LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mudanças na LG trouxeram o foco das atenções para seus smartphones

28 de maio de 2014 20

A Samsung foi a primeira empresa que conseguiu tirar todos os holofotes que existiam apenas sobre os lançamentos da Apple, e colocar acima de seus gadgets topo de linha. Deu certo, tão certo que a LG aprendeu a lição de casa (que sua conterrânea fez), melhorou alguns aspectos e criou o mesmo foco que a Apple tinha, agora em um gadget criado pela LG e lançado mundialmente em vários eventos ao mesmo tempo: o LG G3.

Quando a Apple começou a dar mais força para os lançamentos anuais de aparelhos, focando o papo em iPhones, a marca criou uma expectativa tão grande em torno do que viria, que gritos e mais aplausos são notados em todas as partes de seus anúncios. Estes holofotes eram exclusivos para a empresa, até o lançamento do Galaxy S3. As boas vendas do Galaxy S2 fizeram um mundo de rumores crescer no S3, algo que ocorreu no S4 e no S5 como consequência. Foi a primeira vez que um lançamento de Android movia tanto a mídia, até mesmo para aquela que não cobre apenas Android ou apenas smartphone, mas para todas.

A LG ainda estava esbarrando em problemas com a linha Optimus, problemas que não eram solucionados e deixavam a marca de lado quando o assunto era um smartphone top de linha, caro e parrudo. Tudo mudou com a chegada do primeiro G, que ainda carregava a marca Optimus em seu nome, mas que conseguiu alguma atenção tímida para algo além da Samsung. O G2 conseguiu um holofote ainda maior, mas o G3 puxou toda a luz para ele.

LG G3 - Botões traseiros
LG G3 - Botões traseiros

Há algumas razões para este crescimento do lado da LG. A primeira é a lição que a fabricante sul-coreana aprendeu ao olhar o que a Samsung fazia para chamar atenção. Deu certo. Tirar o nome Optimus e apostar em uma marca nova (apenas G) foi a tacada principal para começar a aparecer em todos os cantos. A interface do sistema operacional mudou, ficou mais leve, menos infantil e mais madura. Deu ainda mais certo. A carta de sorte, que é a segunda razão, foi a falta de inovação da Samsung no lançamento do Galaxy S5, o que jogou a responsabilidade de entregar um smartphone parrudo e com algum recurso realmente novo e bacana, nos braços da LG.

Samsung Galaxy S5
Galaxy S5, uma pequenina evolução do S4

Enquanto a Samsung melhorou pouca coisa do hardware, inseriu um leitor de batimentos cardíacos que já poderia ser realizado com o flash tradicional de um smartphone, manteve o material de baixa qualidade (para o preço do smartphone) e colocou um leitor de impressões digitais que apenas funciona com as duas mãos segurando o aparelho, a LG foi além. Colocou uma tela de maior resolução e maior densidade de pixels, aumentou o aproveitamento para mais de 76% da frente ocupada pelo display, colocou um novo método de foco que utiliza um laser (perfeito para fotos noturnas, onde o ajuste do foco é mais trabalhoso) para focar de forma mais veloz. Deu um tapa na Optimus UI e trocou boa parte dos ícones e das funções, inseriu funções novas - como o sistema de notificações que lembra um assistente pessoal.

To be simple is to be Great
Parte do convite, sempre com foco em aço escovado

Claro que há um tropeço muito grande, mas que não tirou todos os holofotes da LG. A empresa afirmou, indiretamente em seus vídeos de teaser, que a traseira seria de metal. O convite da coletiva de imprensa apresentava textura em aço escovado, o painel gigante de LEDs onde foram projetados muitos efeitos especiais mostrava alumínio brilhando e refletindo a luz, e tudo dava a crer que ele viria em uma traseira semelhante ao que o HTC One (e o M8) traz, que é puro alumínio. Não, não é. A parte traseira é de policarbonato, com textura de alumínio e firmeza que lembra bastante metal. Este ponto era uma das maiores expectativas do aparelho, que poderia ser uma mudança bem grande no design e no acabamento dos produtos top de linha da marca - hoje, apenas a HTC, Apple e Nokia produzem smartphones high-end com alumínio.

LG G3
LG G3, com policarbonato no lugar do alumínio

Este tropeço foi grande e se os outros pontos positivos não fossem tão bons, poderia ter deixado o G3 apenas do lado do S5 e do HTC One M8, como novos aparelhos topo de linha de seus fabricantes. Mas, desta vez, ele está acima e aparentemente a LG mostrou que fez a lição de casa e está mostrando ótima qualidade em seus produtos, criando uma chuva de rumores do mercado (alguns propositais, outros não) e tirando o foco dos holofotes apena da Samsung e Apple. Isso é bom para o consumidor e ainda melhor para o Android inteiro - que cresce mais.


20

Comentários

Mudanças na LG trouxeram o foco das atenções para seus smartphones
  • Samsungboy, peguei um S5 para testar e constatei um problema, que para mim é grave, pois fica evidente a má construção do aparelho que é em relação ao som. Faça um teste: Pegue um vídeo e coloque o volume em 12 ou 13, não precisa ser no máximo, que é 15. Ele irá vibrar igual aqueles carros que a galera coloca um som altíssimo na mala.

      • Só o processador eu não curti muito. Ele é bom e tal, mas queria que já tivesse vindo o Octacore Odin da própria LG. Pelo jeito não deve estar pronto ainda.

          • E nem tenha. Provo a vc que o moto g não é essa maravilha toda. Android quase puro e não posso colocar muitos apps, senão trava e muito.

              • Acho que todos estão falando tanto da LG pois ela teve uma evolução muito grande,ja a sansung pelo status que ganhou talvez tenha relaxado um pouco,mas se é pra falar de inovação não podemos deixar de fora a MOTOROLAAAA essa sim inovou o conceito,high,mid e low end e olha que nunca tive um telefone moto.

                  • eu sempre disse qe a LG é uma marca forte ela so tava fora do rumo mais agora wero ver !!! manda ver LG meu proximo smart se fabricado por vc ! hehe

                      • E espero que ela tenha melhorado a ergonomia desses botões, Pq tirar screenshot no g2 é uma desgraça, e me recuso a deixar 4 "botões" horríveis na parte inferior da tela.
                        Espero que venha com um fone de ouvido com graves decentes, Pq os do g2 nem comento.

                          • Gostei do aparelho, mas falar que foi tudo isso já é demais.

                              • Interface leve? Vi corresponde ele demorou até para carregar a aba de apps, fora a demora para renderizar graças a tela que tem rondoniense resolução, e a mesma gpu do modelo anterior. Isso é evolução? Um modelo novo que usa gpu do seu antecessor.

                                  • Espero que ela tenha melhorado o knock on, que comigo nunca funciona direito, e tenho que quase toda vez pegar o aparelho da mesa para ver as horas, tenho que socar a tela pra ele despertar.
                                    Do que adiantou estabilizador ótico se conseguiu perder para meu s4 porque essa porcaria não adiantou nada.

                                      • Apenas rindo do texto.
                                        Aumentar a tela e a resolução foi incrível?
                                        Para o preço do G3 usar esse plástico pintado também é ridículo.
                                        O s5 consegue focar na mesma velocidade sem o sensor.
                                        O hardware de ambos é o mesmo, se o s5 evoluiu pouco o G3 também.
                                        Fora que foi super honesto anunciar alumínio e apresentar plástico pintado.
                                        Pelo menos o s5 trouxe resistência a água e poeira, leitor biométrico e usb 3.0, coisas que o g3 deveria ter obrigação já que tem um preço elevado.

                                          • sansung super lixo... só gente sem noção compra...!!!! como dito na matéria a LG aprendeu um pouco com o passado porque seus celulares são bem fraquinhos tb...!!!! sansung lixo....

                                              • Pena q meteu a mão, mesmo sendo um ótimo smart, e a tela com bom aproveitamento não deixa de ser muito grande para meu padrão.

                                                  • samsung lixoooooooo.

                                                      • Hoje esta muito dificil alguma empresa inovar, trazer algo diferenciado, pois a cobrança é tanta que nem as fabricantes estao acompanhando, ai surge o desapontamento dos cliente, ao meu ver empresa que inova, e aqueka impresa que faz diferente.
                                                        Aquela que mostra as novidades que ninguem esperava, aquele que surpreende os clientes, nao aquela que faz oque ja esperamos que faria, aquela que faz oque o cliente cobra.
                                                        Eu nao sou fã da apple, nem da samsung nem de nenhuna marca, mais hoje creio que, quem tem a mente mais adulta e menos infantil, vai concordar comigo.
                                                        A unica empresa que inovou foi a apple com seu processador 64 Bit, pois niguem esperava que ela faria isso, pra mim isso que se chama inovaçao...lembrando nao sou fã de nenhuna marca, entao nao me chingue fanboys.

                                                          • Uma coisa que esta faltando na Samsung,ouvir seus usuários, ela insiste no mesmo desing e material de baixa qualidade.

                                                              Android

                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                              Android

                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                              Windows

                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                              Economia e mercado

                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista