendo e massacrando a concorrência.
  3. O mercado continua esperando pelo lançamento do próximo iPhone.
  4. O número de celulares vendidos não mudou muito em relação ao ano passado, mas o percentual de smartphones cresceu bastante.

Segundo o estudo da Gartner, foram vendidos 419 milhões de celulares no segundo trimestre, uma queda de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, 36,7% desses aparelhos são smartphones, que tiveram um crescimento de 42,7% no memso período, vendendo 154 milhões de unidades. Apple e Samsung, juntas, venderam 83% dos smartphones do mundo.

Gartner
Gartner

Android domina

Os Androids foram responsáveis por 64% das vendas de smartphones, com 99 milhões de unidades vendidas. No ano passado, eles representavam apenas 43,4% dessa fatia. A linha Galaxy da Samsung, sozinha, vendeu 45,6 milhões de dispositivos. Em outras palavras, 10,8% de todos os celulares vendidos no mundo eram smartphones Android da Samsung.

iPhone se segura

Já o iPhone viu um crescimento no número de unidades vendidas (29 milhões), mas foi apenas um reflexo do aumento nas vendas de smartphones, já queseu marketshare permaneceu quase igual (de 18,2% para 18,8%). Em comparação com o primeiro trimestre, as vendas da Apple caíram 12,6%.

Gartner
Gartner

Nokia domina no Windows Phone

Se a Nokia realmente vendeu os 4 milhões de Windows Phones, isso deixa as outras fabricantes que apostaram na plataforma da Microsoft em uma má situação, já que as vendas do sistema da Microsoft foram de 4.087.000 unidades. Isso deixa o Windows Phone com um marketshare de 2.7%, o que é maior que os 1,6% do ano passado, mas ainda bem menor que o Symbian e BlackBerry, e quase empatado com o Bada.

Symbian e RIM despencam

Symbian e RIM mostraram que são "coisa do passado". O Symbian caiu de 22,1% para 5,9%, enquanto a RIM caiu de 11,7% para 5,2% do segundo trimestre do ano passado para cá. Não espere um futuro brilhante para essas plataformas.

Ainda assim, a Nokia conseguiuse segurar em segundo lugar no número total de celulares vendidos, com 19,9%, atrás apenas da Samsung (21,6%).

Quem sabe o que vai acontecer no último trimestre do ano, com a chegada do Windows Phone 8, Galaxy Note II, iPhone 5 e outros? Difícil prever.


28

Comentários

Venda global de celulares cai 2%, mas de smartphones crescem 42%
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista