LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Principais operadoras do Brasil liberam acesso à internet no Rio Grande do Sul

06 de maio de 2024 5

As operadoras Claro, TIM e Vivo confirmaram a liberação de sinal na região sul do Brasil – especificamente, por todo o estado do Rio Grande do Sul, que vem sofrendo fortes problemas com as inundações causadas pelas chuvas da última semana, inclusive cancelando eventos importantes.

Segundo o que as empresas informaram ao Tecnoblog, mais de 100 cidades afetadas pelas chuvas contam também com a rede aberta, e a recomendação é a de que consumidores ativem o roaming em seus aparelhos.

Veja também

“Rede aberta” significa que uma empresa de telefonia, ao menos temporariamente, abriu mão de seus protocolos de fechamento de sinal, permitindo na prática que clientes da Claro se conectem às antenas da Vivo, por exemplo. O intuito é abrir mais espaço no terreno digital para que familiares e pessoas potencialmente afetadas pelas chuvas possam se comunicar com mais facilidade.

Para fazer uso deste benefício, o roaming dos smartphones deve estar acionado. No iOS, você faz isso dentro do menu “Ajustes”, indo para “Celular”, “Selecione seu SIM Card” e, finalmente, acionando a opção “Roaming de Dados”.

No Android, isso tende a ser mais variável haja vista que cada fabricante de smartphones trabalha com a sua própria versão do Android, mas normalmente, essa opção pode ser encontrada dentro do menu de “Configurações”, seguido de “Rede” ou “Celular”. Alternativamente, você pode digitar “Roaming” na busca das configurações de alguns modelos para ser levado diretamente à opção correspondente.

Além disso, a Claro concedeu 5 GB extras de tráfego de dados para clientes do “Claro Prezão”, Claro Controle e Claro Flex, válidos, respectivamente, por 7 e 30 dias, incluindo clientes com mensalidades atrasadas ou que não tenham crédito.

A TIM fez algo parecido, liberando 10 GB de transmissão de dados para clientes do TIM Pré e do TIM Controle. A operadora, no entanto, não informou se há algum prazo de validade na medida.

Finalmente, a Vivo concedeu 10 GB de franquia para clientes pré-pagos das regiões afetadas.


5

Comentários

Principais operadoras do Brasil liberam acesso à internet no Rio Grande do Sul
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos