LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

União Europeia investiga a Qualcomm sob acusação de prática antitruste

26 de agosto de 2014 5

A Qualcomm recentemente teve problemas com o governo chinês, que decidiu investigar numerosas empresas americanas com base no antitruste e preocupações de segurança nacional. Agora, os reguladores da União Europeia podem estar fazendo o mesmo depois de terem finalmente decidido responder a uma queixa antitruste de quatro anos feita contra a Qualcomm pela Icera, empresa fabricante de modems adquirida pela Nvidia há três anos.

A principal acusação feita por Icera indica que a Qualcomm estaria usando incentivos relacionados com patentes e abatimentos agressivos nos preços de seus chips para impedir seus clientes de fazerem negócios com a Icera. Até agora, no entanto, a denúncia foi ignorada pela Comissão Europeia. É possível que o fato de que a China estava investigando a Qualcomm sobre questões antitrustes também levou a Comissão Europeia a ver se há alguma verdade nessas acusações.


Em 2006, Ericsson e Texas Instruments também apresentaram uma queixa contra a Qualcomm, mas em 2010 as empresas removeram a denúncia, de modo que a Comissão Europeia arquivou o processo. Desta vez, porém, parece que Qualcomm não vai se salvar tão facilmente, e a Comissão poderá abrir um novo processo contra a empresa ainda este ano.

Ao longo dos últimos anos, a Qualcomm foi a pioneira no mercado ao lançar o primeiro processador de 1GHz para smartphones. A empresa também foi a primeira a introduzir modems LTE integrados, o que acabou chamando a atenção das grandes fabricantes. Com isso, a Qualcomm foi por um bom tempo a única fornecedora de SoCs com modem 4G integrado. Sendo assim, é normal esperar que a empresa domine o mercado de dispositivo móveis.

Tudo leva a crer que não haja nada de errado com o domínio que a Qualcomm vem tendo no mercado de smartphones e tablets. Porém, a União Europeia abrirá uma investigação completa para ter certeza se as acusações feitas pela Icera são reais e se a empresa realmente realiza práticas ilegais na competição de modems no mercado. Com isso, mais detalhes deverão surgir ainda este ano.


5

Comentários

União Europeia investiga a Qualcomm sob acusação de prática antitruste
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista