LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Justiça do Rio também impede que operadoras cortem a internet de seus clientes

05 de maio de 2015 3

No final do último ano diversas operadoras brasileiras revelaram que iriam começar a cortar o pacote de internet móvel depois que os clientes atingissem o limite. Desde o anúncio, o Ministério da Justiça optou por intervir e questionar a decisão, já que a maioria dos usuários de pacote de internet móvel não ficou satisfeito com a nova regra.

Agora, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar ao Procon estadual proibindo as operadoras móveis Claro, TIM, Oi e Vivo de bloquear o acesso à Internet. Entram no acordo todos os clientes que tenham contratado serviços ilimitados de acesso à rede até o dia 23 de fevereiro deste ano. Se alguma prestadora desrespeitar o serviço ela receberá uma multa diária de R$ 50 mil para as prestadoras.

O TudoCelular já reportou outros estados onde decisões semelhantes foram tomadas, como São Paulo e Santa Catarina. No caso do Rio de Janeiro, a decisão foi motivada pela ação civil pública proposta pelo Procon, que argumenta sobre a modificação unilateral que as operadoras fizeram em seus contratos existentes de telefonia com internet ilimitada. Antes o serviço de acesso à rede era apenas reduzido após a utilização da franquia de dados contratada pelo consumidor. Com a mudança, os clientes de planos pré-pagos passaram a ter cortado o seu serviço de acesso à Internet quando chegavam ao limite de tráfego da franquia contratada.

Para o Procon, as empresas só poderão alterar a sua forma de operação nos novos contratos, firmados depois da divulgação deste novo modelo de negócios. As operadoras de telefonia também devem elaborar cláusulas contratuais claras e objetivas, que expressem de forma ostensiva a limitação e o seu alcance.

O precedente jurídico parece claro, e clientes insatisfeitos com essa decisão das operadoras devem procurar a justiça em seus respectivos estados para proteger os seus direitos.


3

Comentários

Justiça do Rio também impede que operadoras cortem a internet de seus clientes
  • Ridiculo; antes eu pagava 12 reais na vivo e tinha net por 30 dias sem corte mesmo depois de atigir os dados.depois disso troquei pra TIM e passou a cobrar 0.99 por dia 10MB que nâo da pra nada;a internet nâo é rápida como disseram que ia ser (uma das desculpas dadas por eles pelo corte após atigir o pacote);se a pagina visitada tiver muitas fotos come o pacote todo nâo dura nem 1 hora depois mandam a mensagem de bloqueio e a cara de pau de mandar fazer uma nova recarga se quiser conrinuar usando o lixo de internet que elas oferecem.

      • espero que haja uma decisão semelhante em SP.

          • Vamos ver se a TIM vai cortar minha net ao atingir limite de dados hoje.

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Windows

              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

              Economia e mercado

              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista