LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova tela de login do Gmail prepara para futuro sistema de proteção, mas irrita usuários

13 de maio de 2015 2

A Google essa semana está liberando, sem fazer muito "barulho", uma nova tela de login para o Gmail, e aparentemente não está agradando muitos de seus usuários.

O motivo da irritação de alguns é que agora a nova interface dividiu o processo de digitar o nome de usuário e a senha em duas telas diferentes. Anteriormente, ambos eram feitos na mesma página, mas agora, os que já receberam a atualização, devem primeiro digitar o nome, e serem redirecionados para uma segunda página, onde digitarão a senha.

Claro que para alguns essa mudança torna o processo um pouco mais lento, e outros apontam que a alteração da interface impede que usem a capacidade de realizar login através de gerenciadores de senhas.

De acordo com a Google, a mudança está sendo implementada a fim de preparar para "sistemas de autenticação futuros que complementam as senhas". A companhia ainda é vaga nos detalhes sobre o que isso significa, mas provavelmente é uma referência a outros métodos para proteger as contas, como autenticação de dois passos, dongles de hardware, ou talvez até mesmo alguma variação para a web baseada no sistema "Smart Lock" do Android.

A Google já havia separado o seu fluxo de login no Android, ano passado, para oferecer suporte a esse novo recurso. Portanto, parece lógico pensar que a companhia está fazendo o mesmo na versão web.

A companhia também adiciona, sobre os futuros métodos de login, que o novo sistema será capaz de oferecer "melhor experiência", tanto para usuários estudantes quando corporativos, que fazem login com diferentes identidades, e "reduzirá confusão" entre pessoas que tem múltiplas contas no serviço.

Ainda assim, alguns dos usuários que se depararam com a mudança não ficaram satisfeitos em ter que passar por duas etapas ao realizar o login. Outros ainda reportaram que se sentiram aborrecidos com o fato de que, ao entrar com o nome de usuário, a tela exibe o nome completo e algumas vezes até mesmo uma foto, o que levanta questões sobre violação de privacidade.

E por fim, como mencionado acima, a maioria dos gerenciadores de senhas mais populares utilizados hoje não podem mais trabalhar corretamente com o novo sistema de login do Gmail, mas esse deve ser um problema temporário, até que os desenvolvedores dos aplicativos atualizem seus códigos para oferecer suporte ao novo login. O LastPass, por exemplo, já liberou uma correção para o problema.

Aparentemente, a interface atual é apenas uma transição para um futuro sistema que deverá facilitar mais as coisas, então esperamos que as novidades cheguem o mais rápido possível. Quem sabe algo seja mostrado na conferência Google I/O?


2

Comentários

Nova tela de login do Gmail prepara para futuro sistema de proteção, mas irrita usuários
  • Realmente está acontecendo e não está funcionando...acabaram de não reconhecer meu e-mail, que já possuo há algum tempo. Quando você vai digitar a senha na segunda tela vem a mensagem "e-mail não reconhecido".

      • Eu sou um dos insatisfeitos. Lembrou-me o win 8 onde se tinha que percorrer um caminho maior para fazer a mesma coisa que se tinha no win 7.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista