LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MediaTek terá chips feitos pela Intel, que avança no mercado de fundição

25 de julho de 2022 0

Avançado no mercado de fundição, hoje dominado sobretudo pela taiwanesa TSMC e pela sul-coreana Samsung, a Intel produzirá chips para a MediaTek, responsável pelas populares plataformas Dimensity em smartphones — pau a pau com os Snapdragon da Qualcomm.

A empresa que também tem chips para outros dispositivos. No caso, porém, a Intel Foundry Services (IFS) deve começar a trazer soluções para a chamada "borda inteligente", atendendo o setor de conexão móvel e componentes para Internet das Coisas (IoT).

Esta, porém, não é a primeira parceria com um grande cliente que a Intel fez desde que anunciou que trabalharia no setor com outras fabricantes, no ano passado, já que também tem acordos com a Qualcomm e a Amazon. A parceria deve permitir que a empresa tenha uma cadeia de suprimentos mais resiliente em todo o mundo, melhorando o fornecimento sobretudo nos EUA e na Europa.


A Intel normalmente projeta apenas processadores x86, mas os serviços de fundição também podem construir processadores Arm.

“Como um dos principais designers de chips do mundo, alimentando mais de 2 bilhões de dispositivos por ano, a MediaTek é um ótimo parceiro para a IFS à medida que entramos em nossa próxima fase de crescimento”, disse o presidente da IFS, Randhir Thakur, em nota de divulgação. “Temos a combinação certa de tecnologia de processo avançada e capacidade geograficamente diversificada para ajudar a MediaTek a entregar o próximo bilhão de dispositivos conectados em uma variedade de aplicativos.”

A parceria demonstra também, da parte da MediaTek, uma maneira de diversificar seus fornecedores para evitar crises como a recente no mercado de chips, aproveitando que a Intel investiu bilhões em novas unidades nos Estados Unidos, além de aprimorar as já existentes na Europa.

A Intel não definiu exatamente os chips que serão produzidos, mas confirmou o uso da litografia Intel 16 —versão melhor do 22FFL de 22 nm, feito para chips de baixo custo e consumo, segundo o portal Tom's Hardware. A produção em massa está marcada para 2023, mas ainda não se sabe quando a MediaTek vai começar a fazer a migração para a tecnologia da nova parceira.

Vale lembrar ainda que, dentre outros esforços de expansão da Intel estão a contratação de diversos engenheiros experientes da concorrência, o que tem acirrado a disputa por mão de obra no setor. Afinal, TSMC e Samsung não ficam para trás em termos de bilhões investidos na expansão de suas unidades em diversos países.


0

Comentários

MediaTek terá chips feitos pela Intel, que avança no mercado de fundição
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista