LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vendas de tablets crescem, mas não para Samsung e Apple

06 de maio de 2024 8

Nem Samsung, nem Apple foram as responsáveis por puxar o mercado mundial de tablets para uma alta nas vendas no primeiro trimestre de 2024. Na verdade, tanto a sul-coreana como a estadunidense apresentaram quedas em seus respectivos produtos, mas o setor, de uma forma geral, teve alta de 0,5% no referido período – um sucesso advindo de outras marcas.

As informações vêm do mais recente relatório de mercado divulgado pelo IDC. Segundo a organização, esta é a primeira vez que o consumo de tablets cresceu desde o segundo trimestre de 2021 – de lá até aqui, o campo da indústria apresentou diversos reveses.

Veja também

Ao todo, este “meio por cento” de crescimento corresponde a 30,8 milhões de tablets vendidos durante os quatro primeiros meses de 2024. Dentro deste panorama, o IDC destacou alguns pontos de análise:

  • Apple manteve-se na liderança com o iPad, embora suas vendas tenham caído 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 9,9 milhões de unidades movidas. O IDC disse que isso provavelmente se deu pelo foco da “Maçã” em limpar estoques de unidades antigas ao invés de lançar novos modelos de maneira consistente
  • Samsung manteve-se em segundo lugar, comercializando 6,7 milhões de unidades – queda de 5,8%. A empresa demorou a atualizar a sua linha de tablets (o mais recente é o Galaxy Tab S6 Lite, ele próprio uma releitura de um modelo anterior), o que, aliado à promoção de marcas concorrentes na Europa e Ásia, contribuiu para que a sul-coreana visse seus números caírem
  • Huawei, Lenovo e Xiaomi ocupam a terceira, quarta e quinta posições, respectivamente:
    • Huawei: 43,6%
    • Lenovo: 13,2%
    • Xiaomi: 92,6%

"O mercado dos tablets começou a dar sinais de recuperação neste primeiro trimestre. Os ganhos reais provavelmente virão no próximo ciclo de atualizações, seguido de um crescimento dentro do segmento comercial, à medida que mais tablets serão adotados pelo setor de educação e a economia de trabalhadores temporários”, disse Anuroopa Nataraj, analista sênior do IDC.

"Entretanto, nenhum destes fatores será suficiente já que o atrito direcionado pela concorrência com PCs e smartphones contribuirão com uma impressão deficitária para o setor de tablets. Isso dito, existe um potencial de alta puxado pelas capacidades de inteligência artificial assim como se espera de outros dispositivos”.

Imagem: IDC/Reprodução

Em termos simples: a alta de agora deve se manter por mais um tempo, mas não deve crescer demais já que os tablets ainda vão enfrentar renovações de portfólios de smartphones e computadores.

A parte da IA é particularmente interessante, já que a Samsung começou a adotar o ecossistema Galaxy AI em alguns de seus tablets (e o plano da empresa é ampliar esta oferta a todos os dispositivos). Paralelamente, a Apple está no centro de rumores de que teria feito acordos variados com o Google e a OpenAI para implementar os chatbots Gemini e ChatGPT em seus dispositivos – o que certamente incluirá o iPad.

E você? Comprou algum tablet este ano? De qual marca? Conte para nós o motivo nos comentários abaixo!


8

Comentários

Vendas de tablets crescem, mas não para Samsung e Apple
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2